TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Tese: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Tese  •  3.578 Palavras (15 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 15

Temos como objetivo mostrar que através da gestão de pessoas, a sertell se organiza, visando seus clientes e seus funcionários. Fazendo com que todos tenham os seus direitos respeitados, A mesma nos mostra como as empresas de pequeno e grande porte precisam dela, cada uma na sua proporção Sendo assim a gestão de pessoas tem como objetivo proporcionar a competitividade às organizações alcançando seus objetivos e realizando suas missões.

Proporcionar aos empregados, treinamentos, Feedbacks frequentes, para que os mesmos possam ter um alto conhecimento dentro da organização, assim aumentando a auto - estima e satisfação dos funcionários. Através da gestão de pessoas as empresas conseguem contratar funcionários que atendem as suas expectativas, consequentemente, um bom lucro. As empresas de pequeno e grande porte possuem dificuldade na contratação de pessoas e sentem a necessidade de implantar uma boa gestão dentro das instituições. Na moderna gestão de pessoas o maior desafio é ver se as pessoas estão sendo utilizadas ao máximo dentro do seu perfil profissional, e termos uma visão ampla, para termos pessoas com conhecimento, e este seja utilizado e trabalhado. Temos que procurar encontrar, quais são os potenciais e conhecimento das pessoas, para sabermos explorar melhor, utilizar e valorizar pessoas. Todo crescimento dentro das organizações, tem que está alinhado, com o propósito da empresa, que é gerar resultados e lucros. Quando existe um conhecimento que é gerado entre as duas partes pessoas e organização e a mesmas estão alinhadas, o resultado gerado será produtivo para as mesmas (ambas). Por esse motivo, que é necessário a ligação entre empregador e empregado.

2. Objetivo:

O objetivo deste trabalho é mostrar que a gestão de pessoas esta presente em todos os setores de nossa empresa, de forma direta ou indireta.

Com suas regras e deveres que devem ser levados sempre em consideração para que a empresa seja correta com seus afazeres visando seus empregados, fazendo com que todos tenham os seus direitos respeitados.

- Relação entre Empregado e Empregador.

Ser empregado, é estar subordinado diretamente a um empregador, a ele prestar serviço continuamente e por isso receber um salário.

O empregador, é aquele que lidera os empregados, assume os riscos de sua atividade econômica e em hipótese alguma os transfere aos seus empregados.

A relação entre empregador e empregado precisa ser harmoniosa. Ainda que saibamos que ela está diretamente ligada às formas de liderança existentes na empresa e ainda que levemos em conta a situação da empresa do ponto de vista social e financeiro, o empregador deve perceber seu empregado como um aliado seu; como aquele que está lhe prestando um serviço para que sua empresa cumpra com seus propósitos e com os compromissos assumidos.

Da mesma forma, o empregado precisa perceber que sua presença na empresa é importante e que ele faz parte da caminhada do negócio. Precisa sentir-se participante dos processos para que encare os negócios como se fossem seus e não apenas como um expectador que assiste a uma situação sem intervir nela.

Enfim, trata-se de uma relação de ajuda mútua: um deve compreender que precisa do outro e nessa condição não há quem precise mais ou menos. Necessitam-se mutuamente e trocam, a fim de cumprirem com o movimento do mundo, onde há espaços para todos, desde que a transparência, a justiça e o respeito sejam os panos de fundo da relação.

3. Higiene e segurança:

Saúde do Trabalho: Organização Mundial de Saúde define a saúde como um estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença.

Até meados do século 20, as condições de trabalho nunca foram levadas em consideração, sendo sim importante a produtividade, mesmo que implicasse riscos de doença ou mesmo à morte dos trabalhadores.

Apenas a partir da década de 50 / 60, surgem as primeiras tentativas sérias de integrar os trabalhadores em atividades devidamente adequadas às suas

capacidades.

Motivado por vários gestores da organização, o planejamento estratégico vem sido utilizado como instrumento para melhorias nas empresas a curto, médio e longo prazo, aproveitando das oportunidades.

Muitas organizações têm planos, mas, carecem de estratégia, têm ideias mas não conseguem colocá-las em prática .Baseado nestas informações podemos notar que a estratégia utilizada na higiene e segurança no trabalho é inovadora para as empresas .

A higiene e a segurança do trabalho são essenciais para a evitar doenças físicas e mentais, que podem vir a prejudicar o desempenho dos funcionários dentro das empresas .

Segundo Patrícia Matos, todas as empresas tem inserido o profissional técnico de segurança do trabalho responsável

pela fiscalização dentro dos setores, que vão em busca do que pode ser prejudicial ao funcionário. Este profissional tem o papel de conscientizar da importância do uso dos EPI, (Equipamento de Proteção Individual) e o EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) ,utilizado este quando equipamentos fornecidos obrigatoriamente e em perfeito estado de conservação pela empresa ao funcionário e que mesmo podendo ser incomodo , são de uso obrigatório e preventivo que negando o funcionário a utilização destes , a empresa pode demiti-lo por justa causa. Fiscalização também é feita pela justiça do trabalho, que não encontrando a empresa seguindo as normas poderá multar ou ate fechar estabelecimento, causando enorme prejuízo.

As prevenções podem ser feitas através de: Diminuição do ritmo e jornada do trabalho, pausas para descanso, alternar tarefas, controle do clima no ambiente de trabalho, sinalização no ambiente, entre outros.

A estratégia das empresas na implantação destes planos e prevenções é causar a diminuição das doenças repetitivas e até físicas dos funcionários ,para evitar o atestado médico e até mesmo o afastamento das atividades . Observando que após este plano de ação os riscos foram reduzidos em grande proporção.

A estratégia que o profissional utiliza visa também resgatar o valor humano, valorizando não apenas ao tempo de serviço ou a mão de obra, mas o papel que ele desempenha dentro da empresa. Visando o resultado positivo que ele proporciona a empresa. Foca o funcionário como instrumento essencial na empresa.

Vale notar que as organizações que estão preocupadas com a higiene e a segurança do trabalhador estão sendo valorizadas. E quando os colaboradores percebem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com