TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  2.765 Palavras (12 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 12

GESTÃO DE PESSOAS

ATPS

Nome: RA:

Anna C. de Souza Almeida 5800144347

Bruna Destro Nogueira 3770759181

Caíque R. Santos 5669139231

Juliana Magalhães 4239835068

Karine I. Soares 3708633854

Kátia S. Portella 5824164275

Docente: Cláudia Regina

Etapa N° 1 - Aula-tema: Os novos desafios da Gestão de Pessoas

Tempos Modernos x Moderna Gestão de Pessoas

Podemos começar citando alguns aspectos fundamentais para a moderna Gestão de Pessoas, sendo eles, as pessoas como seres humanos, as pessoas como articuladores inteligentes de recursos organizacionais, as pessoas como parceiras da organização, as pessoas como talentos fornecedores de competências e as pessoas como o capital humano da organização, pensando nestes, faremos uma comparação em tempos antigos e atuais.

Podemos visualizar duas situações diferentes, no filme Tempos Modernos, o qual Charles Chaplin é o ator principal, nos chama atenção, de como funcionava, não só a vida de um operário, que naquela época tinha que cumprir e desempenhar suas tarefas arduamente, mas também, que os trabalhadores não tinham direitos, não tinham uma visão global, tinham que simplesmente “apertar botões”, o operário perdia o saber técnico, e só executava o que era planejado e delegado por outros setores, isso causava muitos aborrecimentos, o que desgastava não só o funcionário, mas também prejudicava a fábrica.

Na década de 30, logo após a crise de 1929, muitos trabalhadores ficaram desempregados, o que levou a sociedade norte-americana para as manifestações e o caos.

Péssimos tempos, em que não havia a Gestão de Pessoas, a Consolidação das Leis do Trabalho, onde não existia segurança alguma para o trabalhador, muito pelo contrário, eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que os deixava muitas vezes estafados ou neuróticos em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários.

Nos dias de hoje temos a certeza de que as pessoas constituem o mais importante ativo das organizações. O contexto da Gestão de Pessoas é representado pela intima interdependência das organizações e das pessoas e é representado por pessoas e organizações, se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas para alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos, dessa junção temos a moderna Gestão de Pessoas. Devemos observar, no entanto que isso depende de várias questões, tais como, a cultura da organização, o ramo de atividade, e tantos outros. Na atualidade, todos os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribuirá com seu recurso. Em algumas organizações as pessoas são vistas como geradores de conhecimento, são vistas como parceiros. As pessoas passaram a ser vistas como seres humanos com um histórico, não mais apenas como força geradora de lucros, elas são vistas mais como partes inteligentes para gerir conhecimentos, incentivadas a se dedicarem, a terem responsabilidade e comprometimento, com as organizações, saem da inércia para fazerem parte da reciprocidade, onde todos ganham.

Podemos afirmar que a Nova Gestão de Pessoas, não se compara com os tempos do filme, e que com certeza, muitas melhorias aconteceram e continuam acontecendo, para melhores resultados profissionais e objetivos organizacionais.

Etapa N° 2 - Aula-tema: Agregando Pessoas.

O recrutamento envolve uma gestão voltada para o candidato de forma positiva relatando ao mesmo o que a empresa oferecerá: os benefícios oferecidos, a área que o candidato possivelmente atuará, entre outros. Após a contratação do candidato, ele deverá atuar da melhor forma possível e ao longo do tempo será considerado parte integrante e responsável por introduzir o conhecimento dentro das partes da organização e assim será um diferencial competitivo da empresa.

A Seleção de Pessoal, responsável por selecionar as pessoas para determinados cargos, conhecendo a precisão de cada um, buscará pessoas capacitadas, ou seja, que tenham as habilidades exigidas para o mesmo, é imprescindível que o selecionador tenha em mãos a análise e descrição resumida do cargo.

A entrevista, o psicodiagnóstico, dinâmicas e testes situacionais são as ferramentas mais utilizadas nos processos seletivos. Todo o processo terá contribuição para que essa organização amplie sua visão, buscando melhoria em seu time de colaboradores.

Ocorreu uma evolução dos critérios de seleção, que podemos ver a seguir:

- Pré-burocrático: base nas amizades;

- Burocrático: treinamento ou formação específica;

- Pós-burocrático: potencial do candidato, preferindo uma formação generalista, com foco no futuro.

Escolhemos a empresa MC3 Serviços de Organização de Arquivos LTDA que foi fundada em 05 de Maio de 2009, sendo especialista em organização de arquivos documentais, arquivos especiais (vídeo, foto, CD), tratamento técnico, gerenciamento e guarda eletrônico de documentos. Através de atendimento personalizado, atua sobre todo o ciclo de vida de um documento, desde sua criação, passando pelo tratamento técnico, armazenagem, disponibilização até a eliminação (descarte) do mesmo.

A MC3 Serviços de Organização de Arquivos LTDA atua com o objetivo de tornar mais prático, rápido e eficaz o dia-a-dia dos seus clientes. Para isto, conta com a experiência de 87 profissionais altamente capacitados, tanto pela formação na área específica do conhecimento quanto pela experiência, além do uso de tecnologia. A MC3 Serviços de Organização de Arquivos LTDA tem base operacional própria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com