TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Artigos Científicos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1.1 Processos Administrativos 4

2.1.2 Comportamento Organizacional 6

2.1.3 Gestão de Pessoas 7

2.1.4 Introdução à Economia 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho vamos abordar o funcionamento de uma empresa do segmento de vestuário. O nosso foco principal será a área de compras da empresa, que é a área que possui mais dificuldades. O nosso objetivo será encontrar soluções práticas e funcionais para que a mesma possa crescer cada vez mais e com qualidade no serviço que presta já a algum tempo.

A empresa Moran Lingerie está presente no mercado há sete anos, atuando no setor de venda direta (consignada) de roupas intimas, atendendo ao público feminino e masculino.

Foi através da iniciativa do Sr. Lourival (Diretor da empresa) que se deu início a Moran Lingerie, a princípio a empresa funcionava em sua residência.

O Sr. Lourival, trabalhava em uma empresa do mesmo segmento, e foi a partir dessa experiência que viu a oportunidade de ter seu próprio negócio, pois na empresa em que trabalhava o setor de vendas consignado não era muito bem explorado pela empresa.

A grande meta do Sr. Lourival, é ver sua empresa ser reconhecida por todos como a melhor empresa do segmento de venda direta e consignada, e se esforça para que isso ocorra através do apoio que oferece as suas revendedoras, criando oportunidades de realização profissional.

Por muitas vezes passou por momentos difíceis, mais nunca pensou em desistir, pois a Moran Lingerie é sua realização pessoal e profissional e para manter seu sonho disponibilizou de recursos próprios e de terceiros.

Nesses 7 anos, não poderia deixar de destacar sua funcionária Mônica, que está até hoje na empresa, e também a funcionária Lázara, que saiu por um curto período, e retornou por vontade própria em busca de seu crescimento profissional.

O crescimento da empresa é gradativo e contínuo, hoje está estabelecida em prédio próprio, com instalações amplas, muito diferentes do início em sua residência, e consequentemente a situação financeira melhorou proporcionando benefícios a todos de sua família.

Sr. Lourival não se arrepende de nada do que fez, e se tivesse que fazer tudo de novo faria da mesma forma, pois sempre acreditou que utilizando-se de valores éticos, e agindo com transparência alcançaria o sucesso.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1.1 Processos Administrativos

Nosso trabalho apresenta dados da empresa Moran lingerie presente no mercado há sete anos atuando no setor de venda direta (consignada) de lingeries, pijamas, camisolas, meias, cuecas, etc. Hoje a empresa é formada por 10 funcionários.

Seu Organograma é basicamente formado da seguinte forma:

A empresa é considerada Micro e possui uma Estrutura Linear comum em empresas pequenas, onde não há diversificação em seus produtos, pouca especialização e trabalhos menos complexos.

Devido à quantidade de funcionários, as decisões finais são tomadas pela Diretoria que é composta pela fundadora da empresa.

Sua estrutura organizacional é formada da seguinte forma:

A Diretoria verifica quais itens são mais vendidos, já a Gerência tenta aumentar as vendas procurando realizar uma nova campanha de marketing ou a realização de promoções e o setor Operacional realiza as vendas.

A empresa possui um problema com o setor de Compras, onde os produtos comprados sofrem atrasos na entrega. Isso se deve por conta de um mau planejamento de algum dos setores. O que acaba ocasionando um problema para todos os setores da empresa, pois a partir do momento que o fornecedor não cumpre o prazo de entrega, a empresa fica sem produtos novos a disposição dos clientes, o que acaba gerando um problema para o setor de vendas que tem que tentar vender um produto que o cliente não procura, mas está estocado na loja e isso acaba se tornando uma bola de neve gigante.

Para resolver esse problema, sugerimos que seja feito um bom planejamento. Quando se planeja, você consegue prever os problemas futuros e assim tentar resolve-los da melhor maneira possível.

O setor que fica responsável em controlar o estoque, poderia fazer isso com uma frequência maior, assim a empresa conseguirá saber quais os produtos estão vendendo mais ou menos. O setor de compras deverá analisar quais os fornecedores que tem mais problemas com atrasos, assim a empresa terá uma ideia de quanto tempo antes esses pedidos devem ser feitos, contando já com um possível atraso na entrega.

Isso vai se tornando uma cadeia, onde cada um faz a sua parte no tempo certo e assim as coisas funcionam bem. Tudo deve ser muito bem explicado para todas as áreas responsáveis, para que todos entendam a importância do planejamento em todas as áreas, para o bom funcionamento da empresa num todo.

Os objetivos da função compras podem ser subdivididos em quatro categorias:

• Obter mercadorias na quantidade e com qualidade necessárias.

• Obter mercadorias ao menor custo.

• Garantir a pronta entrega por parte do fornecedor.

• Manter boas relações com os fornecedores.

Os objetivos de compras devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.

2.1.2 Comportamento Organizacional

Nos dias atuais é comum encontrarmos forças que afetam o comportamento nas organizações.

Administrar uma empresa nos dias de hoje exige mais que funções básicas, é necessário também habilidades humanas, para que possamos liderar com eficácia, trazendo para a empresa pontos positivos e lucratividade.

A empresa em questão, estudada neste trabalho é a Moran Lingerie. Procuramos entender alguns pontos específicos como ambiente, tecnologia, estrutura e pessoas.

Segundo a Moran Lingerie, o relacionamento entre funcionários e a empresa é como em qualquer empresa de outros segmentos, sempre tem algum comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com