TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Exames: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  1.904 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO DE PESSOAS

Gestão de Pessoas

ESTUDO DE CASO POLÍTICA DE CARGOS E SALÁRIOS

A Metalúrgica Santa Rita S.A. (Mesarisa) é uma empresa que pode gabar-se de ter todos os seus cargos recenseados, descritos e analisados. Além disso, é uma empresa onde a avaliação do desempenho já é uma realidade em todos os níveis da organização.

Contudo, para Alberto Oliveira, o gerente de recursos humanos da Mesarisa, há ainda muita coisa pela frente. O próximo passo que pretende dar é a implantação de uma administração de salários baseada em avaliação e classificação de cargos e pesquisas salariais periódicas. Contudo, Alberto precisa do consenso e aprovação do seu plano pela diretoria. Como as coisas não estão muito boas para a empresa – alta inflação, o desemprego, o fantasma da recessão, os altos juros elevando ainda mais o custo do dinheiro, a baixa produção forçando ainda mais a capacidade ociosa da empresa, as vendas em patamar, as dificuldades quanto à exportação, a incerteza quanto ao futuro – os eventos não são muito favoráveis para grandes inovações na área. Apesar de tudo, Alberto acha que, num momento como esse, a implantação de um sistema racional de administração de salários seria muito bem recebida pelo pessoal, como um sinal de lealdade da empresa, mesmo que o sistema não trouxesse imediatamente grandes benefícios para os empregados.

Com essas idéias na mente, Alberto pôs-se a trabalhar. Precisaria inicialmente definir muitas coisas antes de bolar um plano que pudesse apresentar à diretoria e obter sua aprovação.

 Iria dividir os cargos da mesma maneira como fez no programa de análise e descrição de cargos? Quais os conjuntos de cargos? Quais os métodos de avaliação a aplicar em cada um desses conjuntos de cargos? Quais os tipos de classificação?

 Como bolar as pesquisas salariais? Quais critérios para escolher as empresas e os cargos de referência? Como seriam feitos os questionários?

 E como definir uma política salarial para a Mesarisa? Quais os itens que deveria propor inicialmente à diretoria?

Com todas essas dúvidas, Alberto não sabia por onde começar a esquematizar um plano de administração de salários para sua empresa. Como você poderia ajudar Alberto? Elabore respostas para as dúvidas de Alberto.

Comentário:

1- Iria dividir os cargos da mesma maneira como fez no programa de análise e descrição de cargos? Como o método utilizado anteriormente se mostrou eficaz ,pode ser aplicado garantindo uma boa base para iniciar o novo processo aproveitando a experiência da equipe para implementação na nova fase.

2- Quais os conjuntos de cargos?

Comentário : Tomando como base empresas do mesmo ramo e estrutura parecida podemos definir o conjunto de cargos em:

- Gerencias

Administrativos

Operacionais

Técnicos e especializados

3- Quais os métodos de avaliação a aplicar em cada um desses conjuntos de cargos?

Comentário : Existem vários métodos que podem ser aplicados entre os mais usados estão:

Método da entrevista: O analista conduz o entrevistado por intermédio de uma estrutura previamente elaborada, buscando obter informações precisas sobre o cargo em análise. A vantagem é que permite esclarecimentos com alto grau de detalhe, tornando os dados mais confiáveis.

1.Escalonamento de cargos- Categorias predeterminadas:

Inicialmente em quadros e posteriormente no gráfico, os cargos a serem

comparados são separados em categorias ou subconjuntos com

características similares.

Ex: cargos de análise, cargos de supervisão e cargos de execução

Cargos não-qualificados(braçais) ;cargos qualificados (administração) e

cargos especializados (supervisão).Cargos mensalistas e não mensalistas.

As categorias devem ser bem definidas no sentido de responsabilidades,

hierarquias, etc.

4- Quais os tipos de classificação?

Comentário :Para classificar os tipos analisa-se cargos que se assemelham quanto à natureza do trabalho gerencial, profissionais de nível superior, técnicos, administrativo, operacional, etc. Essa classificação se faz necessária, uma vez que as demais fases de elaboração do plano de cargos têm diferenciações para cada grupo ocupacional. Para facilitar uma comparação mais exata de cada cargo da sua empresa com cargos equivalentes no mercado, podemos utilizar a Tabela-Guia para classificar seus cargos, considerando a realidade organizacional da empresa. O uso da tabela consiste em Atribuir a cada cargo o número de pontos correspondente à Classe em que ele for enquadrado. O número de pontos atribuído a cada classe na Tabela-Guia é um padrão, porém é possível fazer pequenas alterações. Isso nos possibilitará estabelecer uma sintonia fina na “distância” entre uma classe de cargo e outra e reflitir a tendência ou relação entre os salários e a classificação do cargo .

5- Como bolar as pesquisas salariais?

Comentário : A pesquisa salarial tem por objeto a investigação de dados como: salário remuneração variável (bônus, PLR, comissões), adicionais como periculosidade, insalubridade ou adicional por tempo de serviço e outros que irão compor o “total em dinheiro” recebido pelo funcionário. Podem ser pesquisados, ainda, dados relativos a benefícios (assistência médica, odontologia, seguro de vida, refeição, etc.), que além de serem coletados de forma detalhada, buscando entender minuciosamente a prática das empresas, podem ser quantificados, compondo a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com