TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Dissertações: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

Atualmente existe uma mudança do conceito de recrutamento e seleção para a captação de pessoas. Para Dutra (2002) recrutamento e seleção pressupõe que sejam duas ações separadas quando na realidade trata-se de um único processo. Além disso, existem alguns problemas de ordem prática com a ideia do recrutamento e seleção. Assinale a alternativa na qual NÃO encontramos esses problemas.

a.

O mercado de trabalho é visto apenas como provedor de recursos.

b.

O foco se dá apenas no momento atual da empresa, sem perspectivas para o futuro.

c.

O processo sempre é visto pela perspectiva da empresa.

d.

O mercado externo tem mais prioridade em relação ao mercado interno.

e.

Não se dá apenas para vínculos empregatícios, mas também para parcerias.

0,25 pontos

PERGUNTA 2

O que determina como se dará o processo seletivo de pessoas nas empresas é:

a.

A competência da organização

b.

O tempo de que a empresa dispõe para preencher uma vaga

c.

A competência do candidato

d.

A seleção varia de acordo com o desenho de cargo

e.

O conhecimento e os valores da empresa determinam a forma como serão selecionadas pessoas que são acessadas em função da disponibilidade de vagas.

0,25 pontos

PERGUNTA 3

A aprendizagem, para ser efetiva dentro da empresa, precisava virar conhecimento, e o conhecimento deve ser gerido dentro da organização. Para isso temos a gestão do conhecimento. Para Fleury e Fleury (2004) é necessário distinguir três momentos no processo de gestão do conhecimento por meio da aprendizagem organizacional. Assinale a alternativa que contém esses três processos.

a.

Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos: que podem ocorrer por processos proativos ou reativos. Disseminação: pode ocorrer por diversos meios, como comunicação, treinamentos, rotação de pessoas e etc. Proteção do conhecimento: evitar o contagio de um conhecimento que pode ser prejudicial para a empresa.

b.

Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos: que podem ocorrer por processos proativos ou reativos. Proteção do conhecimento: evitar o contagio de um conhecimento que pode ser prejudicial para a empresa. Disseminação: pode ocorrer por diversos meios, como

c.

Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos: que podem ocorrer por processos proativos ou reativos. Disseminação: pode ocorrer por diversos meios, como comunicação, treinamentos, rotação de pessoas e etc. Construção da memória: processo de armazenar informações com base na história da organização.

d.

Proteção do conhecimento: evitar o contagio de um conhecimento que pode ser prejudicial para a empresa. Disseminação: pode ocorrer por diversos meios, como comunicação, treinamentos, rotação de pessoas e etc. Construção da memória: processo de armazenar informações com base na história da organização.

e.

Nenhuma das alternativas.

0,25 pontos

PERGUNTA 4

O conhecimento se transforma em competências quando agrega valor tanto ao indivíduo quanto à organização. É dentro desse contexto que a aprendizagem adquire um papel importante. Processo de aprendizagem se dá em vários níveis. Assinale a alternativa correta.

a.

Nível do indivíduo: processo de aprendizagem pessoal carregado de emoções. Nível gerencial: aprendizagem coletiva na gerencia, controlada e não divulgada. Nível da organização: outros níveis de aprendizado são internalizados e memorizados pela organização, institucionalizando-se.

b.

Nenhuma das alternativas.

c.

Nível do indivíduo: processo de aprendizagem pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com