TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  7.798 Palavras (32 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 32

1- CONCEITOS E CONSIDERAÇÕES : GESTÃO COM PESSOAS

É uma área sensível à mentalidade que em geral predomina nas organizações. A gestão de

R.H , abrange aspectos como a cultura organizacional , satisfação no trabalho e talento.

Para Chiavenato (2005), “existe uma grande diferença entre gerenciar pessoas e gerenciar com pessoas. No primeiro caso, as pessoas são o objeto da gerência, são guiadas e controladas para alcançar determinados objetivos. No segundo caso, as mesmas são o sujeito ativo da gerência, são elas que guiam e controlam para atingir os objetivos da organização e os objetivos pessoais ”

Para o autor gerenciar com pessoas é ter as pessoas como parceiras, e gerenciar pessoas é ter pessoas que não participam do gerenciamento, sendo meras figuras demonstrativas de seus setores.

Para Fisher & Albuquerque (2001, p. 16):”Gerenciar pessoas ou a gestão de pessoas é a preocupação de muitas organizações”.As pessoas dão dinamismo e fazem as coisas acontecerem.

Segundo Chiavenato (2003), trata dos aspectos internos e externos da organização .A administração de recursos humanos, utiliza técnicas no ambiente externo que são: 1. Pesquisa de mercado de RH; 2. Recrutamento e seleção de RH; 3. Pesquisa de salários e benefícios; 4. Relações com sindicatos; 5. Relações com entidades de formação profissional; 6. Legislação trabalhista; No ambiente interno, são utilizadas as seguintes técnicas: 1. Análise e descrição de cargos; 2. Avaliação de cargos; 3. Treinamento de RH; 4. Avaliação de desempenho de RH; 5. Plano de carreiras para RH; 6. Plano de benefícios sociais para RH; 7. Política salarial de RH; 8. Higiene e segurança para RH;

Para Jucius (1983), a administração de pessoal é o campo da administração que utiliza as funções da administração que são : planejar, organiza, dirigir e controla as funções de procura, desenvolvimento, manutenção e utilização da força de trabalho visando atingir os objetivos da empresa economicamente e eficazmente conciliando-os com as finalidades de todos os níveis de pessoal.

O trabalho em relação a gerência de recursos humanos pode ser dividido em quatro fases: 1. A procura de pessoal solicita localização de fontes de suprimento, entrevistas, aplicação de testes e indução de candidatos selecionados; 2. O desenvolvimento de pessoal exige treinamento e educação, formação de moral organizacional, boas comunicações, planos de promoção e transferência, sistemas e planos de sugestões; 3. A manutenção do RH abrange atividades que servem para apoiar as habilidades e atitudes favoráveis aos empregados, tais como salários adequados e boas condições de trabalho, supervisão, sistemas para tratar de agravos, programas recreativos e sociais e planos de serviços de saúde; 4. A utilização da mão-de-obra pressupõe as três etapas anteriores e se refere à eficácia do trabalho do empregado.

2-ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA GESTÃO COM PESSOAS:

1)Pessoas são seres humanos e tem necessidades , e são diferentes entre si; 2)Pessoas são ativadores dos recursos : talento, inteligência e aprendizagem fazem parte das características das pessoas ; 3)Pessoas são parceiras da organização : retorno,reciprocidade ,atividade e autonômia e não mais inércia – parceiros ativos.

3-OBJETIVOS DA GESTÃO COM PESSOAS: 1.Ajudar a administração a atingir metas , ter objetivos e ter em mente a missão da empresa; 2.Proporcionar competitividade -empregando habilidade e competências da força de trabalho; 3.Prepara e capacitar pessoas para o desenvolvimento de suas habilidades, ver as pessoas com reconhecimento e não apenas por dinheiro; 4.Aumentar a auto-atualização + satisfação no trabalho = sucesso organizacional; 5.Desenvolver meios que possibilitem a qualidade de vida no local de trabalho e mantê-los;

6.Administrar mudanças para que as pessoas consigam lidar com elas; 7.Manter políticas éticas e comportamento social responsável, isso engloba as pessoas e as organizações. 4-O GESTOR E A GESTÃO COM PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES:

Para Katz , (apud Vergara, 2000, p. 39), “existem três tipos de habilidades nas empresas: as técnicas, as humanas e as conceituais, que variam à medida que se encaminham entre os níveis supervisão, intermediária e alta direção”.

Com a onda de mudança e complexidade que vem ocorrendo nas organizações e a maneira como os gestores têm de atuar, ficam cada vez mais evidenciadas as diferenças entre as competências se fazem necessárias.

5-COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PARA A GESTÃO COM PESSOAS:

Rhinesmith* ( apud Vergara, 2000) propôs as seguintes competências para a Gestão com pessoas: (1) Mentalidade: O profissional deve ter uma constante adaptação inovação, estar em constante observação das dificuldades e modificando-as em oportunidades. Estar em busca constantemente estar aberto a si próprio e a novas propostas da equipe, modificando o direcionamento e a conduta quando for necessário para o desempenho da organização e do trabalho em equipe. (2)- Características pessoais: Conhecimento abrangente e fundamentado nos aspectos técnicos e do negócio para contribuir de maneira eficaz no processo competitivo 2.1- Conceituação: capacidade de lidar com o pensamento complexo e abstrato, analisando a situação ocorrida na organização. 2.2-Flexibilidade: habilidade necessária conseguir mudanças ágil obtendo uma melhor liderança com os processos. 2.3-Sensibilidade: estar sensível às diferenças individuais observadas na equipe. 2.4-Julgamento: estar apto a lidar com incertezas presentes no momento das decisões gerenciais. 2.5-Reflexão: estar sempre em aprendizado contínuo permitindo reflexão sobre os problemas apresentados na equipe ou na organização. 2.6-Competência: é uma capacidade de executar a ação em um nível de habilidade que seja suficiente para alcançar o objetivo desejado.

ADMINISTRAÇÃO DE RH- GESTÃO COM PESSOAS 6-RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS:

Funções dos Recursos Humanos : Selecionar pessoal capacitado, e isto tanto a empresa privada , governamental, ou prestadora de serviços faz.

“Contratar bons profissionais é um desafio de dois mil anos .A primeira tentativa de selecionar pessoas de maneira científica data de 207 AC, quando os funcionários da dinastia de Han, na China , criaram uma longa e detalhada descrição de cargos para funcionários públicos. Mesmo assim poucas contratações foram satisfatórias.” (Harvard Bussiness Review, julho-agosto. p.109).

6.1-RECRUTAMENTO:

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com