TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Tese: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Tese  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Tempos atrás, era bastante comum que os funcionários ingressassem em uma empresa e trabalhasse ali por décadas. A rotatividade de colaboradores era baixa, e as carreiras eram construídas dentro de única instituição. No mercado atual, a realidade é outra: o capital humano está em constante movimento, e reter talentos é um grande desafio para as organizações.

O capital humano é a maior riqueza de uma empresa, e é a principal ferramenta que faz a instituição chegar ao sucesso. Portanto, cuidar dos colaboradores significa zelar pelo futuro e prosperidade da companhia. Com esse intuito, existe a gestão de pessoas — que forma os profissionais que a instituição deseja, desenvolvendo e colaborando para o crescimento da instituição e do profissional.

Assegurando o cuidado, desenvolvimento e o gerenciamento dos colaboradores de uma empresa, a gestão de pessoas pode ser definida como a associação de habilidades, métodos, políticas, práticas e técnicas que administram os comportamentos internos, além de potencializar o capital humano nas instituições. Com essa preocupação, existe a garantia de um funcionário satisfeito, que desempenha melhor sua função e dificilmente ficará descontente.

Humanizando as instituições, ambientando as empresas para manterem a harmonia e a satisfação tanto do empregado quanto do empregador, a gestão de pessoas acontece por meio de quatro pontos principais: participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento.

Participação

É um processo que engloba todos os funcionários da instituição, estimulando o trabalho em equipe, sem excluir ninguém. Deve-se estimular o surgimento de ideias, melhorias, soluções e projetos para somar com os demais colaboradores e também com a gestão da companhia.

Capacitação

Nesta etapa, o colaborador é capacitado, aperfeiçoando suas qualidades por meio de palestras, workshops, cursos e treinamentos. O profissional deve se sentir preparado, confiante e competente para dar o seu melhor em suas funções e isso afetará em sua produção e rendimento.

Envolvimento

Com um colaborador participativo e capacitado, é necessário envolve-lo com os valores e a missão da empresa. Dessa maneira, ele estará em sintonia com todos, e será capaz de desenvolver e produzir não só individualmente, mas em conjunto.

Desenvolvimento

Com todos os setores alinhados pelas etapas anteriores, novos projetos podem ser desenvolvidos e colocados em prática com a ajuda de profissionais participativos, capacitados e envolvidos com os processos da instituição.

Valorizar o funcionário é importantíssimo para todas as empresas, pois a satisfação é colocada por muitos a frente até mesmo da remuneração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com