TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Exames: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de gestão de pessoas no setor alimentício de Uberlândia, com mais ênfase à área de recrutamento, seleção e treinamento, com foco no Restaurante Sabor da Terra, empresa de self-service próximo ao campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia. Um dos setores que mais crescem no Brasil, gerando empregos e oportunidades.

Será realizada uma pesquisa de abrangência local para identificar os problemas enfrentados pelos empresários na hora de recrutar, selecionar e treinar indivíduos para alguns cargos, e também analisaremos a rotatividade da mão-de-obra do setor.

Utilizando-se de técnicas e modelos de diversos autores, este artigo comparará se o método aplicado dentro da empresa aproxima-se de alguns dos autores, ou não. Se não, qual proposta será adotada para melhorar os problemas identificados e os que serão ainda identificados.

Palavras-chave: Gestão De Pessoas; Empresa; Recrutamento; Seleção; Treinamento; Rotatividade.

1. Introdução

Segundo Lucena (2007) o Planejamento de Recursos é uma estratégia da administração Recursos Humanos, integrada ao negócio da empresa onde abrangem uma preocupação com o futuro, sendo ele a soma de mais conjuntos de técnicas nas já existentes.

Neste trabalho foi elaborado um estudo de caso de uma empresa de pequeno porte do setor alimentício de Uberlândia, identificando as práticas de gestão de pessoas, com ênfase à área de recrutamento, seleção e treinamento, abordando também os problemas de recrutamento, seleção, treinamento e rotatividade dos cargos neste tipo de segmento empresarial.

Serão aplicadas entrevistas em alguns dos restaurantes localizados próximo ao campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia. Utilizando-se de técnicas e modelos de diversos autores, este artigo avaliará a formas adotadas pelos empresários e quais as maneiras de sanar os problemas encontrados em relação aos processos citados acima, já que várias dessas empresas não apresentam um setor de Recursos Humanos e quem normalmente lida com esta área de gestão de pessoas são os próprios donos, e isso pode acarretar em vários erros e prejudicar o desenvolvimento da empresa.

Após analisar e discutir todo o processo e seus problemas serão propostas sugestões de melhorias para que a empresa possa melhorar os mesmos e assim diminuir erros de seleção e rotatividade.

2. Referencial Teórico

Para a abertura de um restaurante além da dificuldade de conseguir dinheiro para investimento, mão-de-obra qualificada, um edifício para instalação temos alguns tramites legais que dificultam a abertura da empresa e o não cumprimento deles impossibilita seu funcionamento.

Todos os tramites tem alguma agencia, prefeitura ou orgão por trás, vamos listar alguns deles e informar o que regulamentam e os parceiros que ajudam a empresa a ficar dentro dessas leis.

• Vagilâgia Sanitária – ela faz toda a vericação da edificação e instaloçoes, e cobra do proprietario o combate de pragas e limpeza de caixas d’agua periodicos. Parceiro da empresa é a Impacteam Dedetizadora;

• Corpo de Bombeiros – fazem toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com