TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DE PESSOAS

TENDÊNCIAS ATUAIS NO MUNDO MODERNO PARA GESTÃO DE PESSOAS

As pessoas constituem o principal ativo de uma organização. Vem daí a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas a seus funcionários. As organizações bem-sucedidas estão percebendo que somente podem crescer, prosperar e manter sua continuidade se forem capazes de otimizar o retorno sobre os investimentos de todos os parceiros, principalmente o dos empregados.

Com o passar dos anos se descobriu que pessoas são capazes de gerar mudanças, riquezas e valor. Os gestores perceberam que os seres humanos são a chave para criar estratégias inovadoras. As máquinas realizam hoje, atividades que o homem não teria condições de desempenhar em termos de eficiência e eficácia. A tecnologia é uma grande aliada das instituições, mas não pode desempenhar atividades relacionadas ao lado humano, ou seja, existem coisas que só uma pessoa é capaz de desenvolver bem.

Em seu conjunto, as pessoas constituem o capital humano da organização. Esse capital pode valer mais ou valer menos na medida em que contenha talentos e competências capazes de agregar valor a organização e torná-la mais ágil e competitiva. Portanto, esse capital vale mais na medida em que consiga influenciar as ações e destinos da organização.

A moderna Gestão de Pessoas consiste em várias atividades, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem-estar, etc.

Os gestores se deram conta da importância do valor humano no trabalho, fazendo com que as pessoas sejam consideradas recursos estratégicos capazes de dinamizar as organizações e garantir a sustentabilidade da sua competitividade.

As organizações hoje vivem sob uma crescente pressão para serem mais competitivas.

A globalização da concorrência e a desregulamentação são duas tendências responsáveis por essa pressão para ser mais competitivo. Entre outras tendências que afetam as organizações atualmente estão diversidades e outras mudanças na força de trabalho.

O aumento da diversidade gerará grandes demandas para a função de administração de recursos humanos.

Para os novos gestores, o desafio de encorajar o capital humano ou intelectual reside no fato de que esses trabalhadores devem ser gerenciados de maneiras diferentes dos trabalhadores das gerações anteriores.

Trabalhadores, não podem simplesmente receber ordens e ser monitorados de perto. Novos sistemas e habilidades de administração de recursos humanos se fizeram necessários.

O RH passou por várias fases, até chegar ao que hoje conhecemos por gestão de pessoas.

“A gestão de pessoas assume nos dias de hoje novos patamares de importância em organizações inseridas em ambientes de negócios” (MASCARENHAS, VASCONCELOS, 2004, p.1), sobre isto podemos dizer que se refere ao fato de que estando na era na globalização, era marcada pela grande competitividade, mudanças e incertezas e consequentemente preocupados com desempenhos, torna-se necessário que para contínua eficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com