TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Artigos Científicos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 7

•Medo da Comunicação – experimentam uma tensão ou ansiedade sem motivo aparente com relação a comunicação oral, escrita ou ambas. Podem achar extremamente difícil conversar dom outras pessoas, lançando mão de faxes e memorandos quando um simples telefonema seria muito mais rápido e adequado.

•Barreiras de comunicação entre homens e mulheres – Pesquisas mostram que o homem tende a usar o discurso para reafirmar seu status, ao passo que as mulheres o utilizam para criar conexões.

•Comunicação “politicamente correta – comunicação essa tão preocupada em não ser ofensiva, que o significado e a simplicidade ficam perdidos ou se tornam um empecilho á livre expressão.

•Comunicação Multicultural – As culturas tendem a diferir quanto ao grau de influencia do contexto sobre o significado que as pessoas percebem a comunicação.

A superação das barreiras à comunicação organizacional eficaz exige que os profissionais, individualmente, reconheçam as dificuldades inerentes ao processo de comunicação

CAPITULO 12 – LIDERANÇA

Liderança e Administração são dói termos que costumam ser confundidos.

Administração diz respeito ao gerenciamento da complexidade, já os líderes estabelecem por meios do desenvolvimento de uma visão de futuro, depois, engajam as pessoas, comunicando-lhes esta visão e inspirando-as a superar obstáculos.

Então, definimos liderança como a capacidade de influenciar um conjunto de pessoas par alcançar metas e objetivos.

TEORIA DOS TRAÇOS

Focam as qualidades de características pessoais, traços estes que variam muito de um líder para o outro. Foram feitas varias pesquisas para definir os traços de um líder, como o modelo BigFive e IE, cada uma delas indicavam traços primordiais diferente. Decorrente de várias pesquisas, chegaram a duas conclusões:

Traços de Personalidade podem auxiliar na identificação da liderança

Traços funcionam melhor para prever o surgimento de liderança do que para distinguir entre líderes eficazes e ineficazes..

Assim, o fato de um individuo apresentar determinados traços e ser considerado um líder pelos demais não significa, necessariamente, que será bem-sucedido emliderar seu grupo no alcance dos objetivos.

TEORIAS COMPORTAMENTAIS

As teoria comportamentais mais abrangentes e mais reproduzidas resultaram de uma pesquisa iniciada no final dos anos 1940, na Universidade estadual de Ohio, na qual os pesquisadores buscaram identificar dimensões independentes do comportamento do líder. Com mais de mil estudos diferentes, os pesquisadores afunilaram a lista até chegar a duas categorias, que as pesquisas demonstram ser responsáveis por boa parte do comportamentos de liderança descritos por funcionários. Chamaram estas duas dimensões de :

1 – A ESTRUTURA DA INICIAÇÃO: Refere-se ao grau em que o líder é capaz de definir e estruturar o próprio papel e o dos funcionários na busca do alcance dos objetivos.

2 – CONSIDERAÇÃO: É o grau em que uma pessoa é capaz de manter relacionamentos de trabalho caracterizados por confiança mutua, respeito as idéias dos funcionários e cuidado com seus sentimento.

Os estudos realizado na Universidade de Michigan, possuíam objetivos semellhantes, e propuseram também duas dimensões diferentes:

1 – LÍDER ORIEWNTADO PARA AS PESSOAS: Que enfatiza relações interpessoais por meio do interesse pessoal pelas necessidades dos funcionários e aceitação das diferenças pessoais entre os membros do grupo.

2 – LÍDER ORIENTADO PARA A PRODUÇÃO: Que enfatiza os aspectos técnicos e práticos do trabalho, ou seja, revela um apreocupação direcionada a execução das tarefas e ao cumprimento das metas do grupo

As pesquisas relacionadas nas duas universidades estão diretamente relacionadas

TEORIAS CONTINGENCIAS

O MODELO DE CONTINGÊNCIA DE FIEDLER

Foi o primeiro modelo contingencial abrangente, propõe que a eficácio no desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona.

Identificando o estilo liderança – Elaborou um questionário do colega em que menos gosto (LPC), para identificar se uma pessoa é orientada para as tarefas ou para os relacionamentos

Definindo a Situação: Depois que o estiulo básico de liderança de um individuo for avaliado por meio do questionário (LPC), será necessário adequar a pessoa a situação. Identificou três dimensões:

1 – Relação Líder - liderados: o grau de confiança, credibilidade e respeito que os membros do grupo tem pelo seu líder.

2- Estrutura da Tarefa: o grau de estruturação e formalização dos procedimentos e das tarefas do trabalho.

3 – Poder da Posição: o grau de influencia que um líder tem sobre variáveis como o poder de contratar, demitir, tomar ações disciplinares, conceder promoções e aumento salariais.

O passo seguinte consiste em avaliar a situação em relação as dimensões. Segundo Fieldler, quando maior a relação Líder – Liderados, mais alto o grau da estrutua da tarefa e mais forte o poder da posição, mais controle o líder tem.

Adequando o líder as situações: combinando as três variáveis contingenciais, temos oito situações potenciais ou categorias diferentes nas quais um líder pode se encontrar.

Avaliação: Estudos que testaram a validade do modelo de Fiedler encontraram evidencias consideráveis para sustentar os componentes substanciais deste modelo, mas a lógica que sustenta o questionário LPC não é bem compreendida e as pontuação dos respondentes não são estáveis.

OUTRAS TEORIAS CONTINGENCIAIS

Embora a Teoria de Fiedler seja a teoria de contingências mais amplamente pesquisadas, outras três merecem ser mencionadas.

TEORIA DA LIDERANÇA SITUACIONAL: Diz que a liderança bem sucedida é adquirida por meio da escolha do estilo de liderança correto dependendo do nível de prontidão dos seguidores, ou seja, de desejo e habilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com