TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestão De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A Gestão de Pessoas é fundamental para o sucesso de uma empresa no

mundo empresarial cada fez mais globalizado e competitivo. Estudar as rotinas

de departamento pessoal é o primeiro passo para entender como a área de

Recursos Humanos funciona, por essa razão vamos ver alguns dos conceitos de gestão de recursos humanos e as atividades do cotidiano do departamento pessoal.

Hoje, estamos falando de uma ciência com linha de pesquisa e estudos devidamente comprovados e explicitados, mas há anos atrás pessoas eram apenas indivíduos que produziam dentro das empresas. O gestor de pessoas propriamente dito passa a ser o profissional que tem todo o perfil de liderança, possui conhecimentos específicos e com isso coordena a sua equipe ou grupo de trabalho.

Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.

A gestão de pessoas ela é geral e imprescindível nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada.

Essa área vem passando por mudanças, umas das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram as pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.

Tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, além de agregar, aplicar, recompensar, remunerar. Para total eficácia dos objetivos é necessário que as pessoas sejam tratadas como fontes de sucesso tornando-as elementos básicos na organização, ou seja, agentes ativos no processo organizacional.

A gestão de pessoas incluem seis processos dinâmicos interativos, que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Esses processos são um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.

O movimento holístico na gestão de pessoas aborda o sistema da velha tradição cartesiana de dividir, segmentar e separar, que foi substituída por uma nova maneira de organizar a empresa. A ênfase agora está em juntar e não mais em separar. O foco não está mais nas tarefas, e sim nos processos que transitam de ponta a ponta. O holismo é focar em todo e não apenas em suas partes. Os movimentos de reorganização empresarial, como a reengenharia e o downsizing, provocaram a substituição da organização funcional pela organização em rede de equipes focadas em processos.

Gerenciar pessoas e uma responsabilidade de linha e uma função de staff. O gerente ou líder tem o dever linear e direta pela direção de seus subordinados. Por essa razão, existe o principio da unidade de comando, ou seja, cada pessoa deve ter apenas um gestor.

Na área de ARH predomina uma forte tendência para a centralização e concentração na prestação de serviço para as demais áreas empresariais. E nisso ARH era essencialmente exclusivista e até hermética. A prestação de serviço do staff prevalecia sobre a responsabilidade de linha dos gestores da empresa, pois o staff é quem tomava as decisões peculiares da linha. A centralização preponderava sobre a descentralização.

A gestão moderna é descentralizar as decisões de ARH. Quando a ARH é descentralizada o órgão de ARH perde suas fronteiras e limites, dispersam entre unidades estratégicas, perde visão das práticas de RH e passa a ter necessidade de terceirização das atividades burocráticas. Ainda nos dias de hoje existem instituições com grandes debilidades em aplicar processos de mudança, o foco esta direcionado nas pessoas, principalmente nos gestores de linha, a falta de conhecimento dos processos a nivel de Recursos humanos, de uma estrutura funcional toda mudança mexe com as pessoas.

A relação entre os assuntos demonstra como era o tratamento em relação a mão de obra no início do século XX e como isso é visto nos dias de hoje.

O filme “Tempos Modernos” evidencia a teoria de Taylor e demonstra claramente a importância na produção em escala. Foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.

O operário era submetido a uma linha de produção rotineira, sem muitas qualificações. Não havia importância ao risco no processo, qualidade de vida, alterações físicas ou psicológicas do operário, no entanto, havia cada vez mais o aumento da linha de produção visando apenas o lucro.

Com o passar dos anos as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno.

As mudanças começaram desde a época do filme onde a máquina a vapor executa um serviço que antes era realizado por muitas pessoas. Hoje não é diferente a máquina é muito importante, passou por adaptações, novas tecnologias. Os equipamentos têm mais capacidade, velocidade, designer moderno. E a indústria procura trabalhar sempre buscando o melhor.

A empresa deixa clara sua missão, metas e objetivos e dispõe de treinamento, benefícios e recompensas, a fim de proporcionar motivação e fazer com que o colaborador seja parceiro da organização.

Nesta fase, as pessoas deixam de ser simples recursos organizacionais e com isso o profissional se sente engajado em participar da estrutura como um todo. Neste contexto, as pessoas precisam adequar-se ao mercado de trabalho, conhecer as novas tecnologias para até mesmo garantir o seu emprego e o seu futuro.

O que fica evidente é que independente da época ou situação estamos em constante mudança. E para que ocorra da melhor maneira é buscarmos conhecimentos, novidades, aprendizados que a tecnologia está fazendo, mas claro que estas transformações são do homem que inventam as máquinas para ajudá-los melhorando assim nossa vida, com praticidade, eficiência e qualidade.

Diante desse cenário, a área mais atingido com a mudança foi o RH. Isso porque as organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com