TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Casos: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário

1 - Como a organização deve lidar com a diversidade (PCD’s)? Esta condição deve ser levada em consideração na decisão sobre o destino de Eliane?

A inclusão de PCD’s nas empresas vem aumentando a cada dia, principalmente depois da criação da “lei de quotas”. Porém é necessário por parte da organização o investimento na qualificação dos mesmos. Ainda se faz necessário preparar a empresa e seus funcionários para receberem esses profissionais, tendo em vista que a diversidade se refere à busca de oportunidades iguais e respeito à dignidade de todos. Portanto, cabe às organizações e mais especificamente aos gestores assegurar aos PCD’s condições para desenvolverem plenamente seus talentos e potencialidades, sendo este um dos principais desafios enfrentados pelos gestores na gestão de diversidades.

Entendemos que a estrutura de trabalho desenvolvida por Eliane não causaria transtornos para a empresa , porém consideramos que a condição de PCD deve sim ser levada em consideração,logo que faz parte da gestão de diversidades a modificação de políticas organizacionais frente ao aparecimento de algum conflito.

2 – Que fatores devem ser considerados pela gestora na tomada de decisão sobre a permanência ou não de Eliane na empresa?

Deve ser levado em consideração todo o histórico profissional de Eliane, logo que, segundo o texto, desde o início a mesma mostrou ser uma profissional bastante dedicada, esforçada e principalmente comprometida com a empresa.Sabemos que esta decisão não é uma tarefa fácil para o gestor exigindo do mesmo um reposicionamento de atitudes e comportamentos para que não venha gerar nenhum descontentamento entre os colaboradores. Por outro lado, a demissão desta funcionária deixaria a empresa vulnerável a ser penalizada pelo fato de não preencher devidamente as vagas destinadas a portadores de necessidades especiais, mesmo que temporariamente.

3- Quais os impactos da cultura organizacional e das politicas de gestão de pessoas da empresa Alfa na decisão sobre o cumprimento das regras gerais e\ou gerenciamento das exceções que podem ser necessárias a partir da decisão sobre Eliane?

A empresa apregoa sua cultura pautada nos valores à ética, tratamento não discriminatório, oportunidades iguais no planejamento de carreira, abertura ao dialogo e tratamento consistente a todos os colaboradores.

A empresa ainda explicita que sua política visa à interação dos colaboradores com seus pares e com a empresa, a partir de uma prática de desenvolvimento profissional e pessoal, prática relatada por seus funcionários espalhados em diversos setores. Percebe-se que existe uma atuação efetiva do setor de RH trabalhando sempre em conjunto com os gestores de cada setor. Também se deve ressaltar que a empresa proporciona incentivos (educação, saúde, avanços profissionais, etc.) e estimula a transparência para que o colaborador tenha sempre o feedback constante, onde é conversado sobre rendimentos, metas, postura, sugestões, pontos positivos e o que possa ser melhorado. Possibilitando o acesso a vantagens, tanto de estruturas quanto trabalhistas, a comunicação perpassa por todos esses âmbitos de maneira aberta e indistinta.

Diante desse quadro no caso de demissão o impacto causado perante os colaboradores seria a transmissão de uma imagem inflexível, autoritária e, consequentemente, não positiva da empresa.

Já no caso de conceder o remanejamento de horário a Instituição estaria sendo coerente, segundo a sua missão de cultura flexível, participativa e contemporânea, alinhando assim a postura de sua gestora com a da empresa.

4- Se você fosse o (a) gestor (a) de Eliane, o que você faria? Com base em que critérios?

Mesmo ciente da estrutura organizacional da empresa que dificulta a realização de tal mudança, porém pesando os conceitos básicos de integralização da instituição com todos os seus conceitos participativos, de incentivo e de cordialidade com seus colaboradores e, ainda, levando em consideração a dedicação da funcionária, isto posto na balança da decisão fica claro que a mudança de horário de trabalho não seria nem uma exceção e sim um ajustamento das regras da empresa baseada em seus princípios.

Vejo que todo gestor tem a discricionariedade para pesar em igual valor as regras e os objetivos de uma empresa. Quanto ao perigo enxergado por alguns em abrir exceções, sempre com a alegação de que se abre pra um terá que abrir para os outros, temos sempre que levar em consideração o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com