TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Exames: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Gestão de Pessoas I

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Gestão financeira

Professor: ______________________________________________________

Nome do aluno: Anderson Junior dos Santos Martins

Data: 04/11/2011___________________

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1- Estudamos que a gestão de pessoas tem como um de seus principais objetivos a busca da parceria entre empresa e pessoas. Assim, as pessoas dependem das organizações para alcançarem seus objetivos e, por sua vez, as organizações também precisam das pessoas para crescer e terem sucesso, em uma espécie de dependência mútua.

O grande desafio é mudar o ambiente organizacional, de um sistema de confronto para um sistema de parceria.

Em face destes objetivos e expectativas de ambas as partes, o ideal e que haja uma parceria entre o colaborador e a empresa, dentro de uma relação ganha-ganha. Ou seja, ganham os colaboradores na medida em que, gradativamente, possam alcançar seus objetivos e as organizações da mesma forma.

Diante disso analise o case abaixo e levante pelos menos 2 estratégias aplicáveis que sejam possíveis para que ambos (colaborador e organização) experimentam a relação ganha-ganha. (3,0 pontos)

1º Tornar a vaga mais atrativa, onde oferecer benefícios sem adicionar custa a organização, Ex: O colaborador que estiver neste turno não terá mais a responsabilidade de ficar em sobreaviso, situação que prejudica a vida social do colaborador, assim o colaborador que não gosta de estar disponível durante a madrugada pode manter sua vida e se programar apenas com seu compromisso.

2º demonstrar a real situação da organização e deixar bem claro sua meta, para que o grupo técnico entenda que se não houver alguém neste turno intermediário e reduzir os seus custos a empresa pode deixar de ser competitiva e perder espaço no mercado e em vez de realocar colaboradores terá que reduzir seu quadro e sobrecarregar os demais.

2- Em relação aos estudos realizados sobre empregabilidade, assista ao vídeo “O fim do emprego e o empreendedorismo”, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=BB1ZwCVueco&feature=related Acessado em: 29 set. 2011.

Depois faça uma pesquisa em reportagens, artigos, case sobre empregabilidade, em relação aos aspectos como: perfil do empreendedor, vantagens, oportunidades.

A partir do vídeo e pautando-se em sua pesquisa, escreva um texto de 10 a 15 linhas, levantando no mínimo 4 aspectos fundamentais para conquistarmos uma postura empreendedora dentro do atual mercado de trabalho. (3,0 pontos)

Orientações:

• Realize leituras de artigos ou outro material externo ao livro didático.

• Os textos motivadores não devem ser copiados;

• O texto deve ser escrito de forma fundamentada;

• Linguagem coesa e coerente;

• Cite as fontes da pesquisa;

• Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências.

Hoje não somos preparados para empreendedorismo, pois não somos educados para tal situação, conforme o vídeo enfatiza, somo programados a sermos empregados sem ação apenas para executar e isso esta fazendo com que “percamos para nós mesmo”, estamos preocupados como novos mercados e principalmente com a china, esta situação não seria tão grave se tivéssemos mais preparados ou mesmo mais empreendedores, isso não é só criar ou enventar algo novo nem tão pouco abrir uma empresa e sim inovar sempre. Na super interessante do mês de julho saiu como reportagem principal os psicopatas do trabalho onde a reportagem aborda que este tipo de profissional esta cada vez mais comum e que pode tomar seu lugar e até mesmo lhe demitir, por isso estamos que esta cada vez mais com um passo a frente, temos que ser dinâmicos esta sempre inovando (sendo empreendedor) assim estaríamos imunes a este tipo de profissional e ainda garanteriamos e evolução da organização. Temos sempre que estar aplicando o OPEN em todos os sentidos e aspectos, este tipo de profissional estará garantindo sua empregabilidade e imune a os psicopata do trabalho que esta sempre esperando o seu deslize para lhe colocar para o fim da fila.

Acredito que os aspectos para possuir uma postura empreendedora dentro do mercado de trabalho são: humildade (reconhecer que opinião de seu colega traz mais resultado que a sua), aprendizado constante (esta sempre atualizado, pois esta preparado na hora certa conta muito), possui um network amplo não só em sua área (conhecer pessoas de todos estilos e funções) e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com