TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas Nas Organizações

Ensaios: Gestão De Pessoas Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3CONCLUSÃO .........................................................................................................10

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

No mundo contemporâneo temos o aprofundamento das pesquisas científicas que tem sua gênese na terceira evolução industrial, para que as tecnologias que são apresentadas nos dias atuais fossem desenvolvidas, foram necessárias varias pesquisas tecnocientíficas.

O quadro referencial onde a tecnologia é o pano de fundo, os fenômenos sociais ocorrem a partir dela e a nossa mentalidade, nossa linguagem e a nossa maneira de estrutural é para um pensamento onde são influenciados por essas tecnologias.

2 DESENVOLVIMENTO

Estamos vivendo num tempo de inovação, tempo de informatização, competitivo ao extremo, e o estudo das teorias de administração nos ajuda a compreender os processos fundamentais e, baseado nisso, a escolher uma linha eficaz de ação. Em essência, uma teoria é um conjunto coerente de pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis. Portanto, as teorias válidas permitem-nos prever o que acontecerá sobre certas situações.

O estudo das teorias da administração também mostra de onde retiramos alguma de nossas idéias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas.

As teorias nos conscientizam do ambiente empresarial. À medida que for estudando as diferentes teorias, passaremos a ver que cada uma delas é produto de seu ambiente - das forças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas presentes num dado tempo e lugar.

As teorias são uma fonte de novas idéias, elas nos dão a chance de assumir um ponto de vista diferente com relação às situações do cotidiano.

Tudo em nossa sociedade é fruto das organizações que não vive ao acaso, precisam ser administradas. E para que as organizações possam ser administradas elas precisam ser estudadas, analisadas e conhecidas. Segundo Chiavenato, a administração tornou-se uma das mais importantes áreas de atividades humana devido a época de complexidade, mudanças e incertezas em que vivemos, onde a base fundamental da sociedade é o esforço cooperativo do homem e administrar se torna imprescindível para solução de problemas, possibilitar a consecução de objetivos e garantir a sobrevivência. Administrar é fazer as coisas através das pessoas. A aplicação dos princípios da administração pode fazer com que os problemas enfrentados pelas Organizações sejam minimizados ou até mesmo evitados.

Dentre várias teorias destacam-se duas importantes. Administração Científica que foi desenvolvida nos Estados Unidos por Frederick Winslow Taylor no início do século xx. E nos permitem identificar as contribuições, fazendo compreender melhor as organizações, guiando ainda hoje em muitas decisões, permitindo comparar e contestar as proposições apresentadas e trazendo respostas a muitas dúvidas relacionadas às organizações. Outros nomes importantes que aplicaram os princípios da administração científica em seus negócios são Lawrence Gantt, Harrington Emerson, Frank Gilbreth, Lilian Gilbreth e Henry Ford.

A principal característica dessa teoria é a organização científica no trabalho, pois os operários da época eram desorganizados e procuravam desenvolver seus próprios métodos, pensavam e agia por si próprio, usavam ferramentas que eles achavam mais convenientes, e com esse método gerava várias maneiras de fazer um mesmo trabalho.

Taylor desenvolveu então uma análise científica de trabalho que tinha como objetivo simplificar e racionalizar o trabalho exercido pelos funcionários que enfatizava o método de planejamento, especialização, controle e remuneração, privilegiando as tarefas de produção. E a de Fayol que tinha como principais funções a de planejar, comandar, controlar e coordenar e considerava a obsessão pelo comando, a empresa como um sistema fechado e a manipulação dos trabalhadores.

Após a teoria de Taylor surge então em 1940, Elton George Mayo, que é o criador da Teoria de Recursos Humanos, que foi basicamente um movimento de reação e oposição à Teoria da Administração, com ênfase voltada para as pessoas.

Segundo Maslow, as necessidades humanas estão dispostas em níveis em uma pirâmide, descrevendo uma hierarquia de importância e influência. O homem é motivado por necessidades organizadas em uma hierarquia de relativa prepotência. McGregor resumiu de maneira excelente a teoria de Maslow estruturada em cinco níveis: Necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e necessidades de auto-realização.

A origem do surgimento dessa abordagem foi a necessidade de humanizar e democratizar a administração, representa uma transferência da ênfase anterior, colocada nos aspectos técnicos e formais da administração para o aspecto psicológicos do trabalho. Compreendo em dois assuntos distintos que são a análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho e a adaptação do trabalho ao trabalhador.

E assim dando motivação ao trabalhador já que ela aborda o lado humano das organizações.

Muito importante dizer, que a comunicação é a transição da informação de uma pessoa para a outra ou de uma organização para outra; é um processo complexo pelo qual a informação é compartilhada e compreendida por duas ou mais pessoas, geralmente com a intenção de influenciar o comportamento humano. A comunicação no ambiente organizacional deve ser de suprema importância e tratada como um objetivo a ser sempre cumprido. A comunicação ou a falta dela tem sido um dos principais problemas nas empresas hoje em dia.

No mundo globalizado em que nos encontramos, fica cada vez mais claro e obvio a importância das pessoas para o sucesso de uma organização.

Com o passar dos tempos, a humanidade veio aperfeiçoando seu processo de comunicação. Primeiro veio a comunicação através da fala, depois a escrita, após o telefone e por fim a internet. No início dos tempos, o homem se comunicava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com