TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Artigos Científicos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

Anhanguera Educacional – Faculdade Anchieta

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Turma 4AN

Gestão do Conhecimento

Giseli Franceschi dos Santos – 48.019.209-72

Aula-tema 03: Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional

São Bernardo do Campo, 06 de outubro de 2013.

Escreva um texto de até 20 linhas com o seguinte tema: “Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?”. Pesquise exemplos na internet e faça uma correlação com o conteúdo visto até o momento (não se esqueça de citar as fontes).

Gestão do Conhecimento: Quais as dificuldades que as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimentos novos?

Muito tem se falado sobre a Gestão do Conhecimento. As empresas estão cada vez mais propensas a investir nesse tipo de gestão que traz muitos benefícios para as organizações.

O século passado consagrou-se pelo desenvolvimento tecnológico e parece ter indicado que o homem abriu uma via na qual não pode mais parar de perseguir avanços, com uma ousadia cada vez maior. [Porém neste século, devido aos avanços tecnológicos, cresce de forma vertiginosa o empenho em busca de valores,] e justiça na construção de um novo modelo de organização. Nunca em toda a histórica, a busca de conhecimento foi tão urgente, principalmente no que diz respeito a setores de prestação de serviços ou de tecnologia.

No Brasil não é diferente. Está em crescimento a figura do gestor do conhecimento. As grandes empresas como Siemens, Petrobrás, Aços Villares, Camargo Correa, Copersucar, entre outras, criaram este cargo. Muitas empresas ainda possuem uma visão de modelo reducionista, fracionado, esse modelo é baseado no que chamamos de conhecimento não compartilhado ou não desenvolvido, são experiências que, de certa forma enriqueceriam as empresas que se propusessem a ouvir seus colaboradores na busca por melhorias internas e não somente em focar de forma isolada um problema. Se o departamento contábil, o administrativo ou o gerencial se isolar e não tratar seus problemas com a visão de que ele faz parte do todo como ficaria o todo? Então não se poderia avaliar o todo, pois se todos os departamentos agissem de forma isolada deixado que problemas ocorridos em outro departamento venham se tornar uma bolha prejudicial para o todo a soma o trabalho de todos em prol da organização se tornaria um desastre.

Algumas empresas brasileiras encontram dificuldades na criação de conhecimento novo, pois:

- Não dão muita importância para visão geral de seu negocio, às vezes, por exemplo, estão só focadas nas reduções de custos, ou em resolver problemas localizados e se esquecem de que cada departamento esta ligado a outro departamento de forma que todos devem cumprir suas responsabilidades em manter o organismo da empresa saudável buscando o interesse comum que é um bom serviço ou produto de acordo com necessidade do seu ciente final

- Não conseguem levar o conhecimento para o funcionário e mantê-lo atualizado.

- Tendência das pessoas de reter seus conhecimentos, mesmo as que não fazem intencionalmente podem simplesmente não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com