TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Dissertações: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

CAROLINE VALENSOELA DA LUZ- RA 6394232855

CRISTIANE CONCEIÇÃO RODRIGUES SEVERO- RA 6578262942

FRANCIELLE PADILHA ALMEIDA- RA 6791428168

GISLAINE PIBER ALVARES- RA 6574311332

JANDA IARA SCHLUPMANN- RA6582320899

GESTÃO DO CONHECIMENTO

José Pedro Gomes Klein

Maurício Dias

AleczandraKrysna Michalski Piazza

Porto Alegre-RS

Junho/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................3

1GESTÃO DO CONHECIMENTO........................................................................................4

1.1 Definição...........................................................................................................................4

1.2 Sua importância para as empresas....................................................................................7

1.3 Características...................................................................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre o tema Gestão do Conhecimento dentro das organizações e a forma com que cada empresa retém a informação transformando-a em conhecimento.

O objetivo básico é fornecer ou aperfeiçoar a capacidade intelectual da empresa para as pessoas que tomam diariamente as decisões que, em conjunto, determinam o sucesso ou fracasso de um negócio.

O objetivo deste trabalho é o melhor entendimento sobre a definição e o conceito de Gestão do Conhecimento. Entender suas dimensões, além de identificar e comparar a forma com que cada empresa aplica a sua GC, sua importância para as organizações e por fim identificar as principais características dentro de um contexto global de concorrência.

Para melhor entendimento de Gestão do Conhecimento, nosso trabalho foi dividido em tópicos, cada um explicando sua importância dentro das organizações. O primeiro tópico explica seu conceito que seria sistema de gerenciamento corporativo, ou seja, significa organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato, a capacidade da empresa de gerar, transformar e gerenciar a informação, tanto interna como externa, se tornando acessível a todos os colaboradores interessados. O segundo tópico fala sobre os tipos de conhecimento que são o explícito e tácito, colocando-os em prática para que possa ser passado para os outros. Fala também da importância de valorizar o conhecimento das pessoas dentro da empresa, entre outros que será melhor explicado no decorrer dos relatórios.

E por fim, mostraremos os Clusters que são os agrupamentos de empresas inter-relacionadas, que se vincula por elementos comuns, que dê certa forma vem despertado grande interesse devido aos bons resultados alcançados.

A metodologia utilizada neste trabalho foi a bibliografia sugerida em todas as etapas da ATPS, sendo elas artigos e pesquisas relacionadas ao tema principal deste trabalho e também a análise de filme.

1 GESTÃO DO CONHECIMENTO

1.1 Definição

Informação somente existe quando não restam mais dúvidas, tendo a clara definição da gestão, transformamos todo o conteúdo em conhecimento. Mesmo que temporário o conhecimento é o registro das informações em um determinado contexto. Portanto, o conceito de conhecimento pode ser como, informação registrada e resumida. A aprendizagem resgata as informações, que ficam para trás em nossa memória, mas na medida em que as abordamos novamente para produzir nossas incertezas, elas entram em cena, mas, precisamos sempre inovar.

As organizações são constituídas de indivíduos que se relacionam de acordo com a cultura, agem de forma autônoma, mantendo uma relação com a finalidade de realizar um ou mais propósitos.

As organizações podem mostrar propriedades comuns a todos os sistemas abertos e de segunda ordem, tais como desordem, realimentação, diferenciação e finalidade, hoje, com a evolução da tecnologia da informação à gestão do conhecimento, destacam-se a possibilidade e o valor do trabalho cooperativo, integrando talentos humanos como diferencial importante de competitividade. Por ser uma disciplina nova no campo da administração, a gestão do conhecimento ainda é objeto de uma variedade de abordagens, definições e percepções. O que se deve fazer para favorecer a criação do conhecimento?

Estimular funcionários com mesa de conversação, palestras, workshops, espaço para criticas e sugestões.

Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

As empresas devem se adequar radicalmente ao novo conhecimento, mesmo que continuem com métodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informação e serviços, e não somente bens físicos.

Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando. Normalmente quem tem o conhecimento tem um bom crescimento dentro da empresa e consecutivamente tem um ótimo futuro dentro desta organização. “A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com