TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Artigos Científicos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Tema 2: Empresa do Conhecimento, Conhecimento Interorganizacional e Síntese do Conhecimento Modular e Integral

1) Defina e diferencie o que é o conhecimento explícito e o que é conhecimento tácito.

Resposta: O conhecimento explícito é o que pode ser expresso em palavras, números ou sons, e compartilhado na forma de dados, fórmulas científicas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais. Este pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal e sistematicamente.

Já o conhecimento tácito não é facilmente visível e explicável. É altamente pessoal e difícil de formalizar, tornando-se de comunicação e compartilhamento dificultoso. As intuições e os palpites subjetivos fazem parte do conhecimento tácito, que está profundamente enraizado nas ações e experiência corporal do individuo, assim como nos ideais, valores ou emoções que ele incorpora.

2) Com base nas suas experiências escolares e vivências do seu cotidiano, faça uma síntese, com a sua opinião, sobre a afirmação: A Criação do Conhecimento é de extrema importância para o sucesso da empresa.

O aluno deve dar sua opinião sobre criação do conhecimento nas empresas, ele pode responder dando exemplos do que viveu. De qualquer forma, espera-se que ele diga sobre o conhecimento tácito e ex¬plícito. Que ele aborde as diferenças do conhecimento individual, organizacional e interorganizacional. E explique sobre a importância de se criar e reter conhecimentos nas empresas para visibilidade da organização.

3) Qual a melhor estratégia para enfrentar as mudanças causadas pelo ambiente? Justifique sua resposta.

Como as tecnologias se expandem, os concorrentes aumentam a cada dia e os produtos ficam obso¬letos a empresa precisa acompanhar esse ritmo e a melhor forma de se fazer isso, é gerando novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com