TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Trabalho Escolar: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

O Cirque du Soleil é tradicionalmente conhecido pela qualidade e perfeição do trabalho realizado ao longo do tempo em que existe.

Em linhas gerais, de forma evidente, podem ser citados três itens que tornam a organização diferente das demais empresas do seu setor (entretenimento) e até mesmo destacando-se mundialmente podendo ser tomada como exemplo para empresas de qualquer setor.

1 – Persegue sempre a excelência;

2 – Qualidade é algo percebido em tudo o que é feito;

3 – Inovação é algo que recebe foco total.

Especialista no que faz, “vende ilusão” então se preocupa muito com isso e faz de forma impecável.

A combinação do trabalho dos artistas, diretores equipe de bastidores cria um espetáculo completamente original, que deixa a plateia deslumbrada. O Cirque é reconhecido em praticamente todo o lugar que vai. São necessários muito trabalho e talento para realizar um espetáculo do tamanho e magnitude dos eventos realizados.

Inovar não é uma tarefa fácil, algo que está presente em tudo o que é feito neste exemplo real analisado no presente relatório. Além disto, é interessante ressaltar que em se tratando de uma empresa de entretenimento, é indispensável o controle no que se refere aos assuntos financeiro, lucros e questões afins. Mais do que o controle é importante alcançar o equilíbrio, algo que também não passa despercebido conforme consta, no trecho da palestra realizada na FGV/SP – Fundação Getúlio Vargas para alunos do curso de Administração de Marco D’Amico, vice-presidente sênior de Marketing do grupo, transcrito abaixo:

“A primeira chave para a abertura do nosso sucesso foi sempre estabelecer e manter um equilíbrio entre arte e comércio. É extremamente difícil ter essa balança hoje em dia. E pouquíssimas empresas conseguem, especialmente aquelas que lidam com sentimento e entretenimento ao vivo.”

Fonte: Cirque Du Soleil: aula de empreendedorismo e inovação | Portal Carreira & Sucesso

Ameaça de Novos Entrantes

O Cirque du Soleil estabeleceu enormes barreiras aos novos entrantes em seu mercado de entretenimento, ao desenvolver um padrão de qualidade e inovação insuperável em seus espetáculos. Trabalhando para encantar e surpreender cada vez mais seus clientes, torna-se muito difícil para qualquer concorrente superá-los e roubar seus melhores clientes.

Poder de barganha dos fornecedores

O Cirque du Soleil trata fornecedores como parceiros e aliados na busca incessante pelo total encantamento do cliente, busca formar equipes multidisciplinares internas e externas, fomentando inovação em todos seus setores. Dessa forma evita que os fornecedores façam pressão em seu negócio, ganhando-os como aliados na obtenção de lucro através do entretenimento.

Poder de barganha dos clientes

No Cirque du Soleil, toda inovação é voltada para a experiência do cliente, no Cirque a inovação é tão desenvolvida que eles se tornaram únicos no mercado, impossibilitando os clientes de migrarem para outros fornecedores de entretenimento semelhante. O poder de barganha dos clientes foi altamente diminuído, garantindo um grande vantagem competitiva para o Cirque.

Ameaça de produtos substitutos

O Cirque du Soleil está sempre a frente do mercado, inovando, se reinventando e substituindo a todo momento seus próprios produtos, portanto eles eliminam as ameaças de produtos substitutos pois eles próprios se dispõem a estar criando estes produtos substitutos.

Intensidade da rivalidade entre empresas concorrentes

Pela sua excelência e tradição, o Cirque du Soleil atua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com