TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Artigos Científicos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

Definição de Cluster

Cluster é um conjunto de empresas que possuem características semelhantes, desenvolvendo as mesmas e ou atividades similares, colaborando entre si, buscando uma vantagem competitiva a fim de se destacarem no mercado.

O artigo sugerido apresenta os principais conceitos de cluster na visão de diferentes autores.

Para Altenburg e Meyer-Stamer (1999) cluster é um aglomerado de firmas de tamanho considerável que têm uma forte característica de especialização e comércio inter-firmas.

Suzigan (2002) considera cluster ou SPL (Sistema produtivo local) como um aglomerado geográfico de empresas de tamanhos variáveis, que desenvolvem as mesmas atividades ou atividades similares, contando com a participação de seus fornecedores e prestadores de serviços.

3.1 Pesquisa em organização

Empresa Walmart Brasil: A WMBatua no Brasil há quinze anos, abriu a sua primeira loja no Brasil em 1995. Em 2004 o Walmart adquiriu as lojas da Rede Bompreço na região nordeste e em 2005 adquiriu as lojas da rede Sonae. Em 2010, a empresa anunciou a abertura de cerca de 100 novas lojas e 10 mil novos postos de trabalho. Atualmente 2012, o Walmart Supercenter possui 49 lojas da bandeira, presentes em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. A rede possui ao todo, incluindo todas as bandeiras - Walmart Supercenter, Hipermercados BIG, Hiper Bompreço, Supermercado Bompreço, Mercadorama, Nacional, Maxxi Atacado, TodoDia, e Sam's Club - mais de 454 lojas espalhadas pelo país.

Em comparação aos artigos estudados, a empresa Walmart Brasil utiliza e incentiva como gestão de conhecimento.

A intervenção dos lideres no processo de GC fica claro em programas como avaliação de desempenho (ferramenta utilizada para avaliar o desempenho do associado no ano que passou, estipular metas e desafios para o próximo ano e avaliar o conhecimento adquirido durante o período avaliado), e o programa de sucessão onde os lideres preparam e desenvolvem seus associados para que os mesmos possam se tornar futuros lideres na organização, tendo assim um processo contínuo onde o conhecimento, é passado pela liderança assegurando que o conhecimento fique dentro da empresa.

Há ainda na WMB o processo de mentorado, onde o associado faz o convite para que um gerente ou diretor que não seja seu líder direto seja seu mentor na empresa, o convite sendo aceito, há uma programação de encontros mensais agendadas previamente. O processo consiste em 12 encontros com duração de um ano, onde a experiência pessoal e conhecimento obtido pelo mentor na empresa são repassados ao seu mentorado.

Ainda encontramos como ferramentas de GC na organização a elaboração de treinamento e de manuais para cada processo, desde a linha de loja com os operadores de caixa até setores corporativos como folha de pagamento.

Os treinamentos são desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada ar

3.4 Auto-análise da Eficiência dos Integrantes da Equipe

Os integrantes do grupo do pólo a distancia Cuiabá/MT, ao elaborar uma autoanálise de sua eficiência , concluíram que o trabalho em equipe desenvolve-se em bom nível pois todos tem o mesmo objetivo (foco), com prazos pré-determinados, divisão de tarefas, bem como todos se auxiliam na execução destas tarefas até alcançarem o objetivo final.

Quanto à criação do conhecimento, também desenvolvemos corretamente uma vez que cada integrante busca o aprendizado em diversas literaturas, sites, ou pessoas do ramo estudado e após transmite esses conhecimentos aos demais informalmente, para que assim um novo conhecimento seja criado e documentado através dos próprios trabalhos.

Para o enfrentamento da concorrência global, os integrantes do grupo procuram o aprimoramento técnico e pessoal, sendo a criação de conhecimento e inovação o diferencial competitivo para esta situação.

Conforme observamos na elaboração da atividade, o conhecimento é criado apenas pelos indivíduos. As organizações não criam conhecimento elas apenas apóiam e estimulam as atividades criadoras do conhecimento pelos indivíduos. Sendo assim, nós como indivíduos devemos fazemos parte desse mecanismo de criação e disseminação do conhecimento dentro das organizações que trabalhamos e quando no papel de líderes dessas organizações, temos a real noção da importância da valorização dos colaboradores para criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com