TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão do Conhecimento

É um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

A Gestão do conhecimento tem como objetivo controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a mesma possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.

A criação do conhecimento novo nas organizações é favorável através da busca na melhoria de desempenho das organizações, através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extracção, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação.

Acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.

As empresas bem sucudidas são as que criam novos conhecimentos, disseminam-no pela organização e o incorporam rapidamente em novas tecnologias e produtos, cujo negócio principal é a inovação constante.

Fazer com que todos os colaboradores da organização se apropriem desse conhecimento não é tarefa fácil, pois toda mudança provoca reações positivas ou negativas, nem todos estão dispostos a sairem da zona de conforto. As empresas enfrentam grandes dificuldades na implantação deste. Altos custos dificultam, e problemas na cultura organizacional da empresa, pois quando uma empresa (dono, gestores e funcionários) estão acostumados ao trabalho manual, ou a uma forma de trabalho, implantar outra cultura, automatizar ou qualquer quer seja a mudança, bate de frente a forma de trabalho que estão acostumados, e isso causa divergências e problemas. As pessoas tendem a se acomodar com um estilo de vida, e tira-las disso requer planejamento e tempo. Por isso, a empresa deve planejar e estudar todos os possíveis erros, pois o que deveria ser um crescimento acaba se tornando um transtorno, ocasionando gastos desnecessários e prejuízos a instituição.

As pessoas, o capital humano, tornam-se fontes geradoras de receita; a informação, ferramenta para a comunicação; e o relacionamento torna-se algo interativo e decorrente das redes pessoais. A gestão de uma organização precisa assim gerenciar seu capital humano e o conhecimento requerido e produzido. Seu novo desafio é alinhar a gestão destes capitais intangíveis com o planejamento estratégico da organização, de forma que agreguem valor aos processos de negócio e criando vantagem competitiva para a organização.

Para que as organizações consigam reter o conhecimento dos funcionários, estas devem reconhecer a importância do capital intelectual, pois são eles que agregam valores para que a organização alcance seus objetivos estratégicos. Manter seus colaboradores motivados é o papel da empresa criadora do conhecimento. O novo conhecimento começa sempre com o indivíduo, ou seja, é pessoal, e pode ser transferido em conhecimento organizacional para a empresa como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com