TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Ensaios: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2013  •  3.440 Palavras (14 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO 1º SEMESTRE 2012-1

DISCIPLINA: GESTÃO DE CONHECIMENTO

TUTOR PRESENCIAL: KATIA CESAR VIANA COSTA

POLO: SÃO LUIS-MA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE GESTÃO DE CONHECIMENTO

EQUIPE: Christian Reis RA - 366932

Cristiane SilvaRA - 375509

Elis Rangel Machado Silva RA -353302

Johnata P. C. SirqueiraRA - 359938

Liliane Fraga RA - 349922

Jakeline de Carvalho Ribeiro RA – 359934

São Luis-MA

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO....................................................................................04

2.1 GESTÃO DE CONHECIMENTO....................................................................04

2.2 O TRABALHADOR E O TRABALHO DO CONHECIMENTO..................08

2.3 CONDIÇÕES QUE FAVORECEM A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO.............................................................................................09

2.4 BARREIRAS DO CONHECIMENTO..............................................................11

3. CONCLUSÃO.....................................................................................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 . INTRODUÇÃO

A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.

Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.

É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management) se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE CONHECIMENTO

É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal. Define-se como uma infra-estrutura criada pela organização para implantar os processos e os procedimentos que, atuando sobre uma base de dados , de informação e de conhecimentos estruturada em torno da problemática de inovação dos clientes , permitam a utilização do capital intelectual da organização para gerar os serviços e os produtos necessários para contribuir ao aumento da competitividade de suas empresas clientes.

É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos.

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores.

Mas como podemos definir conhecimento? A melhor resposta para esta questão poderia advir de uma análise simples do nosso desenvolvimento pessoal, como por exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com