TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Exames: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  4.003 Palavras (17 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO

PROFESSOR: MAURÍCIO DIAS

Gestão do Conhecimento

PAU DOS FERROS - RN

20 DE JUNHO DE 2013

INTRODUÇÃO

Iremos iniciar uma etapa falando de vários tópicos que todos estão relacionados em um único fator Gestão do Conhecimento dentro de uma organização, hoje em dia é a ferramenta que o ser humano usa em pratica para por seu conhecimento atualizado no decorrer dos anos.

O conhecimento vem crescendo a cada dia mais no mundo e com isso as pessoas, as empresas atualizam seus conhecimentos em comunicação. O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na década da época industrial, por esse motivo é bom conhecer as empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo de informação. As organizações estão buscando informações para adquirir inovações e fazer com que a competitividade do conhecimento vire uma mistura de experiência, informação, valor, intuição e assim habilitamos avaliar o processo de informações e experiências na mente do ser humano.

Afinal a Gestão do Conhecimento é aproveitar o máximo de habilidades, compartilhar seus conhecimentos, é o que manifesta a capacidade de analise de decisão e conhecimento levando em consideração a empresa tem vocação para a criação de desenvolvimento de novos produtos, tem estrutura para desenvolver inovação tecnológica.

.

Definições de Gestão do Conhecimento

Por Fernando Rebouças

O termo “Gestão do Conhecimento” provém do inglês “Knowledge Management” (KM), e trata-se de uma área de atuação transversal entre as diversas disciplinas relacionadas, sobretudo, à gestão estratégica, teoria das organizações, sistema de informação, gestão da tecnologia, e às áreas mais tradicionais como a economia, sociologia, psicologia, marketing, entre outras.

A gestão do conhecimento é reconhecida como um recurso estratégico inserido nas empresas e no cotidiano das pessoas. Estamos na era do conhecimento, sabemos que, num processo lógico, toda experiência e informação gerada pelo ser humano em sociedade torna-se em conhecimento, conhecimento presente nas bancas acadêmicas, nos livros e nas enciclopédias virtuais.

Para ser mais competitivo no campo profissional, para uma empresa crescer e para uma pessoa viver melhor é necessário conhecimento e seu domínio em determinadas áreas. Conhecer é conquistar, elaborar e praticar melhor; porém, saber muito, por si só, não significa melhor nível de competitividade.

Por Luiz Carlos

De acordo com o professor Luiz Carlos professor da equipe de monografia de base e TCC monografias de auxiliar para TCC monografia com metodologia.

Gestão do Conhecimento quando trabalhado ou aplicado em conjunto haverá uma resolução significativa de problemas gerando vantagens competitivas sustentáveis no tempo. Além de ser uma disciplina emergente que tem como objetivo gerar compartilhar e utilizar o conhecimento tácito e explicito existente num determinado espaço para gerar respostas as necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento.

Comparação entre autores

Tanto Terra como Fernando Rebouças e Tanto Luiz Carlos, os dois autores pesquisados, enfatizam a importância da Gestão do Conhecimento nas organizações. Fernando Rebouças destaca a Gestão do Conhecimento como elaborar e praticar melhor; porém, saber muito, por si só, não significa melhor nível de competitividade. Já Luiz Carlos e a questão do envolvimento do comportamento humano dentro das organizações.

A Gestão do Conhecimento pode e deve ser aplicada nas empresas, abaixo citamos alguns exemplos de empresas de grande porte que já se utilizam desta importante ferramenta:

Empresas que investe em Gestão do Conhecimento.

A Petrobras investe em diversas técnicas de Gestão de Conhecimento, como metodologia de lições alinhada à aprendizagem organizacional, na área de Engenharia (Diretoria de Serviços), por exemplo. Já a Diretoria de Exploração e Produção, onde atua nossa amiga Luciana Vila Nova, investe em metodologias de lições aprendidas e possui diversas Comunidades de Práticas (CoPs), dentre elas a de Gerenciamento de Projetos, implantada há 18 meses.

O Projeto Memória da Produção da TV Globo permite maior agilidade e eficiência às futuras produções, não havendo necessidade de iniciar uma produção a partir do zero. Figurinistas, cenógrafos e produtores de arte podem utilizar como referência estudos e pesquisas realizadas anteriormente por outras produções. O Projeto Memória da Produção contribui também para a preservação do conhecimento acumulado ao longo dos 40 anos de experiência da TV Globo em produção de programas de entretenimento.

Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Segundo as ideias de NONAKA & TAKEUCHI, o conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de agir no mercado, disponibilizando produtos, serviços ou sistemas, a partir dos conhecimentos e relacionamentos dos seus empregados. Para atingir este objetivo o conhecimento deve ser disseminado entre seus empregados. A criação desse conhecimento é um processo que envolve tanto o conhecimento explícito (aquele transferido em linguagem formal e sistemática) quanto o tácito (que é pessoal, difícil de ser formulado e comunicado), uma interação que ocorre repetidamente. Os compromissos de cada indivíduo surgem de notificação com o grupo e o entendimento da missão de sua empresa tornam-se indispensáveis para a criação do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com