TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 11

Que fatores facilitam a gestão do conhecimento em um cluster de empresas?

What factors facilitates the management of the knowledge to cluster of companies?

¿Qué factores facilitan la gestión del conocimiento en un cluster de empresas?

Raphaela Maria de Castro e Silva Vidal*, Marcos André Mendes Primo** y Claudemir Inacio dos Santos***

Recibido: 08-04-2009 - Aprobado: 10-05-2009

--------------------------------------------------------------------------------

Contenido

1. Introdução

2. Metodologia

3. Gestão do conhecimento

4. Cluster

5. Fatores que facilitam a gestão de conhecimento em um cluster de empresas

6 considerações finais

Referências bibliográficas

--------------------------------------------------------------------------------

RESUMO:

O diferencial competitivo torna-se essencial para a sobrevivência das empresas. Neste contexto, surge o formato de cluster de empresas e a gestão do conhecimento como novos interesses dos gestores. Este artigo é teórico, cujo objetivo é discutir os fatores que podem facilitar a gestão do conhecimento em um cluster de empresas. E torna-se relevante pelas correlações efetuadas entre os arcabouços teóricos de gestão do conhecimento e de cluster, uma vez que foi identificada escassez de obras que focassem nessa abordagem. Os resultados evidenciam que o ambiente organizacional, cultura organizacional e apoio da alta administração contribuem para o processo.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento; Cluster; Empresas.

ABSTRACT:

The competitive advantage become essencial to make firms survive. In this context, the cluster of firms model, and knowledge management are highlighted as a managers´ new interests This article is a theorical study and become relevant because makes co-relations between knowledge management literature and Cluster literature, because it was identifyed there is scarcity of studies that focuses on this approach. The findings point organizational enviroment, organizational culture and the boarder´s support contibute to doing knowledge management in the cluster of firms

Key words: Knowledge Management; Cluster; Firms.

-

RESUMEN:

El diferencial competitivo es esencial para la supervivencia de las empresas. En este contexto, surge el formato de cluster de empresas y la gestión del conocimiento como nuevos intereses de los gestores. Este artículo es teórico, cuyo objetivo es discutir los factores que pueden facilitar la gestión del conocimiento en un cluster de empresas. Es relevante por las correlaciones efectuadas entre los esquemas teóricos de gestión del conocimiento y de cluster, una vez que ha sido identificada la escasez de estudios que aborden los temas. Los resultados evidencian que el ambiente organizativo, cultura organizativa y apoyo de la administración contribuyen al proceso.

Palabras-clave: Gestión del conocimiento; Cluster; Empresas.

1. Introdução

O mundo contemporâneo é caracterizado por rápidas transformações na estrutura social, econômica, política e tecnológica, que pressionam as organizações a desenvolver capacidades essenciais e sustentáveis, voltadas para a inovação como forma de obter longevidade e competitividade. Estas transformações incluem a idéia de organização como um sistema de geração de conhecimento e a idéia de trabalho como uma forma de desenvolvimento humano.

A iminência desta nova era condicionará a sobrevivência das organizações a sua adaptabilidade às constantes mudanças ambientais. Neste contexto, as empresas serão submetidas a desafios que exigirão capacidade de adaptação para atender rapidamente aos acontecimentos do meio em que atuam e para garantir a sua sobrevivência e desenvolvimento.

Neste ambiente, o conhecimento é apontado como a única fonte de vantagem competitiva duradoura (NONAKA; TAKEUCHI, 1997) e como o principal ativo intangível, podendo ser, talvez, a mais importante e valorizada tendência das empresas (ZIMMER; BOFF, 2005). Para estes autores, as empresas têm necessidade de gerir sistematicamente os conhecimentos existentes com o intuito de permitir a criação de novos conhecimentos.

A gestão do conhecimento é um campo de estudo relativamente novo em que as organizações procuram desenvolver, aliando-se à aprendizagem organizacional, como forma de captar conhecimentos-chave indispensáveis que agregarão valor ao negócio e constituirão vantagem competitiva. Este processo começa a partir do conhecimento individual que evolui para o conhecimento organizacional, por isso, alguns autores (NONAKA; TAKEUCHI, 1997; PROBST; RAUB; ROMHARDT, 2002) o dividem no plano individual e no plano organizacional. Nonaka e Takeuchi (1997) enfatizam que só as pessoas podem assumir papel central no processo de criação de conhecimento.

O objetivo central da gestão do conhecimento, a partir deste momento chamado de GC, é gerenciar e fomentar as capacidades da organização (CHOO, 2003). Probst, Raub e Romhardt (2002, p. 35) acrescentam que “o objetivo integral da GC é assegurar que o conhecimento presente em uma organização seja aplicado produtivamente em seu benefício”. O conhecimento aplicado deixa de ser coadjuvante em processos de tomada de decisão e passa a ser ator principal que pode conduzir a empresa à condição de vencedora. A busca, compartilhamento, absorção e assimilação de conhecimento são essenciais durante o processo.

No formato organizacional de cluster de empresas, em que os fatores de localização geográfica, articulação, cooperação e difusão de informações são características marcantes e fundamentais para o desenvolvimento de um aglomerado de empresas, o fluxo de conhecimento pode ser estimulado e potencializado. Levando em consideração as temáticas, GC e cluster, o objetivo do artigo é discutir os fatores que podem facilitar a GC em um cluster de empresas a partir dos modelos de Nonaka e Takeuchi (1997),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com