TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Artigos Científicos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  4.281 Palavras (18 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho acadêmico, serão apresentadas noções e informações a cerca do tema “Gestão do Conhecimento” .

Essa disciplina vem se mostrando cada vez mais importante dentro das Organizações, e promovendo investimentos, cada vez mais significativos.

Ao adotar a Gestão do Conhecimento, a empresa adotada uma nova postura. Ou seja, passa a investor nos colaboradores e em seu capital intelectual, gerando novos e benéficos frutos para ambos.

Sentindo-se mais valorizado e reconhecido, o profissional trabalha melhor e produz mais. Proporcionando melhores condições à ele e à Organização.

Uma empresa que visa o crescimento e o desenvolvimento, deve investir na Política da Gestão do Conhecimento.

Para nos auxiliar nessa empreitada,contaremos com alguns dos mais renomados autores, dentre eles “NONAKA E TAKEUCHI”. Autores que nos propiciarão novas idéias e perspectivas.

Montar uma estratégia onde o capital intelectual é ponto chave e, predispor-se a executá-la, não tem preço.

Iniciemos nossos apontamentos.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento é definida como o processo que cria continuamente novos conhecimentos, os dissemina e os perpetua por toda a organização (NONAKA e TAKEUCHI, 2008).

Ela também pode ser entendida como a arte de criar valor a partir dos ativos intangíveis das organizações (SVEIBY, 1998).

A GC se relaciona com as diferentes vertentes do conhecimento, a partir de dados e informações até a contextualização, categorização, armazenamento, uso, disseminação, correção, compilação e reutilização do conhecimento (ROSSETTI e MORALES, 2007).

A Gestão do Conhecimento “se ocupa dos processos gerenciais e infra-estrutura física e digital que facilitam, favorecem e estimulam os processos humanos de criação, compartilhamento e uso de conhecimentos individuais e coletivos” (TERRA, 2005, p.

Uma das maneiras de se enfrentar as constantes mudanças e evoluções que ocorrem no ambiente organizacional é gerar, obter e aplicar conhecimento continuamente. Para Bukowitz e Williams (2002, p.17) “A gestão do conhecimento é o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual”.

Conforme Woida e Valentim (2006, p.10) a gestão do conhecimento é compreendida como um novo processo necessariamente social e organizacional provido de estratégias, objetivos e etapas simultâneas, que visa num primeiro momento, desenvolver nas pessoas a capacidade de percepção, de criação de significado e de construção de conhecimento e, num segundo momento, visa desenvolver nas pessoas a capacidade de transformar o conhecimento em informação, conhecimento, assim como possam compreender a importância do compartilhamento do conhecimento que, muitas vezes, é entendido como perda da propriedade intelectual ou do poder frente às outras pessoas da organização. No entanto, na realidade esse compartilhamento irá auxiliar substancialmente a interação entre as pessoas e o crescimento individual e da própria organização. Conforme Miller (2002, p.58) convencer as pessoas a compartilharem seus conhecimentos é um grande problema existente nas organizações, pois ao considerarem que informação é poder, não estão dispostas a cedê-la facilmente.

Para uma organização realizar/aplicar os métodos e técnicas voltados à gestão do conhecimento, todos os seus colaboradores devem ser estimulados, por meio da cultura organizacional, a uma mudança de comportamento, além disso, é necessário que sejam valorizados por suas idéias e contribuições, de modo que todos saibam a importância de produzir e explicitar conhecimento individual para benefício da empresa como um todo.

A gestão do conhecimento é um processo dinâmico, se a organização não estiver alerta a isso, poderá fazer uso de vários recursos disponíveis, mas não estará tratando e utilizando o conhecimento gerado internamente de maneira eficaz.

Na gestão do conhecimento não basta apenas conectar as pessoas à informação, mas também, conectá-las umas as outras, porquanto maior for este vínculo entre os indivíduos, maior será a probabilidade de que o conhecimento corporativo fluirá.

A importância da gestão do conhecimento para a eficiência organizacional, ainda, não é do conhecimento de muitas empresas, contudo, aos poucos as empresas estão vendo a necessidade de trabalhar melhor a informação e o conhecimento gerados na organização e, nesse contexto, implantar a gestão do conhecimento pode contribuir enormemente para que a empresa permaneça no mercado durante muitos anos, pois saberá dar valor às informações que possui e ao capital intelectual das pessoas que atuam na empresa, facilitando a geração de novos conhecimentos a partir de uma maior integração entre seus atores.

A organização pode fornecer muitos instrumentos para fortalecer o pensamento livre, mas é mais importante estabelecer um ambiente no qual são encorajadas a criatividade, a experimentação e a receptividade (BUKOWITZ; WILLIAMS, 2002, p.107).

Conforme Valentim (2002) na gestão do conhecimento a complexidade está no reconhecimento e na inserção do conhecimento tácito e seu compartilhamento no espaço organizacional, ou seja, vários indivíduos da organização socializam seus conhecimentos, experiências, vivências, crenças, valores e sentimentos.

É necessário estabelecer uma cultura organizacional de forma que as pessoas possam compreender melhor o que se propõe a gestão do conhecimento, assim como possam compreender a importância do compartilhamento do conhecimento que, muitas vezes, é entendido como perda da propriedade intelectual ou do poder frente às outras pessoas da organização. No entanto, na realidade esse compartilhamento irá auxiliar substancialmente a interação entre as pessoas e o crescimento individual e da própria organização. Conforme Miller (2002, p.58) convencer as pessoas a compartilharem seus conhecimentos é um grande problema existente nas organizações, pois ao considerarem que informação é poder, não estão dispostas a cedê-la facilmente.

Assim, diante do que esplnamos acima, tornou-se necessário que apresentássemos algumas questões, que careciam ser abordadas neste trabalho:

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

O favorecimento do processo de conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com