TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Tese: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão de Conhecimento

As organizações atualmente buscam indivíduos com características diferentes para fazer interligações em sua empresa, adquirindo assim inovação tornando-se uma criadora de conceitos.

Com a inovação os novos conhecimentos e inicia com um individuo, seja por meio de um insight ou através da experiência de anos de um determinado colaborador na atividade. O ambiente corporativo deve apropriar-se para incentivar a relação harmoniosa e agradável do individuo inserido no mesmo, aumentando assim, as relações e interações.

Cultivar uma rede de relações integrando e compartilhando conceitos e valores gerando assim conhecimento através do aperfeiçoamento continuo em organização.

O conhecimento pessoal automaticamente e transformado em conhecimento organizacional, proveniente do individuo que sucessivamente repassa ao grupo que o codifica e completa a base de conhecimento da empresa.

Conversão do conhecimento:

Socialização (Tácito para Tácito): Compartilhar conhecimento diretamente com o outro sem explicação, apenas pela habilidade da observação.

Externalização (Tácito para Explicito): Converter seu conhecimento de anos de experiência em uma abordagem inovadora para o grupo.

Combinação (Explícito para Explícito): Reunir um grupo de informações de fontes distintas unificando-as para um novo todo.

Internalização (Explícito para Tácito): Atribuir conhecimentos, informações externas e internalizá-las, ampliar seu próprio conhecimento.

A criação do conhecimento é o caminho para a inovação, mas sabe-se que trata-se de um processo frágil, pois a Gestão do Conhecimento não se faz utilizando apenas técnicas de administração.Encontramos nas empresas americanas e japonesas a falta se esterilização de conhecimento tácito e explicito, faltando na sua gestão pontos a serem observados. Contudo a na empresa americana acontece o mesmo, porém de forma contrária, usam ,ais o conhecimento tácito, sendo que o explicito juntamente com o tácito é uma forma se gestão coerente, buscando aplicar os mesmos em situações pertinentes a forma de gestão.

Buscamos um exemplo de empresa moderna que esta utilizando da Gestão de Conhecimento para sua forma de gestão administrativa, trata-se do Cyber Web King Host, atua no seguimento de hospedagem de site, uma empresa inovadora, ambiente profissional bem estruturado e harmonioso. A gestão funciona de maneira clara e objetiva buscando parceria com o funcionário, deixando-o ciente de todos os passos e processos de mudanças na empresa. Esta organização tem como foco principal o investimento no profissional para que assim possam contribuir com a inovação e processo de modernização na empresa.

Conforme o tempo decorre muitas mudanças ocorrem, organizações têm passado por transformações de gerenciamento e conceitos administrativos, o conhecimento sempre esteve presente nas diversas eras econômicas.

Anteriormente as empresas tratavam seus colaborados como geradores de custos, sua base de poder era focada em hierarquia organizacional visando somente o capital financeiro e as habilidades humanas.

O novo paradigma do conhecimento busca melhoria do ambiente profissional com o foco empresarial no conhecimento e ênfase em inovações constantes.Embora a gestão do conhecimento não seja uma pratica nova utilizada as empresas estão somente agora valorizando-a como uma estratégia organizacional.

Com as novas formas de administração os termos técnicos utilizados anteriormente estão sendo inovados. Trocas de informações, coesão de grupos, diferentes tipos de conhecimento esta sendo aplicado.

A unificação de conhecimentos tácitos e explícitos vem tornando-se uma mistura de experiências para desenvolver um ambiente profissional inovador.

O conhecimento trata-se de um processo que o indivíduo constrói de acordo com sua formação, experiência, crenças e valores. Como é um processo individual, este conhecimento é denominado conhecimento tácito, ou seja, aquele que é difícil replicar.

A Gestão do conhecimento, principalmente em um ambiente organizacional, tem como objetivo tornar este conhecimento tácito em explícito, replicando e compartilhando com mais pessoas, e fazendo com que a empresa também se aproprie deste, por meio de estratégias de disseminação, como também através de ferramentas que possibilitem o registro e manutenção das informações.

Na empresa a gestão do conhecimento é realizada através de registros em sistemas, que permite o compartilhamento da informação, e consequentemente a construção do conhecimento, através de treinamentos internos, que buscam a interação entre teoria e prática, acelerando o processo de aprendizagem organizacional, como também através da autonomia permitida aos colaboradores, que podem, na medida em que conhecem mais a empresa, realizar atividades de forma autônoma.

Condições que favorecem a criação do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com