TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Exames: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A finalidade principal desta atividade é conhecer os conceitos apresentados sobre a matéria Gestão do Conhecimento, associando-os ao dia-a-dia de uma organização. Começaremos com a definição de conhecimento, a descrição do modelo SECI, a criação do conhecimento no ambiente organizacional, passando a gestão do conhecimento e como ela pode nos favorecer em nosso ambiente de trabalho.

Abordaremos a gestão do conhecimento como o processo de criar continuamente novos conhecimentos, aperfeiçoando métodos de trabalho, bem como adequando e criando novos produtos para que a organização sobreviva em nosso cenário atual de acirrada competitividade

Conceitos de conhecimento

Conhecimento é aquilo que se admite a partir da captação sensitiva sendo assim acumulável a mente humana, ou seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não.

O conhecimento é formado por dois componentes, o explicito e o tacito. O conhecimento explicito pode ser transmitido aos individuos, formal e sistematicamente, ja o conhecimento tacito esta vinculado aos comportamentos e experiencias do individuo, sendo dificil compartilhar este conhecimento, pois esta relacionado a crenças, ideais, valores e emoções. Este tipo de conhecimento define como percebemos o mundo a nossa volta.

Uma organização cria e utiliza o conhecimento convertendo o conhecimento em tácito em conhecimento explícito, e vice –versa, dentro deste contexto temos quatro modos de conversão de conhecimento, o qual chamamos modelo SECI, segue abaixo:

1. Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tacito atraves de experiencia direta ( de tacito para tacito)

2. Externalização: Articular conhecimento tacito atraves do dialogo e da reflexão (de tacito para explicito)

3. Combinação Sistematizar e aplicar o conhecimento explicito e a informação ( de explicito para explicito)

4. Internalização: Aprender a adquirir novo conhecimento tácito na pratica.

Atraves do modelo SECI, podemos extrair o conhecimento tácito dos individuos, transforma-lo em conhecimento explicito que podera ser utilizado por todos os mebros da equipe, onde atraves desta troca de informações estarão agregando novos conhecimentos expandindo para a organização como um todo.

Criação do Conhecimento Organizacional

Podemos dizer que a criação do conhecimento foi moldada de acordo com o que teóricos organizacionais pensam sobre o conhecimento, quando as empresas procuram mudanças para melhorar a organização, elas vão atrás de soluções que possam ser melhor adaptadas para o problema nelas encontradas para o caso de precisar recriar o ambiente.

Para isso novas teorias são criadas dentro da organização de acordo com suas necessidades, baseando-se nas experiências vividas pela organização sem perder a base das teorias já existentes que também podem ajudar, visando com que estes conhecimentos interajam para um melhor resultado.

Apresentando quatro modos de conversão, podemos dizer que eles são os que impulsionam a inovação na organização: a socialização, a externalização, combinação e a internalização. Podemos dizer também que a criação do conhecimento organizacional possui uma definição tradicional que é a crença verdadeira justificada, lembrando que uma organização não consegue conhecimento sem indivíduos.

A conversão de conhecimento requer habilidades cognitivas que se desenvolvam de acordo com procedimentos que utilizamos com nosso conhecimento pessoal.

Estes modos não dão resultados sozinhos, apresentamos também cinco condições organizacionais: intenção, flutuação, autonomia, redundância e requisito variedade.

Isso permite que a organização se desenvolva com mais fidelidade e em tempo hábil para que sejam solucionados todos os problemas

A importância da gestão do conhecimento para as empresas

Com a globalização, as empresas tornam-se parecidas, os acessos às informações e idéias estão mais acessíveis, seus produtos já tem pouca durabilidade no mercado. Para garantir a sobrevivência de uma empresa é necessário a gestão do conhecimento, pois, se uma organização tiver conhecimento necessário ela também terá o poder de se manter no mercado competitivo.

Para as empresas de hoje seu maior capital é o “capital humano”, os funcionários estão sendo valorizados pelos seus conhecimentos, pois, através deles uma empresa pode ter vantagem competitiva no mercado.

O grande foco das organizações é quando um funcionário recebe algum tipo de conhecimento a empresa deve achar um meio de reter aquilo que foi aprendido, pois se chegar a perder aquele funcionário perderá junto o conhecimento investido. Outro foco das organizações é fazer com que aquele membro da empresa compartilhe o que aprendeu em favor da empresa.

A grande importância da gestão do conhecimento para uma organização é que garantirá o sucesso daquela empresa já que praticamente todas as organizações possuem os mesmos recursos, o grande diferencial é ter uma equipe com conhecimento não só daquele ramo, mas, possuir conhecimentos gerais. O conhecimento depende diretamente da tecnologia da informação e para as empresas requer um investimento muito alto, mas que, hoje é indispensável para o conhecimento e faz com que a organização esteja alinhada com as novas exigências de mercado competitivo.

A gestão do conhecimento, uma disciplina que tem despertado cada vez mais atenção nos novos modelos organizacionais, tendo originado inúmeros trabalhos de pesquisa e investimentos cada vez mais significativos por partes das organizações que reconhece a sua crescente importância, pois esta ligada a varias disciplinas, entre as quais a gestão estratégica a teoria das organizações, os sistemas de informação a gestão da tecnologia e inovação o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia etc. A principal preocupação na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições favoráveis processo de localização, extração, partilha e criação do conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação. De forma geral, acredita-se que uma boa pratica da gestão do conhecimento influencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com