TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Artigo: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  2.842 Palavras (12 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

RESUMO................................................................................................................................... 2

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................... 3

2. DESENVOLVIMENTO,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, 4

2.1. GESTÃO DO CONHECIMENTO DENTRO DAS ORGANIZAÇÃOES............ 4

2.2. PROCESSO DE CONVERSÃO DO CONCHECIMENTO - SECI...................... 5

2.3. ESPIRAL DO CONHECIMENTO E O EFEITO DA INOVAÇÃO...................... 7

2.4. CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES – BA.................... 7

2.5. CLUSTER DE EMPRESAS................................................................................... 9

2.5.1. FATORES QUE FACILITAM A GC EM UM CLUSTER................... 10

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................... 11

4. REFERÊNCIAS................................................................................................................... 12

RESUMO

O objetivo deste trabalho acadêmico é ressaltar a importância da gestão do conhecimento para as empresas nos dias atuais, mostrando seus conceitos, os contextos em que ele se apresenta e suas dimensões, apresentar idéias para a criação de novos conhecimentos dentro das empresas e que os colaboradores as absorvam, e ainda os processos para a conversão do conhecimento.

O desenvolvimento do trabalho abordará temas que envolvem o dia a dia das empresas, na forma de pesquisas sobre o tema do trabalho em seus ambientes, vendo como a gestão do conhecimento se aplica na realidade do dia a dia, as barreiras enfrentadas para disseminar o conhecimento, e as condições favoráveis para criar o conhecimento necessário entre os membros da empresa.

Os fatores que facilitam a gestão do conhecimento em um cluster de empresas, como elas se ajudam e crescem acima das empresas tradicionais.

“Conhecimento humano é criado e expandido através da interação social entre conhecimento tácito e o conhecimento explícito” (Nonaka e Takeuci, 1997, p.67).

Para Nonaka e Takeuchi (1997), os pioneiros do estudo da Gestão do Conhecimento, essa interação de conversão do conhecimento seria um processo social entre indivíduos que se expande em termos de qualidade e quantidade. Nonaka e Takeuchi (1997) observam que o processo de construção do “conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças e compromissos” e está essencialmente relacionado à ação, à atitude e a uma intenção específica. É “um processo humano dinâmico de justificar a crença pessoal com relação ‘a verdade’” (NONAKA e TAKEUCHI,1997, p.63).

1. INTRODUÇÃO

Devido à globalização da economia, a informação e a comunicação avançada impulsionados pela tecnologia, originou-se um mundo completamente corporativo e na sociedade em geral, viu-se a necessidade de melhorar a Gestão do Conhecimento para a vida das pessoas e empresas.

O conhecimento tem sido um dos focos principais nos tempos atuais, portanto a gestão do conhecimento, como o próprio nome já diz, usa o conhecimento como recurso, para que uma empresa sobreviva dentro deste mercado competitivo.

O conceito da Gestão do Conhecimento trata-se muito mais do que apenas conceito gerencial ou uma ferramenta tecnológica é também um meio o qual as empresas podem ganhar poder de competição, é a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, implantar e gerenciar a informação tanto interna quanto a externa.

A iminência desta nova era condicionará a sobrevivência das organizações a sua adaptabilidade às constantes mudanças ambientais. Neste contexto, as empresas serão submetidas a desafios que exigirão capacidade de adaptação para atender rapidamente aos acontecimentos do meio em que atuam e para garantir a sua sobrevivência e desenvolvimento.

Neste ambiente, o conhecimento é apontado como a única fonte de vantagem competitiva duradoura (NONAKA; TAKEUCHI, 1997) e como o principal ativo intangível, podendo ser, talvez, a mais importante e valorizada tendência das empresas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. GESTÃO DO CONHECIMENTO DENTRO DAS ORGANIZAÇÃOES

Ter o “Capital Intelectual” e “Capital Humano” como capacidade inovadora e ativos intangíveis já fazem parte do dia-a-dia de muitas empresas. O conceito da Gestão do Conhecimento parte da premissa de que todo conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na empresa. Tudo deve ser transformado em conhecimento e distribuído, tornado-se acessível aos interessados, pesquisas realizadas indicam que todos que estão aplicando esse novo método da Gestão do Conhecimento, disseram que estão alcançando suas metas e objetivos e estão entre as vencedoras.

Para os japoneses o principio básico da Gestão Conhecimento é o trabalho em equipe e tecnologia da produção. Como exemplo da Toyota a criação do conhecimento não acorre somente dentro da organização, mas também com o relacionamento com outras empresas, a que é chamado de Criação do Conhecimento Inter-Organizacional. Hoje muitas empresas seguem o conceito da Toyota e desenvolvem-se segundo seus conhecimentos, pois ela possui conhecimento no desenvolvimento de qualidade com redução de custos e exigem que seus fornecedores compartilhem os conhecimentos que adquiriram com outros fornecedores e se beneficiam desenvolvendo suas próprias inovações, que são compartilhadas também com os outros no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com