TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Casos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

Através das explicações dadas em sala de aula, do capítulo 3 do livro-texto (PLT) de Comportamento Organizacional, assim como pela interpretação de trechos do filme Gladiador assinalem dentre as alternativas abaixo a que melhor responde as questões:

1. (Prova FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Auditor Público Externo - Administração)

Ao se falar em Pensamento Sistêmico, pode-se afirmar que:

a) As fronteiras entre os sistemas, ou entre o sistema e seu ambiente são arbitrárias; os sistemas são construtos, entidades construídas cognitivamente pelas pessoas, de modo que um sistema é o que se percebe como tal.

b) A teoria dos sistemas é a continuidade do pensamento e visão de mundo, em alinhamento com o paradigma analítico de causa e efeito.

c) Qualquer entendimento da ideia de um sistema compreende a falta de interação entre as partes isoladas; existência exclusiva de componentes específicos.

d) O enfoque sistêmico é um sistema de ideias, mas que não são caracterizados como filosofia, por não servirem de método de interpretação e utilização de conhecimentos.

e) Busca entender os problemas complexos com base na multiplicidade de variáveis e interdependência de causas e efeitos, sempre na busca da solução economicamente viável.

2. (Prova Esaf/Enap/2006) Considerando que o mapeamento de processos tem como um dos seus fundamentos o pensamento sistêmico, escolha a opção correta.

a) No mapeamento de processos de trabalho o foco deve ser a tecnologia.

b) A concepção de sistema fechado é a que melhor explica um processo de trabalho.

c) O foco do mapeamento de cada processo de trabalho recai sobre os insumos.

d) A técnica de Delphi é a mais adequada para simplificar processos de trabalho.

e) Cada processo de trabalho deve ser visto como um sistema aberto.

3. (QUESTÃO 12 ENADE 2009)

Leia o texto:

Carlos Andrade foi nomeado para substituir o antigo presidente do grupo empresarial Xambri. Seu principal desafio será transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e proatividade. Carlos sabe que essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões. Uma solução fácil seria demiti-los e contratar outros funcionários, mas Carlos não quer criar um clima tenso na organização. Prefere optar por um caminho que melhore o clima e estimule o envolvimento dos antigos funcionários.

Em qual abordagem teórica da administração Carlos deve se basear para enfrentar esse desafio?

a) Clássica. b) Comportamental. c) Contingencial. d) Fundamental. e) Sistêmica.

4. A organização é um sistema de processamento que transforma________________em saídas de produtos ou serviços para oferecer aos seus_____________________.

a) Entradas de insumos / Receptores, clientes. b) Capital / Gerentes.

c) Recursos humanos / Eleitores. d) Entradas de recursos / Clientes.

5. Segundo a Teoria de Sistemas, a organização é considerada um Sistema Aberto.

a) Certo. b) Errado.

6. Para a Teoria Geral de Sistemas, as organizações são constituídas de componentes ou partes inertes entre si.

a) Certo. b) Errado.

7. O Sistema Administrativo adotou o conceito de Organização como sendo um conjunto de todos os subgrupos participantes do grupo maior, com a definição de suas linhas de comando, suas responsabilidades internas e corporativas, seus poderes internos e externos, bem como os recursos necessários para o funcionamento de cada subgrupo.

a) Certo. Errado.

8. Na visão de Sistemas, a organização obtém as entradas, realiza o processamento, transformando-as em saídas, com retorno dos feedbacks dos seus clientes (internos e externos).

a) Certo. b) Errado.

9. Na visão de Sistemas, o feedback faz parte dos componentes de uma organização.

a) Certo. b) Errado.

10. O feedback

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com