TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Relatório de pesquisa: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 2

A segunda etapa analisa a velocidade das mudanças dentro das organizações e quais os efeitos que essas mudanças provocam nos indivíduos, além da comparação entre uma empresa tradicional e outra que aplica a gestão do conhecimento, conforme os passos a seguir.

Passo 1

Os conceitos de gestão e espiral do conhecimento, e os efeitos das inovações dentro das organizações podem ser aplicados de forma satisfatória, apesar de os conceitos ainda não estarem totalmente estruturados, eles podem ser vistos como forma de estratégia de gerenciamento. É importante dizer que se deve estar atento para o sucesso ou não da utilização do espiral do conhecimento na empresa, pois para isso todas as pessoas envolvidas devem está suficientemente motivadas para toda essa transformação, levando em consideração também as políticas e diretrizes da empresa, para que possam viver num ambiente propício a colaboração. A Gestão do Conhecimento trás as empresas uma forma de se livrar de modelos antigos que deram certo no passado, mas que atualmente não dão mais.

O conhecimento também trás a inovação que nada mais é que procurar acompanhar o mercado, as empresas japonesas são exemplos disso, pois se tornam famosas por sua capacidade de responder rapidamente aos clientes, criar novos mercados, desenvolver agilmente novos produtos e dominar as tecnologias. O mundo empresarial está sempre em mudança, assim as organizações precisam acompanhar essa evolução, buscando estratégias competitivas para atingir seus objetivos.

Passo 2

As respostas a seguir são fonte de entrevista realizada com o gerente da loja “Material de construção Daniel & Junior a” Daniel Fernandes cidade de Rio Bonito. Conforme orientado, através das respostas dadas por ele e do que pesquisamos, segue as respostas:

a) Os que eles entendem por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia-a-dia das organizações em que atuam? Pode ser visto como algo novo, e uma forma de sair de modelos antigos de gerenciamento nas empresas. Tentam criar sempre ideias novas, tendo consciência de que idéias que deram certo no passado não significam que sempre terão êxito. Aplicam o conhecimento de acordo com o que transmitem seus colaboradores, tentam de alguma forma ouvir idéias e sugestões que podem dar ou não certo, mas que não saberiam se não tivessem essa troca e até mesmo a utilização desse conhecimento dia-a-dia empresarial.

b) Relatar, se possível, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa: O domínio pessoal, que é expandir a capacidade de produzir os resultados desejados para a vida; As formas de pensar, que determinam não somente a forma como vemos o mundo mais também como exigimos; A visão compartilhada desenvolve nas pessoas o senso comum, guiando de forma não visível para a direção quem tem como missão; Aprendizado em equipe alinha e desenvolvem a capacidade coletiva de se criar os resultados definidos pela equipe; E por fim o pensamento sistêmico que visa ajudar a enxergar as coisas como parte de um todo, bem como criar e mudar sua realidade.

c) Quais são as barreiras do Conhecimento? As barreiras podem ser tanto no individuo quanto na organização. No individuo pode ser citado sua cultura, aprendizado, história de vida, o meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com