TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

Treinamento e Desenvolvimento

Etapa 2

O Treinamento e Desenvolvimento é um estudo que visa mostrar a importância do processo de treinamento de qualidade com os colaboradores dentro da organização. Nesse estudo é ensinado como qualificar os colaboradores e dessa forma, todos qualificados, eles desempenham as atividades de acordo com as necessidades da organização.

Então para começar, precisamos entender o que é Treinamento.

Treinamento é a forma utilizada para melhorar o desenvolvimento profissional de um colaborador dentro da organização, melhorando o jeito de exercer as suas funções, visando o aperfeiçoamento de suas habilidades e de seus conhecimentos“Treinamento é um processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” (MARRAS 2001, p. 145).

Robbins (2002 - b, p. 469) comenta que: “A maioria dos treinamentos visa à atualização e ao aperfeiçoamento das habilidades técnicas dos funcionários”.

Nota-se que um profissional bem treinado e qualificado é muito mais MOTIVADO a executar as tarefas designadas a si, pois ele se torna mais produtivo e dessa forma o retorno para o profissional e para a empresa é notável, já que é bom para os dois essa melhoria.

De acordo com Chiavenato (1999, p. 294) “O treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações”. Porém há diferença entre o treinamento e desenvolvimento. O treinamento tem o propósito de melhorar as habilidades do profissional na execução das funções. Já o desenvolvimento de pessoas visa os novos cargos dentro da organização, com ensinamentos para cada vaga específica, com novas capacidades e habilidades.

Segundo Chiavenato (1999, p. 295) “O treinamento é orientado para o presente [...] e odesenvolvimento de pessoas para cargos a serem ocupados futuramente [...]”. Dessa forma é fácil de entender que o treinamento é para agora, para os colaboradores que estão trabalhando na organização, mas desmotivados. Já o desenvolvimento que é para o futuro, é também para esse mesmo colaborador desmotivado, só que ele será treinado e desenvolvido para outra área dentro da empresa, o tornando especial e valorizado.

Robbins (2002 – a, p. 241) aborda que um dos motivos para a crescente importância do treinamento é devido: “A competição intensificada, as mudanças tecnológicas e a busca de aumento da produtividade estão aumentando as demandas de qualificação dos funcionários”.Já para Minicucci (1995, p. 182) “O treinamento pode ser considerado um esforço planejado, organizado, especialmente projetado para auxiliar os indivíduos a desenvolverem suas capacidades”.

Torna-se visível a necessidade do treinamento e do desenvolvimento dentro da organização quando é percebido que os colaboradores estão desmotivados, quando eles já não trabalham com o mesmo “pique” de antes. Assim é necessário um estudo para se apurar o que de fato está acontecendo para tal desinteresse dentro da organização. Saber se é problema familiar, emocional, estresse, financeiro. Pois muitas vezes os colaboradores estão desanimados com a faixa salarial e dessa forma passa a exercer a função exigida pela empresa de forma não mais produtiva.

Existem dois tipos de objetivo do treinamento:

• Os objetivos específicos que são aqueles que prezam a qualificação e a necessidade de elevação dos conhecimentos de estarem atualizados as inovações referentes a cada atividade.

• Os objetivos genéricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com