TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Ensaios: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O compartilhamento ou a troca de conhecimentos passa a ser, então, o elemento vital para a criação de novos produtos, serviços ou processos. Essa troca de conhecimentos ocorre, na maioria das vezes, a partir da realização prática do próprio trabalho e tem sido conduzida de diferentes modos, entre estes, as comunidades formais e informais que buscam praticar essa troca.

A implementação da gestão do conhecimento é algo eficaz dentro da organização. Ela permite a interação dos colaboradores e disseminação do conhecimento tácito e explícito.

Estudos de caso ao desenvolver do trabalho mostra na pratica em empresas reais a introdução de metodologia e ferramentas de GC.

ETAPA 1

PASSO 2

Gestão do Conhecimento segundo Nonaka e Takeuchi:

Nonaka e Takeuchi (1997), os pioneiros do estudo da Gestão do Conhecimento, criam uma “Teoria a da Criação do Conhecimento Organizacional”, observam que o processo de construção do “conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças e compromissos” e está essencialmente relacionado à ação, à atitude e a uma intenção específica.

É “um processo humano dinâmico de justificara crença pessoal com relação ‘a verdade’” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p.63).

É um processo, segundo os autores, de duas dimensões: uma dimensão ontológica e outra epistemológica. Na dimensão ontológica, o pressuposto fundamental é que o conhecimento só é criado por indivíduos, o que significa que a criação do conhecimento organizacional seja entendida como um “processo que amplia organizacionalmente o conhecimento o criado pelos indivíduos, cristalizando-o como parte da rede de conhecimentos da organização” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p.63).

É um processo que acontece dentro de uma comunidade que interage entre si e que expande seus limites para além da organização. Com relação à dimensão epistemológica, o homem faz uma reflexão sobre o conhecimento produzido por ele próprio sobre ele próprio, sua validade prática, suas etapas de desenvolvimento e seus limites.

Os autores distinguem o conhecimento tácito do conhecimento explícito: “O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e, assim, difícil de ser formulado e comunicado. Já o conhecimento explícito ou codificado refere-se ao conhecimento transmissível em linguagem formal e sistemática” (NONAKA e TAKEUCHI, 1997, p. 65). Os dois tipos de conhecimento, mutuamente complementares, distinguem-se conforme abaixo.

Tipos de Conhecimento:

Conhecimento Tácito (Subjetivo)

Conhecimento Explícito (Objetivo)

Conhecimento da experiência (corpo)

Conhecimento da racionalidade (mente)

Conhecimento simultâneo (aqui e agora)

Conhecimento sequencial (lá e então)

Conhecimento análogo (prática)

Conhecimento digital (teoria)

Fonte: Nonaka e Takeuchi, 1997, p.67.

Essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com