TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Ensaios: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Como reter o conhecimento na empresa

Aproveitando a experiência dos funcionários antigos, colocando os novos para aprenderem com os mais velhos, dando treinamento adequado para cada tipo de função, possibilitando que outros funcionários venham a ter o conhecimento, onde todos ganham, o funcionário e a organização, pois o funcionário se sentirá mais motivado.

2 - Cinco condições organizacionais para geração de conhecimento novo

2.1 Intenção Organizacional: Assumiremos uma forma de estratégia do conhecimento novo em nossa organização, desenvolvendo a capacidade organizacional de cada colaborador de como adquirir, criar, acumular e explorar o conhecimento, dirigindo os funcionários ás suas metas.

2.2 Autonomia: Percebemos que concedendo autonomia aos nossos colaboradores, nos possibilitará a introdução de novas oportunidades que eventualmente poderão surgir, assim aumentando também a motivação dos membros da organização. As decisões a serem tomadas serão compartilhadas, assim, os indivíduos autônomos que integram a equipe poderão possivelmente transformar suas ideias em realidade.

2.3 Flutuação e Caos criativo: A organização estimulará a interação dos indivíduos com o ambiente externo, fortalecendo o compromisso, e fazendo com que eles mudem seu modo de pensar, através de erros de interpretação possivelmente existentes. Permitindo aos colaboradores da organização que revejam as suas posturas e atitudes diante da realidade. Essa situação de instabilidade gera mudanças no ambiente, e serão provocadas intencionalmente pelos líderes, levando assim a uma formulação de novos conceitos que a empresa espera.

2.4 Redundância: Através do compartilhamento de informações redundantes, o conhecimento será mais facilmente difundido, acelerando assim a geração do conhecimento novo. Também com a intenção de desenvolver produtos novos, diferentes, por meio de funcionários que tiveram uma rotação entre diferentes departamentos.

2.5 Variedade: Teremos uma estrutura adequada e compatível com as previsões impostas pelo ambiente interno e externo, onde todos os setores deverão estar interligados, através de redes computadorizadas de informação. Assim os conhecimentos e habilidades serão compartilhados por pessoas de setores e funções diferentes, facilitando a preparação de novos conceitos indicados pela organização.

3 - Três tipos de ambientes ba para a empresa

1° Ambiente - Sala de reuniões: Será um local onde os colaboradores participantes poderão expressar e interagir com outros presentes. Neste local estarão disponíveis várias informações e um tema será proposto, sendo relacionado com a situação atual da empresa, onde as pessoas presentes colocarão suas ideias, e às discutirão.

2° Ambiente - Equipe de projetos: A empresa terá uma equipe de pessoas com pontos de vista diferentes, projetos que a empresa tem em vista para desenvolver serão sugeridos, eles analisarão o projeto e darão suas opiniões sobre o quanto eles contribuirão ou não para o crescimento da empresa.

3º Ambiente - Virtual: No site da empresa será colocada uma parte destinada a novas ideias, onde serão aceitas ideias de nossos clientes, fornecedores ou qualquer pessoa que se dispõe a compartilhar de sua opinião.

4 - Cinco fatores promotores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com