TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Exames: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A Gestão do Conhecimento, é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.

Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.

Podemos definir ainda como: Um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.

2.1 Desenvolvimento

Etapa nº 1

Confirmação da conceituação teórica.

Segundo o Gartner Group, gestão do conhecimento é uma disciplina que promove, com visão integrada, o gerenciamento e o compartilhamento de todo o ativo de informação adquirido pela empresa. Esta informação pode estar em um banco de dados, documentos, procedimentos bem como nas pessoas, através de suas experiências e habilidades.

O diferencial objetivado por cada organização é interpretar estas informações e gerar um valor competitivo maior que as demais organizações, este sem dúvida tem sido um grande desafio.

“Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” Peter Drucker.

O atual nível de competitividade e exigência do mercado, orienta as empresas na busca por elementos capazes de gerar vantagem competitiva que além do caráter sustentado, proporcionem condições ao sucesso da organização..

A Gestão do conhecimento para as organizacões é muito importante pois a globalização está fazendo com que as empresas, sem as proteções oficiais das reservas de mercado, tenham que se ajustar à Nova Economia.

Por isso, muitas empresas já estão pensando em seus funcionários operacionais, administrativos e administradores, não mais como simples “Recursos Humanos”, mas sim, como “Capital Humano”.Esse novo enfoque,enfatiza que as pessoas são parte crucial de uma empresa e como tal, têm necessidade de serem desenvolvidas, gerenciadas e tratadas com o mesmo respeito distinguido a todos os outros capitais.

Precisamos gerenciar o conhecimento para não repetir os erros, para registrar o conhecimento dos colaboradores; Registrar as melhores práticas; Melhorar os processos de acordo com as experiências adquiridas; Disponibilizar o conhecimento gerado pela organização, retroalimentando o bando de conhecimento, gerando um círculo virtuoso na organização; A experiência de seus funcionários está trancada dentro de suas mentes.

As empresas por muito tempo subestimaram o valor dos conhecimentos de seus funcionários. A soma desse conhecimento tem um valor e que mensurá-lo e tê-lo sob controle, e acima de tudo, aplicá-lo em favor da empresa, torna-se um diferencial competitivo. Somente empresas atentas ao seu Capital Humano, conseguem reter os talentos e motivá-los a utilizar o seu conhecimento em benefício de ambos. A função gerencial passa a ter fundamental importância no desenvolvimento do “Capital Humano” devendo mesmo ser vista como sua missão. O que diferencia as empresas na Nova Economia ou também chamada Economia da Era da Internet, é o quanto de valor elas criam para seus clientes e consumidores.

Em tempos atuais, as mudanças no ambiente empresarial, como reflexo da abertura do comércio internacional e da competitividade das empresas, promovem transformações nítidas no ambiente organizacional das empresas. Esse cenário tende a proporcionar constantes barreiras e desafios para as empresas,exigindo rapidez nas solução de problemas. Com isso, ferramentas gerenciais focadas em seus conceitos de melhoria contínua, eficiência e eficácia, e aprendizado organizacional, visam diferencial competitivo e vantagens estratégicas de posicionamento diante da concorrência no mercado.

Um novo tipo de gestão organizacional, onde os conceitos de aprendizagem contínua são desenvolvidos de uma forma sistêmica, tem sido implementado por diversas empresas atualmente.

A teoria dos sistemas à Administração, representou uma nova roupagem sobre o modo de ver as empresas e sua capacidade de criar resultados desejados no meio em que está inserida. São um conjunto de cinco disciplinas que se desenvolvidas na organização visam estimular a criatividade, o trabalho em equipe, a habilidade para enfrentar desafios e adaptar-se às contínuas mudanças.Essas disciplinas são:Pensamento sistêmico,domínio Pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe.

A aprendizagem organizacional destaca-se como um meio consistente de apropriação e renovação de conhecimento e de melhoria contínua que agrega valor às tarefas e ao processo de trabalho.

Domínio pessoal,tem a ver com atitude pessoal diante da vida,promovendo a substituição da atitude reativa pela criadora.Hábitos eficazes para o domínio pessoal:O desenvolvimento e amadurecimento contínuos do caráter e da eficácia individual baseados em sete hábitos:Seja proativo,Começa com o objetivo em mente,Primeiro compreender depois ser compreendido,Pense-ganha-ganha,Procure primeiro compreender ,depois ser compreendido,Crie sinergia,Renovação.

Gerenciar a informação de uma empresa é cada vez mais difícil, pois a informação a cada dia fica mais abundante em quantidade e em meios de comunicação que possibilitam seu acesso. Acessar um dado ou uma informação pode não ser suficiente, se este dado ou informação não agregar valor à organização. O desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada à inovação, experimentação, aprendizado contínuo e comprometido com os resultados de longo prazo e com a otimização de todas as áreas da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com