TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Trabalho Universitário: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................2

CAPÍTULO 1 ...................................................................................................................3

1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL¬¬¬-........................................3

1.2 SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.........................................................................................................4

CAPÍTULO 2 ...................................................................................................................5

2.1 INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL...............................................................................5

CAPÍTULO 3.......................................................................................................................6

3.1 TRABALHO EM EQUIPE...........................................................................................6

CAPÍTULO 4..................................................................................................................6

4.1 PERCEPÇÃO...............................................................................................................6

4.2 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.............................................................................7

CONCLUSÃO...................................................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca estudar e compreender o comportamento humano dentro de uma organização, o que podemos considerar como sendo um desafio necessário nos dias atuais. Cada organização apresenta uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem de modos diferentes, as quais caracterizam os princípios e os valores da mesma.

O Comportamento Organizacional nos mostra que tipo de impacto que um indivíduopode ocasionar para uma Empresa, sendo este impacto positivo ou negativo.

Sua finalidade, basicamente está voltada para o comportamento e atitudes de cada um e o desafio mais comuméa motivação, aumentando assim a produtividade e consequentemente melhorando a qualidade dos produtos, gerando uma boa aceitação do público e satisfação dos clientes.

Nos dias de hoje, o que uma Empresa necessita para o seu crescimento no mercado, é saber trabalhar com diferentes tipos de cultura, qualificando funcionários, os motivando para que tenham satisfação em trabalhar na Empresa e acima de tudo ter uma boa aceitação de mercado.Para isso, é importante ressaltar dois itens de sumo valor que contribuem para o sucesso de uma empresa, frente a um mercado tão concorrido, que é a eficiência e a eficácia.

Em uma empresa, o profissional precisa ser eficiente para gerar resultado no seu trabalho, por outro lado, para ser eficiente, o profissional deseja estar sempre agregado à eficácia de suas ações.

Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa. Uma organização só consegue atingir seus objetivos quando as tarefas são desempenhadas com eficácia e com eficiência.

Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a administram, assim como, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos de cada um, dos valores e princípios organizacionais. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e astúcia.

CAPITULO 1

1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Toda empresa tem sua própria estrutura Organizacionale quando falamos em estrutura, temos que nos reportar ao comportamento organizacional, ou seja, ao comportamento humano dentro da Organização, no qual modela e influenciaas necessidades dos indivíduos, visando a maior produtividade e a melhoraria na motivação dos empregados.

Sabendo disso, muitos especialistas consideram atualmente as pessoas que formam uma Organização como fonte primeira e recurso essencial para o sucesso,crescimento e desenvolvimento da mesma.

Para Knapik (2006, p. 95)

As organizações são compostas de pessoas, que representam o coração da empresa, bombeando informações e ações para sua sobrevivência. Para que a relação homem-empresa seja agradável e eficaz, devemos buscar harmonia e equilíbrio de interesses.

Esta relação harmoniosa entre empresa e indivíduo, deve existir, para que haja o sucesso e a capacidade de resolução de problemas, assim como, para melhorar a eficácia da Organização e trazer respostas positivas. Nenhuma Organização conseguirá atingir suas metas sem esta harmonia. As pessoas apresentam as suas expectativas, suas motivações, competências e habilidades para com o trabalho, visando alcançar objetivos pessoais, se autodesenvolver e se qualificar. Através do comportamento Organizacional podemos compreender este processo de gestão de pessoas, pois são elasque acabam moldando a forma de agir da Organização, dando sustentação a uma produção constante, e de qualidade, buscando resultados e se transformando em referências.

Segundo Wagner &Hollenbeck (2009, p.6), “Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.”.

Desta forma, podemos definir Comportamento Organizacional, como uma área da Administração, que busca estudar, analisar e avaliar o comportamento dos indivíduos e seus impactos no ambiente de uma empresa, visando trazer maior desenvolvimento, inovação e mudança, e consequentemente, maior competitividade.

1.2 SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Conforme os pesquisadores começaram a compreender a importância que há nesta interação entre estrutura e fator humano, a influência e o impacto que o ambiente externo causa, o conceito e a teoria de Sistema começaram a operar afim de, propor melhorias às Organizações.

Os sistemas podem ser classificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com