TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Casos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2013  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 9

3- CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NOVO NA EMPRESA

Tentando sempre cuidar das relações, harmonizar e interagir, compartilhar e ousar de maneira a inovar, se deixar conhecer e buscar o aperfeiçoamento através do conhecimento, senão a mais autêntica expressão e prática da gestão do conhecimento, sempre com humanismo, equilíbrio, transparência e criatividade.

Para que todos os funcionários da Natura Cosméticos fiquem sempre por dentro de todas as informações do que acontece de novo a Natura da o valor e a importância estratégica da informação para a gestão do negócio fez com que em 1992 a Natura implantasse o primeiro sistema virtual de informações do país, hoje conhecido também como a primeira biblioteca virtual que, contrariando os tradicionais sistemas armazenadores de informação, prima pela busca ágil e inteligente de dados e informações sintonizados com o contexto dos conceitos, crenças e valores da empresa e com a busca constante de inovação. O diferencial do sistema virtual das informações da Natura é permitir o acompanhamento do quê de mais moderno e inovador está acontecendo no mundo, nas áreas de interesse do negócio, como cosméticos, venda direta, dermatologia, moda, processos de fabricação de cosméticos, embalagens, qualidade, proteção a meio ambiente, fitoterapia, psicologia, hábitos de consumo, acompanhamento de empresas concorrentes, entre outros.

Com a biblioteca virtual que, contrariando os tradicionais sistemas armazenadores de informação, prima pela busca ágil e inteligente de dados e informações sintonizados com o contexto dos conceitos, crenças e valores da empresa e com a busca constante de inovação.

3.2 QUATRO PROCESSOS DO CONHECIMENTO

1. De conhecimento tácito em conhecimento tácito, que chamamos de Socialização. A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito, como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas. Um indivíduo pode adquirir conhecimento tácito diretamente de outros indivíduos, sem usar a linguagem. Os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte não através da linguagem, mas sim através da observação, imitação e prática.

2. De conhecimento tácito em conhecimento explícito, que denominamos de Externalização. A externalização é um processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos. Pode ser definido também como um processo de criação do conhecimento perfeito, nas medidas em que o conhecimento tácito se torna explícito, expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

3. De conhecimento explícito em conhecimento explícito, ou Combinação. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas. A reconfiguração das informações existentes através da classificação, do acréscimo, da combinação e da categorização do conhecimento explícito pode levar a novos conhecimentos. A criação do conhecimento realizada através da educação e do treinamento formal nas escolas normalmente assume esta forma.

4. De conhecimento explícito para conhecimento tácito, ou Internalização. A internalização é o processo de incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito e está intimamente relacionada ao “aprender fazendo”. Quando são internalizadas nas bases de conhecimento tácito dos indivíduos sob a forma de modelos mentais ou know-how técnico compartilhado, as experiências através da socialização, externalização e combinação tornam-se ativos e valiosos. No entanto, para viabilizar a criação do conhecimento organizacional, o conhecimento tácito acumulado precisa ser socializado com os outros membros da organização, iniciando assim uma nova espiral de criação do conhecimento.

4- ENTREVISTA COM AS EMPRESAS

Empresa 1 : Marfrig/Seara

Entrevistado: Fernando Lobo / Supervisor de Produção

a) O que eles entendem por gestão do conhecimento e como aplica no dia a dia das organizacoes em que atuam? Gestão de conhecimento é uma ferramenta que auxilia no controle do processo, na relação de com pessoas ( chefe / funcionário ), e uma visão do mercado e suas tendências. Hoje temos que ter por base os nossos funcionários, tendo que fazer treinamento, repassando informações de metas, realizando feedback, interagir a equipe para buscar realizar as metas, fazer eles se sentir uma peca importante no setor, para que o resultado aconteça.

b)Relatar, se possível, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa.

Primeiro – Valorizar o ser humano que presta serviço a empresa.

O conhecimento da empresa depende das pessoas que trabalha nela, saber avaliar uma pessoa e reconhecer, faz a pessoa a buscar sempre metas maiores, e pra isso ela se desenvolve e agrega valor nas suas atividades.

Segundo – Treinar e acompanhar o colaborador.

As pessoas precisam de atenção, seu gestor é fundamental nesta etapa, ou seja, acompanhar as pessoas em suas atividades, treinar em suas funções, conversando, entender o ser humano que existe, pois as pessoas sempre vai ser espelho do chefe, então suas ações vão ser o resultado da equipe.

Terceiro – Saber ouvir hoje, as pessoas que estão no mercado de trabalho, são carentes, então temos que saber ouvir, dar atenção, temos a ferramenta do feedback, e isso trás resultados positivos.

Quarto – Checar

Não podemos treinar pessoas, saber ouvir, se não temos controle, o controle será fundamental para ver as anomalias que ocorrem no processo, tanto materiais, como pessoais.

Quinto – Saber Tomar ações na hora certa.

É preciso saber tomar certas ações no momento exato, para que não ocorram maiores constrangimentos para equipe toda, pois toda ação vem com resultado de reação , dependendo da ação a ser tomada pode acarretar surpresas boas ou desagradáveis.

c) Quais são as barreiras do conhecimento?

Hoje a maior barreira pode ser a desmotivação do colaborador, isso pode se espalhar para toda equipe, podendo trazer danos sem volta. Outro fator o controle de informação, onde o gestor não passa suas metas, a visão que a empresa tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com