TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Monografias: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 7

Aula 1 – Introdução à Gestão do Conhecimento

 O que é conhecimento?

- todo o saber o humano. O termo "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são úteis ou considerados verdadeiros.

 Diferença dados/informação/conhecimento: dados são números ou pequenas informações, como os dados de um pessoa em um censo. A informação é o resultado do censo (quantos % da população é economicamente ativa, quantos são homens e mulheres, crianças e adultos, de que classe social, se tem acesso a energia elétrica, etc.). O conhecimento é essa informação interiorizada.

 Conhecimento, portanto, é fruto da experiência, formação, especialização, etc.

 Capital Intelectual: soma do conhecimento de todos em uma empresa.

- por exemplo o know-how dos funcionários, qualificação de cada um, sua formação, suas experiências. Diferente do capital físico, é aquilo que vai embora com os funcionários no final do expediente. Porém, assim como capital físico, o capital intelectual também produz valor – inovação.

 Gestão do conhecimento: gestão do capital intelectual. Incentivo à troca de ideias, experiências, pesquisas, criação de novas ideias e produtos (inovação). É interessante à empresa conduzir a gestão do conhecimento para ampliar seu capital intelectual, pois este produz valor (inovação)!

 Por que criar conhecimento é importante?

 Inovação: criação de novos produtos, utilização de novas tecnologias em velhos produtos, processos ou aperfeiçoamento de processos produtivos.

Exemplos: Aparelho de som>Walk-talkie (portátil)>Disk-man>MP3-player

Telefone>celular>Celulares cada vez menores>display colorido, MP3>blue tooth> Internet> Touch-screen...

Video-cassete>6 cabeças>DVD player>Blu-ray...

 Dai a importância da gestão do conhecimento e de seu capital intelectual. A empresa precisa criar constantemente novos produtos e tecnologias. Se isso não for gerido e incentivado dentro da empresa esta tende a se tornar obsoleta. Dai a importância de pesquisas, contínuo treinamento e formação dos funcionários, estimulo a especialização (deve ser recompensado), troca de ideias, abertura a novas ideias, absorção e transformação das ideias dos membros da empresa.

 Conhecimento tácito: Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa. A palavra "tácito" vem do latim tacitus que significa "que cala, silencioso", aplicando-se a algo que não pode ou não precisa ser falado ou expresso por palavras. É subentendido ou implícito.

 conhecimento inteoriorizado através da prática. Difícil de ser transmitido ou mesmo explicitado. É um conhecimento inerente ao corpo, ao modo de se fazer, o “know-how”. É um conhecimento subjetivo. Sabemos mais do que podemos dizer.

Ex: Andar de bicicleta, reconhecer uma pessoa, mas não saber descrevê-la perfeitamente, saber fazer, etc. (citação p.19)

 Conhecimento explícito: conhecimento que pode ser expresso em palavras, manuais, fórmulas, videos, livros, etc. É o conhecimento objetivo.

 Dialética é um método de diálogo originário da Grécia antiga cujo foco é a contraposição de difentes ideias que levam a outras ideias. A tradução literal de dialética seria "caminho entre as idéias".

 Como, porém, não discutimos só com os outros, mas também conosco próprios, ela acaba sendo considerada o método filosófico por excelência.

 Os elementos do esquema básico do método dialético são a tese, a antítese e a síntese.

 A tese é uma afirmação ou situação inicialmente dada. A antítese é uma oposição à tese (não necessariamente seu contrário). Do embate entre as duas surge a síntese. A síntese é uma situação ou ideia nova, resultante deste embate, mais rica que tese anterior. A síntese, então, torna-se uma nova tese, que contrasta com uma nova antítese gerando uma nova síntese, em um processo em cadeia que pode ser infinito.

 Exemplo:

Tese: As galinhas são aves, já que possuem penas, bicos e botam ovos.

Antí-tese: as galinhas não são aves, já que as aves em geral voam e a galinha não.

Síntese: As galinhas são aves que não voam. Daí se conclui que nem toda ave voa.

Tese: O conhecimento nasce do indivíduo, já que é em sua mente que se processam as ideias

Antí-tese: O conhecimento nasce da sociedade, já que o indivíduo sempre aprendeu o que sabia com outras pessoas.

Síntese: O conhecimento é um processo social e individual, já que é essencial que o indivíduo combine as ideias que existem em seu contexto social.

 Ou ainda, situações dialéticas podem gerar ideias e inovações:

 Revolução na agricultura: em um momento há terras e comida em abundância. Num segundo momento os alimentos se tornam insuficientes para alimentar toda a população. O próprio excesso de demanda incentiva inovações nas técnicas de plantio e colheita, que tornam a produção de alimentos mais abundantes e baratos.

 Além da dialética de ideias, existe também situações dialéticas.

Exemplo: A Revolução Francesa

De um lado: Uma nobreza enfraquecida e decadente

De outro: uma classe social em ascensão (burguesia) e um povo insatisfeito

Resultado: uma revolução social e uma reorganização do poder.

Outro exemplo: Revolução Russa

 Não só revoluções resultam de situações sociais dialéticas. Outro exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com