TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Ensaios: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Estudar e entender a gestão do conhecimento, é algo muito importante nos dias atuais. Por isso, neste relatório será abordado os seguintes temas como: trabalho em equipe, que pode ser entendido como uma estratégia concebida para melhorar a efetividade do trabalho; a criação do conhecimento, que tornou-se fundamental para a sustentabilidade competitiva das organizações; concorrência global, que é fundamental para o crescimento, pois sem concorrência não há inovação e sem inovação não há crescimento sustentado; e a importância da gestão do conhecimento,que atua na criação de novos conhecimentos, onde facilita e aperfeiçoa a criação.

DEFINIÇÕES DE GESTÃO DE CONHECIMENTO

O termo Gestão do Conhecimento é de origem inglesa: Knowledge Management e é reconhecido como um recurso estratégico na empresas e no dia a dia das pessoas.

O conhecimento precisa de gestão, processo de armazenagem e cuidado da guarda de suas informações.

A Gestão do Conhecimento facilita o controle de acesso às informações que são importantes. Assim, pode-se definir Gestão do Conhecimento como um processo focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão de competências, a de capital intelectual e também a aprendizagem organizacional, além da inteligência empresarial e da educação corporativa.

Se propõe a rever, organizar e coordenar as principais políticas, processos e ferramentas de gestão e de tecnologia, com uma melhor compreensão dos sistemas de geração, identificação, validação e compartilhamento e uso dos conhecimentos estratégicos para determinada organização.

Segundo Consuelo Rocha Dutra de Lara em seu livro A Atual Gestão do Conhecimento, o conhecimento constitui o eixo estruturante do desempenho da sociedade, de regiões e das organizações. As expressões “sociedade do conhecimento”, “redes de conhecimento”, “economia baseada no conhecimento”, estão cada vez mais inseridas no ambiente empresarial. Estas expressões demostram claramente que a gestão competente do conhecimento é determinante na capacidade de sociedades, organizações e seres humanos lidarem com o ambiente, que se modifica e transforma aceleradamente e com crescente complexidade. Aprimorar tal competência é de extrema importância para a sobrevivência e permanência das organizações no mercado competitivo.

As ferramentas utilizadas, conforme ALLEE (1999), para a prática de Gestão do Conhecimento são: a dinâmica organizacional, a engenharia de processo e a tecnologia da informação. Esses três fatores trabalham em conjunto para facilitar e aperfeiçoar a captura e o envio de dados, informações e conhecimento de uma organização e colocá-los à disposição de pessoas ou profissionais do conhecimento, sendo, sem dúvida, o recurso mais vital da empresa do século XXI.

O objetivo básico da Gestão do Conhecimento dentro das organizações é fornecer ou aperfeiçoar a capacidade intelectual da empresa para as pessoas que tomam diariamente as decisões que, em conjunto, determinam o sucesso ou o fracasso de um negócio.

A complexidade da Gestão de Conhecimentos está em conciliar recursos tecnológicos com conhecimentos pessoais. Gestão do Conhecimento não é somente a criação de um banco de dados central que contenha de alguma forma a repetição das experiências e informações que os trabalhadores conhecem ou dos sistemas de informação como um todo.

Gestão do conhecimento supõe a adoção de uma diversidade de fontes de conhecimento, a utilização de banco de dados internos e externos (inclusive know-how e a expertise dos funcionários), de parceiros (fornecedores, clientes, entre outros) e de medidas que venham incentivar esse conhecimento. Significa, incentivar o que os profissionais fazem de melhor: o seu “trabalho intelectual”.

A tecnologia entra como parceira do processo cultural e de negócios, sendo um veículo para utilização e gerenciamento da informação sobre a razão de ser um veículo para utilização e gerenciamento da informação sobre a razão de ser da organização, a experiência (expertise) do colega de trabalho, a força motriz do crescimento da empresa e a utilização do conhecimento para a obtenção de resultados muitas vezes estratégicos. Os funcionários colocam seus conhecimentos e experiências (erros/acertos/sugestões) em bancos de dados que armazenam essas informações e podem ser consultados por outras pessoas quando tiverem problemas semelhantes. Ou simplesmente as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com