TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Exames: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  2.678 Palavras (11 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 11

1. Definição de Gestão de Conhecimento

1. 1. Introdução

Através das pesquisas feitas, podemos definir que a gestão do conhecimento é a forma de aplicar as informações coletadas de forma organizada para que estabeleça o uso adequado e bem compreendido, estruturando um banco de dados, formando técnicas organizadas, para usufruir os dois tipos de conhecimentos; explicito e tácito.

Estruturando e organizando todo conhecimento podemos utilizá-lo com sucesso, a gestão deste processo define como, onde e quando utilizar o conhecimento com produtividade.

Adquirimos conhecimento explicito através de relatórios, manuais, palavras, números e pode ser transmitido formal ou sistematicamente.

Já no conhecimento tácito, as informações e conhecimentos são passados de pessoas para pessoas, por experiências vividas, intuições, valores ou ideais.

Podemos passar de conhecimento tácito para explícito e vice versa, é possível a inversão, pois um conhecimento tácito pode ser convertido em explícito e o conhecimento explícito ser interpretado e passado para outra pessoa e se tornar tácito.

A gestão do conhecimento comporta todos os aspectos além de suas variáveis, seus modelos todos sendo aprimorados pelas organizações com objetivo em facilitar a comunicação e abranger conhecimentos e aprendizagens para alcançar bons resultados.

1.2. Gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é a parte intelectual da em presa à qual é formada pelo conhecimento tácito dos funcionários e o conhecimento explícito da empresa transformado em regulamentos e normas internas.

A gestão do conhecimento tem foco no desenvolvimento pessoal, com aprendizado, no aperfeiçoamento, e a multiplicação destes conhecimentos, e só depois deverá acontecer o compartilhamento sistêmico destas informações e conhecimentos.

Este é um processo que requer o envolvimento de todos, especialmente da direção da organização, com o papel fundamental no estímulo e incentivo, não só na implantação, mas sobretudo, no acompanhamento desta forma de agir das empresas que almejam se perpetuar no mercado.

“A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas”. Trata-se muito mais de um conceito de gestão do que uma ferramenta tecnológica.

É a capacidade de a empresa captar, gerar, analisar, traduzir, transformar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externamente, transformando em conhecimento acessível aos interessados.

É preciso fazer uma retenção destes conhecimentos obtidos ela organização, e a forma mais eficaz é tornar o conhecimento tácito em explicito usando o “know-how” (saber como) da organização. Vamos passar rapidamente pelo o que é o conhecimento tácito e explicito.

Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizada ou explicada a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how". A palavra tácita vem do latim “tacitus” que significa "não expresso por palavras". Este tipo de conhecimento parece ser mais valioso devido a sua difícil captura, registro e divulgação, exatamente por ele estar ligado as pessoas. É o que algumas pessoas chamam de verdadeiro conhecimento.

Conhecimento explícito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Podem ser formalizados em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. Palavra explícito vem do latim “explicitus” que significa "formal, explicado, declarado". Geralmente estão registrados em artigos, revistas, livros e documentos. Alguns dizem que este tipo de conhecimento é confundido com a própria informação, na sua forma mais simples.

Know-how é o conjunto de conhecimentos práticos (fórmulas secretas, informações, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc.) adquiridos por uma empresa ou um profissional, que traz para si vantagens competitivas.

Possui know-how a organização que consegue dominar o mercado por apresentar conhecimento especializado sobre algum produto ou serviço que os concorrentes não possuem.

O know-how está diretamente relacionado com inovação, habilidade e eficiência na execução de determinado serviço. É um produto valioso resultante da experiência. Neste sentido, não se pode esquecer a tecnologia como viabilizadora do processo de compartilhamento do conhecimento, através de portais eletrônicos, intranet, “groupware” (software ou programa que facilita o trabalho em grupo), vídeo conferências, grupos de tarefas, divulgação de manuais contendo as melhores práticas organizacionais, circulação de boletins internos contendo informações sobre o mercado em que a empresa atua, divulgação das melhores práticas de gestão e organização.

A gestão do conhecimento envolve o compartilhamento de conhecimento entre as pessoas dentro da organização. Contudo as pessoas devem estar imbuídas do espirito de integração e cooperação, visando fomentar a criação do conhecimento tácito e transformação em conhecimento explícito.

A gestão do conhecimento no Brasil, a inteligência competitiva é muito utilizada através da gestão do conhecimento em alguns países, mas no Brasil ainda existem poucas iniciativas de gestão de conhecimento.

Segundo Teixeira Filho (2000), existe alguns casos na iniciativa privada, na maioria das vezes transnacionais que utilizam o modelo de seu país de origem, como a Andersen Consulting, Ernest & Young etc. e as empresas da área de tecnologias da informação como a IBM, Unisys e Microsoft. Já na área governamental a principal iniciativa é do INT Instituto Nacional de Tecnologia, mas outros exemplos podem ser citados, como o Sebrae, Ministério da Ciência e Tecnologia entre outros.

A gestão do conhecimento engloba vários aspectos. Segundo Santos (2005c) não se trata apenas de gerir ativos de conhecimento, mas também a gestão dos processos que atuam sobre esses ativos, o que inclui desenvolver, preservar, utilizar e compartilhar conhecimento. Tudo isso com o intuito de atingir os objetivos da organização. Para a maioria dos gestores é difícil perceber claramente os benefícios práticos do mapeamento do conhecimento sobre os processos da empresa. Mas, às vezes é mais fácil perceber o custo de não ter este conhecimento registrado.

Dentre os aspectos de gestão do conhecimento, observa-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com