TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Monografias: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  4.189 Palavras (17 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é definir o conceito de gestão do conhecimento, qual a sua importância para as organizações, como a gestão do conhecimento (G C)é capaz de melhorar os resultados, desenvolver o potencial dos colaboradores e garantir mais tempo de vida para as empresas; para isso consultaremos duas bibliografias de autores que abordam o tema; faremos uma comparação entre os conceitos de GC.

Durante o desenvolvimento desse trabalho você será capaz de compreender , identificar e comparar como as mudanças rápidas nas organizações geram efeitos imediatos e diversos para os indivíduos. Através de um benchmarking sobre GC vamos fazer comparações que servirão de base para entender a diferença entre as empresas que aplicam a GC e as empresas tradicionais.

Ao final, utilizando a definição de cluster e outros recursos será possível identificar as principais características de GC, entender o que as organizações estão fazendo para aplicar as dimensões de GC, compreenda o contexto de concorrência global, além de analizar a velocidade das mudanças ,os efeitos que essas mudanças acarretam e a sua importância nas organizações atuais.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

1. Conceito

- Um processo contínuo, não tem fim. Pode ser vista como um ciclo de aprendizagem contínua, que quando praticada de forma sistemática, gera resultados positivos para os colaboradores e para as organizações.

- A Gestão do Conhecimento corresponde ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os indivíduos que nela trabalham de maneira que estes sejam encaminhados para a melhor consecução dos objetivos;

- Se define como uma infra-estrutura criada pela organização para implantar os processos e os procedimentos que, atuando sobre uma base de dados, de informação e de conhecimentos estruturada em torno da problemática de inovação dos clientes, permitam a utilização do capital intelectual da organização para gerar os serviços e os produtos necessários para contribuir ao aumento da competitividade de suas empresas e clientes;

- É uma disciplina emergente que tem como objetivo gerar, compartilhar e utilizar o conhecimento tácito e explicito existente num determinado espaço para dar resposta às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento. Isto se centrou na necessidade de administrar o conhecimento organizacional e as aprendizagens organizacionais como mecanismos básicos para o fortalecimento de uma região ou espaço em relação com as visões de futuro que vão determinar seus planos estratégicos de desenvolvimento no médio e longo prazo;

- A Gestão do Conhecimento é um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio.

2. Comparação entre as definições de GC

A gestão do conhecimento é definida como o processo que cria continuamente novos conhecimentos, os dissemina e os perpetua por toda a organização (NONAKA e TAKEUCHI, 2008).

Ela também pode ser entendida como a arte de criar valor a partir dos ativos intangíveis das organizações (SVEIBY, 1998).

A GC se relaciona com as diferentes vertentes do conhecimento, a partir de dados e informações até a contextualização, categorização, armazenamento, uso, disseminação, correção, compilação e reutilização do conhecimento (ROSSETTI e MORALES, 2007).

A GC “se ocupa dos processos gerenciais e infra-estrutura física e digital que facilitam, favorecem e estimulam os processos humanos de criação, compartilhamento e uso de conhecimentos individuais e coletivos” (TERRA, 2005, p. 2). :

Exemplos de GC aplicada nas empresas

Inteligência Competitiva – é um processo sistemático e contínuo de planejamento, coleta, análise, disseminação e uso da informação para apoio a tomada de decisão estratégica nos negócios da empresa. Ela contribui para assegurar a competitividade por meio do monitoramento das ações dos concorrentes e das tendências do mercado;

Gestão do Capital Intelectual – é um processo de identificação, compartilhamento e melhor utilização dos conhecimentos de todos em uma empresa, visando maior produtividade e lucratividade.

Gestão de Competência – começa com a identificação das competências (conhecimento, habilidades e atitudes) que são estratégias ao negócio. Depois, verificam-se quais dessas já estão presentes na empresa. Finalmente, busca-se desenvolver as competências dos colaboradores, que quando postas em ação, agregarão valor ao negócio;

Gestão de Informação – se preocupa com a organização e estruturação das informações que são importantes para a empresa, com o propósito de facilitar a tomada de decisão. Essas informações devem ser gerenciadas para melhorar a produtividade e a competitividade.;

Aprendizagem Empresarial – está relacionada ao aprendizado contínuo que, quando aplicado aos processos e produtos de uma empresa, gera valor ao negócio. É um processo de aprendizagem coletivo que faz conhecer mais sobre o negócio, podendo resultar em novos conhecimentos ou novas soluções.

3. Respostas

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

- Com humanismo, que cultiva as relações, valorizando-as. É o potencial humano, que respeita e estimula a individualidade, enriquece a diversidade e busca contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade e da qualidade das relações em cada uma de suas ações;

- Com equilíbrio que se inspira na harmonia e dinâmica de Natureza percebendo o homem como parte à qual deve se harmonizar e interagir;

- Com transparência, que se deixa conhecer e que vive seus processos abertamente de maneira franca, sem ambigüidades e discriminações, e que busca a qualidade, reconhecendo suas imperfeições, compartilhando dúvidas e buscando respostas;

- Com criatividade, para ousar e inovar, buscando relações inovadoras com alegria, determinação e paixão, tendo como objetivo o aperfeiçoamento continuo, com intuição sensibilidade e conhecimento.

Com a aplicação de todos estes itens (criação de conhecimentos), as empresas conseguem firmar no mercado, ter melhores produtos e serviços melhorar a sua competitividade e ter mais qualidade. Conseguem também satisfazer seus colaboradores que passam a se sentirem parte integrante do sucesso da organização.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

R: Com a criação de uma arquitetura estratégica, na qual as competências essenciais e seus possuidores sejam identificados, ou seja deixando que todos participem da criação de conhecimentos ,assim os colaboradores quando são ouvidos podem dividir suas opiniões e habilidades, sentindo-se assim valorizados trabalhando com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

R: Promovendo seu compartilhamento estruturado, com reuniões e ouvindo o colaborador, estimulando assim o seu ego, oferecendo a ele a oportunidade de ser ouvido e aplicando seus conhecimentos. Dando a ele oportunidades de novos conhecimentos, participações e incentivos na lucratividade da organização. Quando se trata de conhecimento, reter é compartilhar, compartilhar é reter. Se um determinado conhecimento é importante para seu negócio, estimule a discussão, o registro em processos, o compartilhamento organizado.

4. Processos de conversão do Conhecimento – Modelo SECI

Conforme NONAKA, UMEMOTO & SENOO, 1996, uma organização cria conhecimento por meio das interações entre o conhecimento explicito e o tácito, estas interações são denominadas “conversão do conhecimento”, afirmando que o conhecimento é criado mediante a contradição dos recursos internos e o ambiente. Uma vez que, não foca apenas internamente, como no caso da visão baseada em recursos, mas foca também o ambiente ex terno em que a organização opera.

Este processo de criação do conhecimento organizacional é denominado SECI .

A letra S define a Socialização que é o processo de compartilhamento de experiências, que o indivíduo adquire e as suas habilidades técnicas desenvolvidas através de treinamentos, transferência de informações, interações entre os profissionais, ou seja a criação do conhecimento tácito.

A letra E define a externalização que é o processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos , isso quer dizer que criam se conceitos ou modelos,como normas ou procedimentos que serão adotadas daqui pra frente.

A letra C define a combinação,onde os indivíduos trocam e combinam o conhecimento através de meios, documentos, reuniões ,telefonemas comunicação nas redes sociais, significa tornar o conhecimento explícito em explícito; transformar tudo que está escrito em ações.

A letra I quer dizer que os conhecimentos agora já conhecidos serão incorporados, isso significa que os processos explícitos se tornará tácito ou seja todas as experiências da socialização, externalização, combinação foram compartilhados na mente dos indivíduos.

Modelo ilustrativo da conversão do conhecimento

5. Relatório

As comparações entre os diversos autores para o termo gestão do conhecimento (GC) nos leva a crer que a GC não é algo que se possa medir ou que seja algo já definido. Podemos pensar que GC são práticas adotadas dentro das empresas e que se essas praticas forem dimensionadas da maneira correta facilitará a vida dos colaboradores, proporcionará um ganho de conhecimento para os mesmos e mais importante, para a organização, manterá o seu ritmo de crescimento e lucros nos negócios.

Para colocar em prática a GC é necessário que a empresa esteja atenta a todos os fatores que envolve o seu negócio, A empresa precisa buscar meios de valorizar as pessoas ,estar atenta aos acontecimentos , novidades em seu ramo ,utilizar novas tecnologias capazes de facilitar o trabalho e adquirir novos produtos e novos conhecimentos .

Esses conhecimentos precisam ser desenvolvidos,monitorados ,disseminados e testados para que a sua utilização seja vista como um fator comum dentro da empresa. Por isso é importante criar na organização um ambiente favorável aos colaboradores par que esses desenvolvam todo seu potencial, sintam se motivados em atuar .

Outro fato considerado para o desenvolvimento do conhecimento é fazer o registro do conhecimento através de escritos, palestras com as lideranças, atividades presenciais entre os colaboradores, estimulando o desenvolvimento individual , a criação espontânea. Também pode ser utilizado pesquisas de mercado entre os clientes, treinamentos de funcionários com novas tecnologias ou novos procedimentos .

A GC tem que ser feita de forma continuada, para isso é necessário que a empresa adote os modelos que dão certo como exemplos de boa GC. Torna se necessário identificar as competências, habilidades ,conhecimentos de seus colaboradores e identificar quais não estão presentes na empresa.; após a identificação é preciso compartilhar esses conhecimentos como forma de aumentar a produtividade e os lucros.; manter os processo de planejamento de forma contínua usar as informações par apoiar nas decisões estratégicas monitorar a concorrência.;e finalmente facilitar os processos de aprendizagem coletivo que pode resultar em novos conhecimentos e novas soluções.

A importância da Gestão do Conhecimento para o sucesso das organizações é evidenciada pelos investimentos na área.

É indiscutível a relevância do conhecimento como fator de produção da nossa sociedade e da nova economia e com a vantagem competitiva para as organizações. Acredita-se que na nova sociedade e economia o conhecimento é o eixo fundamental do desenvolvimento da organização, portanto, somente por intermédio do conhecimento é que as organizações podem inovar, manter-se no mercado e serem competitivas.

Gestão do Conhecimento é a criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da organização. O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.

Gestão do conhecimento é a capacidade de gerar e colocar em prática conhecimentos dentro de uma organização, é elemento importante para criar competências e identidades especificas, proporcionando diferenciais competitivos e crescimento da organização.

Com a Globalização as empresas vem exigindo rápidas e contínuas adaptações, para sobreviverem e crescerem nesses novos tempo da moderna economia e de um público consumidor cada vez mais exigente.

Para a Gestão do Conhecimento acontecer é necessário reunir o capital humano, a cultura organizacional e a tecnologia da informação. É necessário que os indivíduos envolvidos estejam suficientemente motivados e que haja a plena disseminação do conhecimento pela empresa, onde todos convivam em um ambiente propicio à colaboração.

A informação e o conhecimento são as armas competitivas da era contemporânea. O conhecimento é mais valioso e poderoso do que recursos naturais, grandes indústrias ou contas bancárias, ou seja, o eixo central de geração de valor desloca-se do conteúdo material para o conteúdo de conhecimento incorporado aos processos produtivos. Neste contexto, está ocorrendo uma mudança de locais de trabalho fechados e hierárquicos para redes de capital humano progressivamente mais colaboradores, mais colaborativas e distribuídas, que obtém conhecimento e recursos de dentro e de fora da empresa. Assim se faz necessário passar da sociedade da informação para a sociedade do conhecimento, com estabelecimento de um amplo processo indiscriminado de comunicação dentro e fora da empresa. Neste enfoque a gestão do conhecimento tem a função de apoiar e orientar, a partir de um planejamento estratégico que inclui a informação e o conhecimento, como a melhor forma de capitalizar o conhecimento organizacional. A tecnologia, em destaque as mídias sociais, tem contribuído para a disseminação, compartilhamento e consequentemente a criação do conhecimento. Dessa forma, as empresas estão descobrindo que a colaboração em massa é mais produtiva do que a forma tradicional e que no quadro de bens não rivais, como o conhecimento, quanto mais ele circula, mais avanços e benefícios as organizações podem atingir.

A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

1. Espiral do Conhecimento

Propor um aprendizado contínuo e freqüente, com funcionários altamente qualificados e com alto grau de escolaridade, estabelecendo novos padrões de referência, que irão apresentar novos problemas e novas oportunidades de evolução, gerando novos dados e informações, novas idéias e novas visões, retomando-se o ciclo de geração de conhecimento em um nível superior.

As empresas podem fazer uso do espiral do conhecimento incentivando e favorecendo seus colaboradores a serem co-autores da história das empresas. As empresas que não inovam, ficam em desvantagens competitivas comparadas com seus concorrentes.

Unir os profissionais em torno de uma identidade comum prevalecendo o compromisso e o comprometimento, sempre em grupo.

Implantar o diálogo para facilitar a aprendizagem em equipe.

2 – Efeitos da Inovação

A inovação é importante, pois permite que as empresas acessem novos mercados, diminuem os custos do produto ou serviços, aumento da capacidade de produção ou melhoria na prestação dos serviços, aumento em suas receitas, redução no consumo de materiais, realização de novas parcerias, aquisição de novos conhecimentos para melhor qualidade de seus produtos e serviços. O que favorecem o aumento no nível de emprego e renda.

Um dos maiores desafios do mundo corporativo moderno, a inovação tem na realidade um conceito simples. Ela é uma iniciativa, modesta ou revolucionária, que surge como uma novidade para a organização e para o mercado e que, aplicada na prática, traz resultados econômicos para a empresa sejam eles ligados à tecnologia, gestão, processos ou modelo de negócio. A inovação pode estar no desenho, no produto, nas técnicas de marketing ou no serviço prestado ao cliente. Ela está nos cremes hidratantes, num fabricante francês de automóveis, num detergente para roupas. Acontece nas ruas, nos centros comerciais, nas revistas, nos outdoors. O cerne da inovação está no consumidor é preciso atender às suas necessidades para efetivamente criar valor.

3 - Importância da Gestão do Conhecimento

Dar maior importância às pessoas do que aos bens tangíveis torna-se uma tendência porque são elas que detém os conhecimentos mais valiosos sobre como atingir melhores resultados, como diagnosticar problemas e otimizar processos internos, enquanto os equipamentos usados nas operações são meros coadjuvantes para tal fim.

A importância dada as pessoas - suas capacidades criativas, motivações, competências e conhecimentos - é sentida como um diferencial e uma oportunidade para as empresas crescerem mais.

Aproveitando melhor o conhecimento dos colaboradores é praticando a gestão do conhecimento, que nada mais é do que estimular e facilitar a troca, e o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa. Com a gestão do conhecimento, as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem, de forma a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da companhia.

Para as empresas, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e para melhora do atendimento ao cliente final. Por isso deve ser aplicado nas empresas. Uma vez disseminado, o conhecimento pode ser retido por outros colaboradores, a fim de gerar resultados sempre superiores aos do passado. Um engenheiro que opera uma plataforma de petróleo em alto mar tem uma experiência riquíssima que deve ser bem aproveitada. É preciso reconhecer e disseminar esse conhecimento para que a empresa esteja sempre evoluindo. É algo contínuo.

Muito tem se falado sobre a importância da gestão do conhecimento enquanto prática que busca registrar, compartilhar e reter na empresa, os “fazeres” e os “saberes” exclusivos e que podem conferir valor e diferencial competitivo ao negócio.

Benchmarking sobre conceito de Gestão do Conhencimento

a) Entendimento de GC da empresa Senior. (empresa1)

Na Senior a gente sabe muita coisa. Sabe desenvolver sistemas de TI inovadores, amigáveis e eficientes. Sabe entender as necessidades de nossos clientes. Sabe a importância de gerar informação e conhecimento para a tomada de decisões. A gente sabe satisfazer o mercado e desafiar a concorrência. E sabe o valor da confiança e da parceria nas negociações.

Mas a gente também sabe que é preciso mais do que saber. É preciso acreditar. Saber é fazer agora. Acreditar é construir o futuro.

Por isso a gente acredita no poder das boas ideias. A gente acredita em trabalhar em conjunto com nossos clientes para buscar as melhores soluções para seus negócios. Acredita no talento de nossos colaboradores, e no potencial das empresas que atendemos. A gente acredita que para crescer é preciso surpreender e inovar sempre. E que, mesmo sabendo muito, ainda temos muito a aprender. E por acreditar em tudo isso, a gente sabe que a melhor parte da nossa história ainda está para acontecer

Entendimento de Gestão do Conhecimento da Empresa Massas Terni Ltda (empresa 2)

Entendimento das necessidades de seus colaboradores, no sentido profissional, na industrialização das massas até a sua conclusão da montagem para a entrega final ao cliente. Com diálogo aberto aos colaboradores a fim de identificar uma forma mais rápida para a industrialização e até mesmo a forma mais prática para apresentação do produto ao consumidor final, qualidade, aparência e sabor.

Relate, cinco condições que favorecem a Criação do Conhecimento na empresa:

R: (empresa 1) Alguns fatores favorecem no caso dos negócios da Senior, trabalhamos com desenvolvimento de soluções em gestão empresarial e gestão de pessoas, isto faz com que, no contato com o cliente, que são empresas de diversos portes, o nosso colaborador necessite constantemente esta criando e pesquisando novos conhecimentos, a regra de negócios do cliente, novas formas de abordagem do produtos, conhecimento interno dos produtos, estes são alguns fatores, não dá para numerar pois são todos dinâmicos gerando grande base de conhecimento.

( Empresa 2 ) 1 – Satisfação dos colaboradores por estarem participando, como profissionais capacitados, na elaboração e conclusão do produto da empresa;

2 – Diminuição nos custos, uma vez que a industrialização é feita de forma seqüencial, ou seja cada colaborador tem sua tarefa e não há atropelos que retardem a industrialização;

3- Praticidade na montagem de cada produto com qualidade e apresentação do produto;

4 – Retorno de mais vendas, uma vez que o produto é de grande aceitação no mercado, devido a qualidade no atendimento e apresentação do produto.

a) Quais são as barreiras do Conhecimento?

(Empresa 1) Algumas barreiras do conhecimento são medidas primeiramente pela falta de investimento na empresa no desenvolvimento do colaborador, a falta de credibilidade de líderes, a falta de capacidade das empresas em reter talentos e o conhecimento não comprovado

(Empresa 2) A barreiras são variadas e uma delas é o prazo longo para aplicação dos conhecimentos dos colaboradores e os diálogos que as vezes são longos e com restrições de alguns colaboradores e outra é o grau de instrução de cada colaborador e a credibilidade da empresa na aceitação das opiniões, se dará certo ao não.

Item 1.1

Descrição do ambiente “ba”da empresa.

(Empresa 1) Na Senior Sistemas S/A utiliza-se para registro do conhecimento, o portal Corporativo da empresa.

( Empresa 2) Uma indústria com excelente espaço físico, com muita informação visual devido a variedade de máquinas industriais e vários produtos expostos em câmeras frigoríficas;

Um local especifico para atendimento ao cliente com balcão frigorífico para visão do produto em aquisição;

Um local para o gestor e uma para o administrativo;

Uma área independente para recebimento e armazenamento de mercadorias;

Uma área independente para a produção e manipulação de alimentos;

Área independente para higiene e guarda de utensílios de preparação;

Vestiários e sanitários para funcionários separados por sexo;

Lavatórios exclusivos e em posição estratégica para que os funcionários façam higienização das mãos;

Ambiente com iluminação uniforme e boa ventilação;

ETAPA 3

Definição de Cluster

Cluster pode ser entendido como um aglomerado de firmas ou empresas geograficamente concentrado em um local, com características de especialização e comercio similares ou comuns que desenvolve suas atividades no intuito de buscar mecanismos que as diferenciem e proporcionem maior competitividade e desenvolvimento para as empresas que fazem parte desse sistema .

Para as empresas que optam pela estratégia de formação de um cluster é uma forma inovadora de alcançar a competitividade . São inúmeros os benefícios que podem ser alcançados pelos membros de um cluster, tais como: compartilhamento de frete; compras conjuntas que reduzem despesas; compartilhamento de recursos, conhecimentos e melhores práticas, entre outros. Para a sociedade, a formação de um cluster em determinada localidade proporcionará concentração de empresas, geração de emprego e renda, e melhoria de infra-estrutura e desenvolvimento social.

È importante que todas as empresas integrantes do cluster estejam voltadas para os mesmos objetivos e possuam o mesmo nível tecnológico, tornando possível a GC no âmbito do aglomerado. Cabe aos líderes, o papel de disseminar, desenvolver e implementar programas de compartilhamento de conhecimento em ambiente favorável.

A GC unida à área de TI visa desenvolver e implementar programas que proporcionem integração e difusão de conhecimento ,desenvolvimento de práticas e estimulo a socialização como forma de criar conhecimento tácito, como foi visto no modelo de Nonaka e Takeuchi (1997).

A localização geográfica dos cluster proporciona maior interação e estimula a cooperação entre as firmas que podem compartilhar recursos humanos por exemplo. A cooperação pode ocorrer entre as empresas e seus distribuidores , fornecedores e até mesmo seus concorrentes, tendo em vista os benefícios coletivos que podem ser alcançados.

Passo 2

1) Identificação de uma organização

2) Analisar a empresa pesquisada:

a) Como é feita a Gestão do Conhecimento?

b) Há o incentivo para a Gestão do Conhecimento na empesa?

Passo 3

1) Como aplicar a Gestão do Conhecimento na empresa citada no passo 1;

Respostas ; a GC é aplicada na empresa que eu trabalho em treinamentos desenvolvidos por psicólogos,instrutores de operação quando surgem um equipamento mais moderno , palestras que desenvolvem a motivação dos profissionais. outra maneira de aplicar a GC são os treinamentos aos funcionários novatos sobre a dinâmica da empresa além de uma vez por ano fazer uma reunião específica somente entre os operadores,onde todos têm liberdade de sugerir ou reclamar sobre assuntos diversos dentro da organização.

2) Três principais barreiras organizacionais para se implantar a Gestão do conhecimento:

Respostas; o estresse e a falta de tempo as vezes gera desmotivação nos funcionários.; falta de planos de carreira; reduzido grau de instrução.

Considerações finais

Por muito tempo as empresas subestimaram o valor dos conhecimentos de seus colaboradores. Atualmente, sabe-se que a soma desse conhecimento tem grande valor e que mensurá-lo, tê-lo sob controle, e acima de tudo aplicá-lo em favor da organização, torna-se um diferencial competitivo. Neste cenário, a Gestão de Conhecimento aparece como a chave para o sucesso, pois apenas uma organização onde todos estão constantemente aprendendo está apta a vencer os novos desafios apresentados por um mercado cada vez mais voltado para o conhecimento.

As organizações têm reconhecido que é necessário investir neste tipo de gestão para manter a organização competitiva no mercado e melhorar o desempenho de seus colaboradores.. Mas para implantar essa gestão de conhecimento é preciso garantir uma boa comunicação interna, explicando a importância de cada um no contexto da empresa. Valorizando a criatividade, conhecimento e competência são fatores positivos e um grande diferencial competitivo. Gerar oportunidades para os profissionais que integram a empresa significa ainda melhorar os resultados e aumentar o crescimento da organização e a garantia de um vida longa no mercado.

A Gestão de Conhecimento deve fazer parte da cultura da organização para que os colaboradores entendem a necessidade e a importância desse investimento.

A partir das definições acima, podemos chegar à conclusão de que a Gestão do Conhecimento é responsável pelo fluxo de conhecimento na organização. Os gestores do conhecimento devem garantir que o fluxo de conhecimento aconteça por completo na empresa: para que haja a socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento (NONAKA e TAKEUCHI, 1997).

Fontes Bibliográficas:

Nonaka, I. e H. Takeuchi. Criação de Conhecimento na Empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação: Campus. 1997

______. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman. 2008

Rossetti, A. e A. B. Morales. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ci. Inf., v.36, n.1. 2007.

Sveiby, K. E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônio de conhecimento: Campus. 1998

Terra, J. C. C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial: Elsevier. 2005

Angeloni, Maria Terezinha – Organização do Conhecimento: Infra estruturas, pessoas e tecnologia. 2ª edição – São Paulo: Saraiva, 2008.

André Saito é Ph.D. em Ciência do Conhecimento, coordenador acadêmico da FGV, coordenador do curso de gestão estratégica de pessoas do SENAC e diretor de Educação da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC)

DRUCKER, P. Desafios gerenciais para o século XXI, São Paulo: Pioneira, 1999

http://revistaespacios.com/a09v30n03/093003101.html

http://sare.unianhaguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/69/67

http://www.sebrae.com.br

...

Baixar como  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »