TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Monografias: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

Introdução

Conceito de Gestão do Conhecimento

Comparando as Definições

Benchmarking de conceito de Gestão do conhecimento

Principais Barreiras Organizacionais para implantar GC

Considerações finais

Referencias Bibliográficas

Introdução

Hoje em dia tomar decisões faz parte do nosso cotidiano, e é justamente ai que entra a Gestão do Conhecimento. Ela nos ajuda a tomar decisões acertadas com relação a melhor estratégia, como lidar com os clientes, concorrentes, canais de distribuição, ciclo de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informação, saber administrar dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos. Trata de agregar a prática e distribui- la.

Devemos procura r vencer todos os desafios e nisso a Gestão do Conhecimento também ajuda. Influenciar o comportamento do trabalhador, fazer com as lideranças das organizações compre a ideia, e classificar o Conhecimento.

Não existe receita única para aplicar a Gestão, mais sempre que possível devemos tirar bons proveitos dela. Cada organização deve criar seu modelo ‘sob medida’. Pois ainda existe forte tendência nos valores, nos costumes e no geral .

E ao mesmo tempo que trabalhamos na sua implantação, aprendemos como realiza- la e como corrigir os desvios percebidos .

O CONCEITO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

A Gestão do Conhecimento é um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio. (Sebrae)

“Não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação.” (Peter Drucker)

Peter Drucker, o pai da administração moderna, já sabia sobre a importância das informações e o poder que o conhecimento carrega.

Atualmente a Gestão do Conhecimento está cada vez mais difundida e, facilmente podemos encontrar práticas em todas as empresas e até mesmo no seu ambiente pessoal, tudo isso em função do avanço da tecnologia da informação.

A gestão do conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa.

Para que a gestão do conhecimento produza efeitos práticos nas empresas, deve estar plenamente ancorada pelas decisões e compromissos da alta administração a respeito das iniciativas necessárias em termos de desenvolvimento estratégico e organizacional, investimento em infraestrutura tecnológica e cultura organizacional, que celebre o trabalho em conjunto e o compartilhamento.

A gestão do conhecimento, ainda segundo TERRA (2000), tem um "caráter universal", ou seja, aplica-se a empresas de todos os portes e nacionalidades e a sua efetividade requer a criação de novos modelos organizacionais (estruturas, processos, sistemas gerenciais), novas posições quanto ao papel da capacidade intelectual de cada funcionário e uma efetiva liderança, disposta a enfrentar, ativamente, as barreiras existentes ao processo de transformação.

No ambiente da Gestão do Conhecimento, encontraremos:

Inteligência competitiva, Educação corporativa, Gestão de competências, Gestão de capital intelectual, Gestão da informação e Aprendizagem organizacional.

A princípios, são praticas que complementam a Gestão do Conhecimento todos esses processos são importantes que qualquer empresa ou organização precisam conhecer e estruturar, mas não são as únicas.

À medida que o mercado exige e as empresas adquirem conhecimento e experiência, é natural que surjam estratégias novas baseadas em cada situação.

COMPARANDO AS DEFINIÇÕES

Tanto Peter Drucker como Terra os dois autores pesquisados, frisam a importância da Gestão do Conhecimento nas organizações. Peter Drucker alertava para o fato de que o trabalho se tornava cada vez mais baseado no conhecimento e Cyrineu Terra destaca a Gestão do Conhecimento como importante ferramenta para o crescimento das organizações

A Gestão do Conhecimento pode e deve ser aplicada nas empresas, abaixo citamos alguns exemplos de empresas de grande porte que já se utilizam desta importante ferramenta:

A Jhnson e Johonson ( Industria de comércio de produtos para saúde ) investe em diversas técnicas de conhecimento, como metodologia de lições alinhada à aprendizagem organizacional, na área de seus produtos para a saúde e Bem estar, a Companhia detectou necessidades, treinou mão de obra, investiu em infraestrutura, esclareceu o consumidor, cresceu e ganhou destaque. A Johnson & Johnson é a maior e mais diversificada empresa do mundo no segmento de saúde e bem-estar.

A Organização Bradesco alinha-se às melhores práticas mundiais de sustentabilidade e a busca, permanentemente, na gestão, nos negócios e nas práticas do dia a dia.

A estratégia de sustentabilidade do banco é estabelecida para reunir todas as ações socioambientais com foco em três pilares: Finanças Sustentáveis, Gestão Responsável e Investimentos Socioambientais.

RESPODER AS QUESTÕES A SEGUIR

Como favorecer a Criação de Conhecimento novo na Empresa?

Tem-se que, predominantemente, são as dimensões de valores organizacionais e abertura à mudança e autopromoção que guiam o comportamento das organizações na criação do conhecimento. A dimensão autotranscedência, representada pelo valor Preocupação com a Coletividade, parece entrar no processo, modificando e orientando o comportamento de autopromoção, de forma a não ultrapassar o respeito ao outro. Isto tem sentido, uma vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com