TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Monografias: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

Falaremos aqui sobre Conceitos da Gestão do Conhecimento, sua criação, seus processos e ambientes que serão mostrados em conteúdos, exemplos e ilustrações.

Veremos que a Gestão do Conhecimento muitas vezes é tratada como um sistema de gerenciamento do conhecimento dentro das organizações e o quanto esse tipo de gerenciamento contribui com o compartilhamento e disseminação do conhecimento para com os colaboradores em geral.

2. A Gestão do Conhecimento

Conceito

Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, retenção, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da organização. A Gestão do Conhecimento é considerada um sistema de gerenciamento corporativo.

Drucker (1993) afirma que “boas iniciativas e práticas de gestão do conhecimento contribuem para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem”.

Seguindo este conceito o autor Gustavo Taranto Malheiros (2011) define Gestão do Conhecimento, em poucas palavras, sendo “[...] um modelo de gestão dedicado a gerar riquezas a partir do capital intelectual, sendo um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do aber organizacional.”

Podemos citar como exemplo de Gestão do Conhecimento nas empresas os Multiplicadores do Conhecimento, que são profissionais da própria empresa que têm o objetivo de disseminar/socializar conhecimentos estratégicos com os demais funcionários da organização.

Nos dias atuais, o relacionamento visando à cooperação tornou-se o ponto central da nova forma organizacional e passou a ocupar papel relevante nos empreendimentos modernos. A cooperação esta relacionada, quase sempre, ao desenvolvimento que gera a interação.

A Gestão do Conhecimento pode ser feita por qualquer tipo de empresa, porém requer pesquisa, prospecção de dados e informações técnicas e de mercado.

Para que todos os colaboradores se apropriem deste novo conhecimento, é necessária uma disseminação ágil dentro da empresa, disponibilidade para acesso através de um sistema interno de base de dados, bases de armazenagem de informação e registro de conhecimento.

Uma maneira de reter o conhecimento na empresa se dá por meio de treinamento e troca de informação: um funcionário de cada departamento que tem mais tempo de empresa treina os mais novos, ao invés de um único funcionário fazer esse treinamento. Assim caso este funcionário venha a se desligar da empresa, seja por busca de outras oportunidades ou por aposentadoria, ele terá transmitido o conhecimento aos demais funcionários.

Os quatro processos de conversão do conhecimento são: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. E são definidos como:

* Socialização: Conhecimento tácito para tácito.

* Externalização: Conhecimento tácito para explícito.

*Combinação: Conhecimento explícito para explícito.

* Internalização: Conhecimento explícito para tácito.

Processo de conversão de Conhecimento SECI (Socialização – Externalização – Combinação – Internalização)

Conclusão

Podemos ver que a Gestão do Conhecimento é considerada um sistema de gerenciamento corporativo, que tem como principal objetivo a disseminação e socialização de informações essenciais para empresa a todos seus colaboradores. Essa postura contribui com a cooperação e interação de todos os colaboradores entre si o que hoje é um dos principais pontos relevantes das organizações.

Vimos também que, para que se retenha conhecimento dentro dessas organizações é essencial treinamento e troca de informações eficientes e eficazes entre todos os colaboradores.

Por fim, conhecemos os quatro processos de conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização e suas definições.

3. Gestão e Criação do Conhecimento dentro das organizações

Segue abaixo o que os gestores entrevistados entendem por Gestão do Conhecimento e como a aplicam no dia-a-dia de suas organizações.

EMPRESA A: No ponto de vista do gestor as organizações brasileiras tanto privadas como públicas, de forma crescente passou a se conscientizar a importância da revisão dos seus modelos de gestão. Caso empresa publica tal motivação era sua capacidade de cumprir sua missão, ou seja, atender com qualidade a prestação de serviço de interesse da sociedade. Caso empresa privada a motivação era a sua sobrevivência e competitividade no mercado global. A organização que trabalho é privada, meu trabalho é feito em cima de muita estrutura de conhecimento da empresa de modo que otimize a competitividade e estratégia de abordagem ao cliente. O incentivo dos gestores é muito importante para o desenvolvimento de seus funcionários.

EMPRESA B: A gestora diz ter aprendido sobre isso na faculdade, mas com pouca ênfase por isso nesse momento não aplica esse conceito em sua empresa.

Podemos citar como condições que favorecem a Criação do Conhecimento na organização a independência que evita que informações/conhecimento seja privilégio de apenas um colaborador; a partilha pois assim se tem maior envolvimento com outros colaboradores ao invés da disputa de poder; o envolvimento que faz com que os colaboradores motivados se sintam inseridos no processo como ator principal e não como coadjuvante; a eficiência e a eficácia que evita o retrabalho ou duplicações de esforços; a economia que se dá com o investimento que é colocado nas pessoas e não nas coisas (tecnologia da informação).

Na empresa entrevistada percebemos que a socialização é feita através de e-mails e teleconferência tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com