TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Monografias: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

1.1- INTRODUÇÃO

.

Nos tempos atuais o conhecimento constitui-se em ativo fundamental, principalmente no contexto organizacional. Não é mais suficiente se ter tecnologia quando não se tem o conhecimento, já que a tecnologia é facilmente copiáveis, as empresas que detêm o conhecimento e que propiciam ambientes para sua criação, são as que irão apresentar vantagem competitiva e inteligência organizacional.

O conhecimento é um ativo intangível, e na gestão do conhecimento, este pode ser categorizado em tácito ou explicito. O conhecimento tácito é aquele que está presente nas pessoas. Já o conhecimento explicito é o conhecimento que se pode ser arquivado e repassado.

A vantagem das organizações que tem como matéria prima o conhecimento, é que este diferentemente de um ativo tangível, como o plástico, por exemplo, que diminui na medida em que é utilizado, o conhecimento só aumenta quando é utilizado, dividido ou compartilhado. Desta forma é um recurso infinito, que pode trazer grandes vantagens, principalmente em longo prazo.

A gestão do conhecimento tem um caráter interdisciplinar, que envolve profissionais de diversas áreas: administração, computação, ciência da informação, educação, etc. Envolvendo disciplinas de organização, tecnologias de informação, comunicação entre outras. As quais devem estar muito bem articuladas para que a gestão funcione efetivamente.

.

2.1- CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Gestão do conhecimento refere-se á criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.

Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso. As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era neoclássica e era da informação.

A tecnologia da informação aliada á gestão do conhecimento torna-se um meio e não um fim para o sucesso de uma estratégia.

A gestão do conhecimento aqui abordada pode ser definida como um processo amplo e criterioso de identificação, maximização, codificação e compartilhamento do conhecimento estrategicamente relevante para as organizações. Tal processo, como nos lembra Wiig ao utilizar as tecnologias da comunicação acaba por se tornar um processo sólido de gerenciamento do capital intelectual, e pode assim ser considerado um processo de gestão integrada do conhecimento organizacional.

Alguns autores afirmam que gestão do conhecimento é algo totalmente novo. A justificativa apresentada se ampara no fato de que é necessário o uso de tecnologia da informação e da rede mundial de computadores para que uma empresa consiga desenvolver o processo com amplitude desejada.

Ao contrario do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a gestão do conhecimento toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados.

O segredo esta em divulgá-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com