TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Casos: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  7.524 Palavras (31 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 31

GESTÃO DO CONHECIMENTO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1. GESTÃO DO CONHECIMENTO 06

1.1 QUESTÕES 08

1.2 DESENHO ESPIRAL DO CONHECIMENTO 10

2. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES 13

2.1 ENTREVISTA 15

2.2 RELATÓRIO 17

3. DEFINIÇÃO DE CLUSTER 17

3.1 EXEMPLOS DE CLUSTER 18

3.1.1 INTRODUÇÃO 19

3.1.2 DESENVOLVIMENTO 20

3.1.2.1 A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL 20

3.1.2.2 O CONHECIMENTO TÁCITO E CONHECIMENTO EXPLÍCITO 20

3.2 OS MODOS DE CONVERSÃO 21

3.2.1 SOCIALIZAÇÃO 21

3.2.2 EXTERNALIZAÇÃO 22

3.2.3 COMBINAÇÃO 22

3.2.4 INTERNALIZAÇÃO 23

3.3 ESPIRAL DO CONHECIMENTO 23

3.3.1 CONCORRÊNCIA GLOBAL 24

4. IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO 25

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 27

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28

INTRODUÇÃO

Gestão do conhecimento significa organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato internos e externos, a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa. “Essa informação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e distribuída, tornando-se acessível aos interessados.”

O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

É fundamental que tal ferramenta seja simples e muito conveniente, mesmo para o colaborador menos afeito ao uso de computadores, caso contrário a prática diária da gestão do conhecimento não acontecerá. Acreditamos fortemente que a organização e sistematização do conhecimento necessário aos níveis operacional, tático e estratégico de sua organização é um processo feito no dia-a-dia, e não um projeto que tem início, meio e fim. A gestão do conhecimento se inicia, mas não tem prazo certo para terminar. Na realidade não terminará nunca mais. Ela é uma necessidade que tem sua empresa para manter se no mercado. Ela deve ser parte da cultura.

Estamos vivendo na sociedade do conhecimento, onde a velocidade das informações, apesar do afastamento das pessoas, umas das outras, por causa da internet ( msn, skype, facebook, Orkut etc...), estamos observando que na Gestão do Conhecimento sem a presença de um individuo, o conhecimento não poderá ser gerado. Sabemos que se multiplicam as tecnologias e as empresas que mais investem no seu potencial pessoal serão melhores sucedidas. Elas buscam os novos conhecimentos, transmitem para a empresa que absorve e aplicam criando com isso mais conhecimentos novos. O trabalho em equipe torna-se cada vez mais uma necessidade, é a engrenagem que ira gerar dentro da empresa novas tecnologias e por fim o sucesso da empresa. Nunca ela precisou tanto de uma cultura de aprendizagem organizacional para ser competitiva.

A importância do trabalho em equipe favorece a criação do conhecimento, colocando cada vez mais as empresas na concorrência e assim gerando conceitos inovadores, que somados a experiência dos anos de trabalho dos funcionários, fazem da gestão do conhecimento uma ferramenta que precisa ser preparada no dia a dia das empresas.

Gerando mais conhecimento, produtividade, satisfação e sucesso, tanto para os funcionários quanto empresas.

1. GESTÃO DO CONHECIMENTO

É o conjunto de processos e sistemas que permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.

A gestão do conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.

Dentro da Gestão do Conhecimento o trabalho em equipe passa a ser fonte de conhecimento, onde o novo conhecimento sempre começa com um individuo.

A experiência individual de anos de trabalho pode gerar um processo novo, aperfeiçoando ou criando novas possibilidades de sucesso.

Conforme Takeuchi e Nonaka (2008, p. 41), tornar o conhecimento pessoal disponível de um funcionário para os outros e a atividade central da empresa criadora do conhecimento. São os dois tipos de conhecimento levados em consideração pelos autores o conhecimento tácito que esse conhecimento pessoal e o explicito que é repassado para os demais. Daí a importância de se valorizar as pessoas que compõem a organização ou empresa e o trabalho em equipe. Segundo o site administradores, Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa, e é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.

Com a globalização e avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso, e aliado a tecnologia da informação, gera o sucesso de uma estratégia.

Com a gestão do conhecimento toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com