TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar

Artigo: Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

1) Tema:

Gestão Escolar na Escola de Ensino Infantil Beija Flor no municipio de Cruzeiro do Sul – Ac.

2) Objetivos:

Objetivo Geral:

• Qualificar os pontos necessarios de uma Gestão Escolar para que ocorra de forma democrática.

Objetivos Específicos:

• Caracterizar as metodologias utilizadas na Gestão Escolar;

• Identificar quem faz parte da Gestão democrática;

• Reconher a importância da gestão democrática no espaço escolar;

3) Procedimentos teóricos metodológicos:

Esta pesquisa tem como objetivo qualificar os pontos necessários para que a Gestão Escolar ocorra de forma democrática na Escola de Ensino Infantil Beija Flor no municipio de Cruzeiro do Sul – Ac. A metodologia utilizada foi de entrevistas na escola e pesquisa de campo na comunidade escolar.

Ao caracterizar as metodologias utilizadas na Gestão Escolar, pretende de forma esclarecedora entender o planejamento como mecanismo fundamental e imprescindivel para o bom desempenho e sucesso.

Na identificação de quem faz parte da Gestão Democrática, pretende-se detectar como a comunidade está inserida nesse contexto, verificando fatores que dificultam a construção de uma escola democrática, sob o ponto de vista de pais e funcionarios e fortalecendo a participação da comunidade escolar.

No reconhecimento da importância da gestão democrática entenderemos que o educando deve ser respeitado, em todos os aspectos, fisico, social e econômico não podendo haver qualquer espécie de discriminação, pois sendo valorizado como ser humano ativo, atingirá seus objetivos sem maiores problemas, promovendo a integração entre a equipe escolar e familias.

4) Justificativa:

Trabalhando com essse tema iremos contribuir significativamente para a melhoria das ações da escola numa perspectiva democrática e cidadã em função dessa realidade educacional, que visa uma participação da comunidade na gestão escolar, levando a escola a um avanço de qualidade de ensino e proporcionando aos educandos oportunidades para construirem seus conhecimentos através de uma participação ativa. A implantação da gestão democrática não deve se restringir à participação da comunidade na escola somente como ouvintes, mas como pessoas que expões opiniões e apresentam sugestões para a resolução das problemáticas apresentadas, e principalmente, a elevação da qualidade do ensino abrangendo os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organização da sociedade civil e nas manifestações culturais. Espera-se, também, colaborar com a Instituição, pois, a partir da pesquisa, pôde-se ter uma maior compreensão da real importância dessa participação de todos, tanto por parte da comunidade escolar, como pelos funcionários em geral.

5) Cronograma:

ATIVIDADES

AÇÃO MESES

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Visita na Escola Infantil Beija Flor Entrevista com o Gestor da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com