TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar

Casos: Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma fornma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação os diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.

Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar atitudes diante de outras crianças.

Portanto foi realizado uma pesquisa em nosso município, para avaliar quais Escolas Municipais possuem brinquedotecas e qual a importância que o município vê em relação a esse espaço.

Desenvolvimento

Após a realização da pesquisa em ______ Escolas de Ensino Fundamental, ____ Escolas de Educação Infantil e ________ Creches, observamos que muitas delas não possuem brinquedoteca, na grande maioria não existe espaço fisico, pelo fato dos prédios serem muito antigos e mesmo nos prédios novos não houve planejamento para a instalação desse espaço.

Contudo a maioria delas possuem diversos tipos de brinquedos e jogos em sala de aula, outras utilizam salas vazias com diversos brinquedos, mas não sendo uma sala apropriada para se chamar de brinquedoteca, outras possuem brinquedos grandes como casinha de boneca, gira-gira, centopeia, balanças, trepa-trepa em espaços internos (patio).

Algumas das escolas pesquisadas tem sala de música, biblioteca e asala de leitura para que as aulas sejam diversificadas.

Em uma das escolas foi criado uma sala de música à partir de um projeto social que ocorreu na escola, e nesta sala existe uma arara com diversas fantasias e de acordo com a Coordenadora Pedagógica as crianças de 1 à 5 anos freqüentam essa sala todos os dias da semana para que não fiquem limitadas apenas a sala de aula.

No nosso município, nas Escolas de Ensino Fundamental, possuí um espaço chamado CEDIC _______________ um tipo de biblioteca que possuem mídias com diversos tipos de acesso, que também é utilizado pelas crianças.

A maioria das escolas alegaram não ter brinquedoteca por serem de Ensino Fundamental de 1º à 5º ano, não demonstraram interessem em criar esse espaço por trabalharem com uma faixa etária maior e a brinquedoteca segundo eles seria apenas para Creches e Escolas de Educação Infantil.

As crianças que estão no Ensino Fundamental I com idade entre 6 à 10 anos segundo uma pedagoga eles não necessitam de um lugar especifico, porque o professor pode fazer brincadeiras e brincadeiras direcionadas, segundo ela as crianças não aprendem brincando com brinquedos e sim com brincadeiras dirigidas.

É importante ressaltar que as crianças se desenvolvem muito brincando, elas se socializam e são capazes de dividir seus brinquedos com os colegas e faz com que o brinquedo que está em sua mão se torne o que ele quiser, não dando importância pelo que o brinquedo realmente significa.

Deve haver uma preocupação com a organização do espaço e os tipos de brinquedos que serão disponibilizados para as crianças brincarem, o espaço e a disposição dos brinquedos devem promover o livre acesso para todas a crianças oferecendo um real convite para brincar e que possibilite o desenvolvimento da criança, determinando as experiências possíveis e as interações sociais com base para a construção do conhecimento individual e coletivo.

Promover um espaço lúdico para as crianças é muito mais do que respeitar o direito de brincar, pois é também reconhecer a necessidade da infância bem como suas especificidades.

Outro fato que deve ser ressaltado é que a brinquedoteca foi criada pensando em amenizar o que tem ocorrido nos últimos anos com a falta de espaço nas moradias e a falta de segurança que impedem nossas crianças de brimcarem em espaços abertos e sem perigo, diante deste problema as crianças tem caixas e mais caixas de brinquedos em casa, os quais a quantidade não significa coletividade no qual a criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com