TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar

Artigo: Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 3

Quais as principais diferenças entre a gestão democrática e a gestão autoritária?Quais são suas principais características?E como definir as relações interpessoais referente a ambas?

Bom, mesmo nos tempos atuais, a gestão escolar ainda se baseia em um modelo ultrapassado e autoritário de gestão, ou seja, uma gestão na qual a direção é centralizada em apenas um indivíduo, o diretor. Já na gestão democrática o conceito muda, pois existe a interação dos demais representantes do corpo docente como os professore com o conselho de classe e até mesmo os pais representando a sociedade. A gestão democrática busca atender as expectativas de uma sociedade em relação à escola.

“A escola não está ilhada, mas sim inserida numa comunidade concreta, cuja população tem expectativas e necessidades específicas que precisam ser levadas em conta.” (Setubal, 1995, pág. 4); ou seja, esses elementos (professores, alunos, pais, comunidade) devem trabalhar em conjunto no processo de educação.

E não há como falar de gestão democrática sem citar suas principais características, as que mais se destacam são: a autonomia, a participação a transparência e cidadania.

A autonomia quando quero referir-me à liberdade de expressão, o direito de poder opinar sobre as decisões e assumir a responsabilidade pelas mesmas.

(...) alguns princípios da organização do trabalho pedagógico e da gestão escolar ancorados numa perspectiva democrática são sustentados a partir: da autonomia das escolas e da comunidade educativa, envolvimento da comunidade escolar no processo escolar, formação continuada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar, avaliações compartilhadas e relações assentadas na busca de objetivos comuns (LIBÂNIO, 2004 apud GARBIN e ALMEIDA, 2007, p. 7).

A participação que envolve a união entre direção, corpo docente, alunos e sociedade. A gestão escolar só poderá conseguir uma efetiva participação da comunidade e, conseqüentemente, sua colaboração se ela trabalhar nos moldes democráticos que a administração da escola deve assumir.A transparência que deve ser priorizada, pois é onde existe o livre acesso ás informações, sem receio e com total transparência. A participação e a transparência são fundamentais para que realmente haja a democracia.Sem participação não há gestão democrática e, sem transparência não há participação.

Contudo ainda existe a cidadania que é a na verdade a soma das demais, ou seja, uma cidadania ativa obtendo a participação popular buscando o melhor resultado com respeito e união.

Entretanto não é tão simples lidar com uma questão democrática pois a relação inter pessoal também é um fator muito complicado pois onde existem várias pessoas trabalhando a convivência se torna um pouco mais complicada, sendo assim com a gestão democrática é mais fácil pois o companheirismo e a união são fatores de maior relevância podendo buscar um melhor resultado.

Bem se sabe que quando se trata da integração da escola com comunidade para a melhoria da educação, muitos têm essa idéia como algo utópico e difícil de concretizar na prática, isso se dá a partir do cenário educacional que conhecemos, onde essa colaboração mútua de fato não ocorre ou pelo menos não como deveria acontecer mediante os anseios que surgem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com