TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar

Casos: Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 3

Com base, no solicitado, acima, analise a relação entre equipe escolar (direção, coordenação e professores), educandos e comunidade observada na sua escola:

Como essa relação interfere (positiva ou negativamente) no desenvolvimento do processo educacional e no desempenho dos alunos?

Ao analisar os vídeos e os textos propostos, percebemos que a comunidade escolar, ou seja, professores, alunos, pais, direção e equipe pedagógica, são considerados como sujeitos ativos de todo o processo de gestão, de forma que a participação de cada um implica em clareza e conhecimento do seu papel, em relação ao papel dos demais.

Além da participação, a autonomia constitui-se um princípio básico da gestão democrática. Para que os membros da comunidade escolar possam ser considerados sujeitos ativos desse processo é necessário refletirmos sobre a forma de organização do trabalho escolar e as relações de poder neste espaço.

De acordo com o que Vasco Moretto apresenta no vídeo, a gestão democrática constitui-se como um processo de aprendizado e de luta política, possibilitando a criação e efetivação de canais de participação, de aprendizado do jogo democrático, resultando em reflexão das estruturas autoritárias, visando à sua transformação.

O texto “Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação” nos orienta que ao analisar a questão da gestão democrática como prática participativa, se faz necessário buscar os caminhos possíveis para essa concretização.

Concomitantemente, alguns problemas precisam ser apresentados e considerados para uma reflexão mais coerente com a realidade das escolas. Infelizmente não são problemas novos, muitos destes já exaustivamente discutidos e analisados por vários teóricos e profissionais da educação. Apresentar alguns desses problemas indica a necessidade de retomada destes dentro do enfoque da gestão democrática numa perspectiva de análise crítica.

Vasco Moretto diz que é urgente refletir a chamada democratização‟ da gestão da escola pública, pois as políticas implementadas são assumidas sem, no entanto, haver questionamentos sobre quais são seus pressupostos, seus objetivos e suas possíveis vantagens Independente da nossa postura em relação a gestão democrática, e o que ela representa no interior da escola, ou como forma possível de encaminhar o trabalho diário, ou se espaço criado e articulado pelo próprio estado para interesses hegemônicos, concluímos que qualquer ação depende do compromisso de cada um. O grau de comprometimento é a extensão das conquistas alcançadas no espaço político e pedagógico

O que se percebe a partir de então, é que independente da nossa postura em relação a gestão democrática, e o que ela representa no interior da escola, ou como forma possível de encaminhar o trabalho diário, ou se espaço criado e articulado pelo próprio estado para interesses hegemônicos, concluímos que qualquer ação depende do compromisso de cada um. O grau de comprometimento é a extensão das conquistas alcançadas no espaço político e pedagógico

Considerando a realidade observada, o texto que você leu e os vídeos que assistiu, quais melhorias ou mudanças você proporia na escola em que realiza o estágio?

Depois de assistir o Vídeo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com