TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar

Dissertações: Gestão Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.799 Palavras (12 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 12

TEMA

Gestão Escolar

OBJETIVO GERAL

• Identificar os principais desafios da Gestão Escolar na atualidade e apontar caminhos para enfrentá-los.

OBJETIVO ESPECIFICOS

• Discorrer sobre a Gestão Escolar;

• Demonstrar a importância de atingir uma gestão de sucesso;

• Alencar os principais desafios que os gestores escolares enfrentam em pleno século XXI;

• Discutir breve e sucintamente cada um destes desafios para que seja possível compreendê-los melhor;

• Apontar soluções para a superação de cada desafio assinalado.

PROBLEMATIZAÇÃO

Diante das mudanças aceleradas que vêm acontecendo em nossa sociedade, vemos que a educação também vem mudando, a fim de tentar atender as demandas necessárias de sua clientela e oferecer os resultados mais satisfatórios possíveis, na tentativa de contribuir para uma formação que seja cada vez melhor.

Entretanto, a realidade nos mostra que os objetivos educacionais não estão sendo atingidos em sua totalidade e, como todos os processos escolares são conduzidos e passam pela Gestão Escolar, chega-se à conclusão de que, muito disso, se deve aos problemas enfrentados na atualidade, pela própria Gestão Escolar.

Dada esta questão surgiu o seguinte problema: quais os principais dilemas enfrentados pela Gestão Escolar na atualidade e como resolvê-los?

CONTEÚDO

GESTÃO ESCOLAR – DESAFIOS DO SÉCULO XXI, COMO ENFRENTÁ-LOS?

A escola, de fato, é uma instituição que tem um valor inquestionável para nossa sociedade, há muito tempo sabemos disso. É na escola que reside a expectativa de muitos de mudar de vida ou de dar a chance a seus filhos, de obter tal conquista.

Mas, para que os alunos obtenham o sucesso almejado e atinjam definitivamente o aprendizado, não basta – como muitos imaginam – contar com bons professores ou com uma boa estrutura escolar: esses fatores são apenas consequências de um trabalho mais profundo que deve ser realizado com todo cuidado, chamado de Gestão Escolar.

A escola é formada por uma grande equipe e precisa ser dirigida por alguém que esteja devidamente capacitado para tal finalidade, pois gerir a equipe escolar, todo o seu trabalho e os recursos disponíveis para tal, é um processo altamente complexo, que interferirá diretamente - de forma positiva ou negativa – no desempenho dos alunos, na motivação de professores e demais integrantes da equipe de trabalho escolar e na reputação da instituição de ensino.

Assim, para que tudo funcione perfeitamente bem numa instituição de ensino, é indispensável que haja uma boa Gestão Escolar. Mas, do que se trata, afinal, a Gestão Escolar? Segundo Luck (2000, p.07):

A Gestão Escolar constitui uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos socioeducacionais dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento. Por efetiva, entende-se, pois, a realização de objetivos avançados, de acordo com as novas necessidades de transformação socioeconômica e cultural, mediante a dinamização da competência humana, sinergicamente organizada.

Por meio da definição acima vemos que a Gestão Escolar lida com diversos fatores: materiais, humanos e até mesmo pedagógicos, como cita Gestão Escolar (2004). Deste modo, vê-se que a Gestão Escolar, acaba sendo dividida em três áreas: Gestão Pedagógica, de Recursos Humanos e Gestão Administrativa.

A Gestão Pedagógica é a primeira competência do gestor escolar: a que diz respeito ao cuidado com a educação. Nesse âmbito é preciso ter competência para lidar com o estabelecimento de objetivos que se adéquem à clientela em questão, proposição de metas a serem atingidas, elaboração de conteúdos curriculares, avaliação de desempenho e cumprimento de metas, etc.

A Gestão Administrativa trata-se do trabalho voltado para a parte física e institucional da escola, onde serão desempenhadas tarefas que vão desde observação dos cuidados com os materiais e com o espaço físico escolar até atividades relacionadas à legislação escolar.

A Gestão de Recursos Humanos trata-se de uma parte absolutamente importante da Gestão Escolar: o fato de lidar com as pessoas (alunos, funcionários, professores, pais, enfim, toda a comunidade escolar).

Como pode ser visto através do conceito de Gestão Escolar de Luck (2000), a gestão escolar tem inúmeros objetivos: fazer com que a escola tenha um ambiente organizado, com boa articulação entre os setores materiais e humanos, tornando possível a obtenção de avanços sociais e educacionais da instituição de ensino, conquistando, por fim, a aprendizagem efetiva dos alunos.

Entretanto, atualmente, ao ver como grande parte de nossas escolas está tão desprestigiada, atingindo baixos resultados, denotando formação insuficiente dos alunos e outros problemas mais graves, podemos crer que a Gestão Escolar consegue atingir todos os objetivos que lhe são atribuídos? Obviamente a resposta é não, e isso significa que a Gestão Escolar enfrenta muitos problemas e inúmeros desafios, em pleno século XXI, os quais precisam ser vencidos.

Por meio de análise de vários autores, tais como Luck (2000) e Drechsel (2012) pode-se concluir que os problemas que a Gestão Escolar enfrenta atualmente são muitos. Dentre eles, podemos citar alguns mais recorrentes, tais como: dificuldades na motivação da equipe escolar no trabalho, falta de recursos financeiros, dificuldade de lidar com a gestão participativa, dificuldade de aproximação com pais e alunos, dificuldades para manter os alunos no meio escolar, formação deficiente dos profissionais gestores, baixa valorização por parte do governo brasileiro à Gestão Escolar e aos profissionais da área, capacitação e recapacitação ineficiente de profissionais gestores e dificuldades de avaliação periódica do trabalho do gestor.

Observando os desafios atuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com