TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Escolar

Trabalho Escolar: Gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do estágio empresarial na formação profissional: relatos de estagiários da área de educação a distância

Pedro Henrique Zanetti1, Fabio Scorsolini-Comin2, David Forli Inocente3 e Alberto Borges Matias1 1 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, USP, SP 2 Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, SP 3 Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, INEPAD, SP

1. Objetivo

O objetivo geral é analisar a percepção de estagiários da área de educação a distância (EAD) acerca da experiência de estágio empresarial. Entre os objetivos específicos, estão: Refletir sobre os impactos do estágio para a formação profissional dos estudantes; Conhecer os limites e as possibilidades da educação a distância como campo de formação e atuação profissional.

2. Método

2.1. Tipo de estudo: Exploratório, dentro de um enfoque de pesquisa qualitativa. 2.2. Participantes: 40 estudantes da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, provenientes dos cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Economia Empresarial e Controladoria, Pedagogia, Psicologia, Ciências da Informação e Matemática Aplicada a Negócios. 2.3. Local: O estágio foi desenvolvido no Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD), instituto multidisciplinar que atua na área de ensino, pesquisa e extensão organizacional. 2.4. Instrumento: Questionário de perfil profissional desenvolvido pelos pesquisadores. Especificamente neste trabalho, serão analisadas as questões abertas acerca dos impactos, aspectos positivos e negativos do estágio em termos da formação profissional. 2.5. Procedimento: Os questionários foram lidos, as respostas tabuladas e analisadas a partir de eixos de categorias. A discussão foi apoiada nas falas dos respondentes.

responsabilidade e as atribuições relacionadas ao universo profissional. O estágio empresarial é referido como um “treino” de habilidades muitas vezes não desenvolvidas no meio acadêmico. Em termos da educação a distância, destacam a quebra de preconceitos em relação a esta modalidade de ensino, na medida em que passaram a atuar na compreensão da estrutura de cursos a distância, seus métodos, implementação de ferramentas e compreensão sistêmica do processo de aprendizado (desde a contratação do docente, o delineamento do método, a venda do curso, o atendimento aos alunos e o acompanhamento longitudinal dos mesmos). A análise das falas revelou que os participantes vêem a área de EAD como um campo multidisciplinar, na medida em que associam as atividades regulares do estágio a diferentes profissões, não havendo um perfil definido.

4. Conclusões

Destaca-se que muitos estudantes desenvolveram uma visão crítica acerca de seus cursos a partir do estágio empresarial, facilitando a assunção de uma postura madura em relação ao estágio e a própria formação do ser profissional. Conclui-se que a EAD pode ser um campo não apenas de ensino, mas também de formação de alunos provenientes da modalidade presencial, com possibilidades de interlocução que favoreçam a construção de práticas, saberes e perspectivas.

5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com