TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica De Pessoas

Artigos Científicos: Gestão Estratégica De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 7

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A competitividade que se estabeleceu a partir da década de 80 exigiu novo papel da gestão de recursos humanos. Com a passagem para gestão de pessoas esta tem assumido papel estratégico, tentando transformar pessoas em fonte de vantagem competitiva, entretanto obter vantagem competitiva através de pessoas não é tão simples como parece.

Tendo o texto acima como referência inicial, considere as afirmações abaixo:

(I) O direcionamento estratégico da empresa, os negócios em que pretende participar, o mercado em que pretende atuar e o crescimento esperado para o futuro sãoinputs para a gestão estratégica de pessoas.

(II) Empresas de sucesso procuram atrair talentos, ou seja, trabalhadores proativos, inovadores e automotivados. São pessoas que investem na empresa com esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, na expectativa de colher reconhecimento pessoal e gerar resultado organizacional.

(III) Na atual concepção, pessoas são recursos da organização. O foco da gestão estratégica de pessoas é a adaptação do indivíduo à empresa, garantindo, deste modo, a produtividade.

Estão certos apenas os itens:

Resposta Selecionada: d.

I e II

Resposta Correta: d.

I e II

Feedback da resposta: Existe uma evolução no conceito de gestão estratégica de pessoas, motivada pela necessidade das organizações tornarem-se mais competitivas. A crescente necessidade de planejamento e intervenções com foco estratégico visa à mudança do modelo de controle para o de comprometimento de pessoas com a organização. As organizações têm sido pressionadas tanto pelo seu próprio ambiente interno (tecnologia, condições de vida, padrão de valorização, etc. que têm influenciado o conjunto de expectativas que as pessoas possuem com relação às organizações e o trabalho) como pelo ambiente externo no qual estão inseridas (trabalho flexível, globalização, necessidade de revitalização de produtos para inserção em mercados locais e globais, etc.) a rever o seu modo de gerir pessoas e efetuar algumas mudanças.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Uma das maiores transformações do mercado de trabalho, nos últimos quinze anos, foi o aparecimento do trabalhador do conhecimento. Esse conceito foi cunhado por vários autores, mas consagrado por Peter Drucker, o eterno mestre. O trabalhador do conhecimento é fruto da sociedade da informação e possui características bem diferentes do trabalhador organizacional, que surgiu nos idos de 1900 com a Revolução Industrial. . (CABRERA, 2007). Na era do conhecimento podemos encontrar várias características organizacionais, que não tinham valor na era industrial. Dentre as características abaixo assinale aquela que NÃO condiz com as organizações do conhecimento.

Resposta Selecionada: d.

Predomina o trabalho individual.

Resposta Correta: d.

Predomina o trabalho individual.

Feedback da resposta: A era do conhecimento e seu reflexo nas organizações pode ser observada nos processos que governam a criação, disseminação e utilização do conhecimento para atingir os objetivos organizacionais. Para que se atinjam estes resultados é necessário o trabalho em equipes. Os trabalhadores do conhecimento são potenciais empreendedores nas organizações, mas não trabalham sozinhos. A capacidade empreendedora, geralmente associada somente à qualificação formal, requer processos interativos e cooperativos de aprendizagem, o que desloca o foco para a capacitação coletiva e para o empreendedorismo e inovação.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Lacombe e Chu (2008) realizaram uma pesquisa com o objetivo de investigar o papel e a influência dos aspectos institucionais na formulação das políticas e práticas de Gestão de Pessoas. Constataram, a partir da pesquisa que nas empresas em que o acionista é único e, mais especificamente, o fundador, o grau de autonomia e manobra da área de Gestão de Pessoas é mais restrito do que nas demais. O próprio dono é responsável pela decisão final, mesmo quando são decididos pequenos detalhes. Dentre as empresas pesquisadas, à medida que cresce a quantidade de acionistas e se profissionaliza a gestão, aumenta o espaço de manobra da área e dos profissionais de Gestão de Pessoas.

A Gestão de Pessoas tem se tornando questão central no gerenciamento estratégico. Isso ocorre porque:

I. A área de Gestão de Pessoas tem como atribuições: atrair, reter, motivar e treinar os colaboradores da empresa, buscando alcançar aumento continuado de produtividade e vantagem competitiva no ambiente externo.

II. As estratégias de Gestão de Pessoas visam acompanhar as oportunidades para colocação de novos colaboradores no mercado, assim como verificar a alta produtividade das inovações tecnológicas.

III. A função Gestão de Pessoas já não se relaciona ao desenvolvimento de metodologias, mas a uma nova orientação, à criação de uma nova agenda de preocupações, objetivos e ações.

IV. As pessoas são vistas como capital humano, ativos valiosos embora intangíveis de uma organização.

Assinale a alternativa correta:

Resposta Selecionada: e.

As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Resposta Correta: e.

As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Feedback da resposta: O modelo de gestão de pessoas, em uma perspectiva estratégica, pode ser compreendido com base em todas as práticas e políticas que afetam o comportamento dos indivíduos em seus esforços para formular e implantar as necessidades estratégicas de um negócio. O aparecimento do modelo de gestão estratégica de pessoas caracterizou-se pela indicação de novas funções e responsabilidades a serem exercidas pela área de gestão de pessoas. A gestão estratégica consiste em ultrapassar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com